Ajuda - Aquisição e Revisão Geral Sorento 110.000 / 120.000km
Prezados, Bom Dia;
Estou retornando ao fórum, após 2 anos sem um 4x4 Diesel. No passado tive um Gran Sportage 4x4 TDI, e a equipe e participantes do 4X4Brasil me ajudaram muito. Agora preciso mais uma vez das orientações.
Acabei de adquirir um Sorento EX 08/09 Automática (VGT 4x4 170cv) com 109.000km. Como não tenho o histórico detalhado do ex-dono (adquiri em concessionaria no Rio de Janeiro - EuroBarra) estou querendo fazer uma revisão geral no carro. Pelo adesivo colado no carro, a última troca de óleo, foi usado o padrão (fora da especificação do manual) 15w40, e o pouco que mexi, os filtros de ar do motor e do ar condicionados estavam péssimos. Demonstrando que o carro não foi bem atendido nos últimos 20.000km. Antes disso há os carimbos da concessionaria (Premium - Rio de Janeiro).
Tenho sentido alguns problemas, como:
1 - quando estou iniciando a aceleração do carro, as vezes, entre 20 e 40km/h, ao trocar de marcha, parece que o carro perde a referencia de aceleração, e fica sem aceleração. O giro cai para 1000rpm e fica assim por uns 3 segundos. Isso só ocorre quando estou dirigindo bem "relax", pois quando piso com um pouco de força não vejo essa falha acontecer. Me parece falha no acelerador eletrônico, vocês já observaram isso?
2 - desgaste acentuado na parte interna nas rodas dianteiras, mas já foi identificado folga nos braços axiais. Já estou providenciando a troca.
3 - alguns trancos na mudança de marcha ou mesmo alterando a posição do cambio. Acho que pode ser o cardam que deve estar com as cruzetas ruins ou sem lubrificação. Tive esse mesmo problema com a Sportage, mas ela tinha 290.000km.
4 - barulho na direção, ao girar o mesmo, independente da quantidade do giro. Perece com um barulhinho de motor elétrico, ou que a carcaça de plastico esta raspando em algo. Neste feriado estive olhando melhor por baixo da direção e vi que um dos forros térmicos (debaixo do carpete) havia se desprendido e estava roçando a barra de direção. Arrumei,mas não fez diferença.
5 - falha no ajuste da altura de altura do banco do motorista (ajuste elétrico). Ambos ajustes de altura (dianteiro e traseiro) do banco elétrico do motorista estavam fora de funcionamento. Em visita ao eletricista, conseguimos repor o ajuste da altura dianteira, mas detectamos que a caixa de acionamento (botões) já foi adaptado, pois não tem os dois movimentos independentes, e um dos motores está queimado. Está difícil de achar as partes para arrumar!!
6 - Ar-condicionado gelando quase nada, mas que melhorou bastante depois de uma carga de gás. Por orientação do mecânico especializado em refrigeração automotiva que sempre utilizo, ele me orientou a trocar o filtro do gás de refrigeração (um sistema de filtragem que fica ao lado do radiador do ar-condicionado) que com o tempo vai entupindo e perdendo a função. Essa ainda não troquei, mas estou pensando nisso (não é minha prioridade).
Quanto a Revisão Geral, pretendo fazer tudo que o manual solicita para os 120.000km, e agora para os 110.000km apenas a troca de óleo do motor, Filtros de Ar do motor e do ar-condicionado (já troquei devido ao péssimo estado do que estava instalado), filtros de Diesel e Óleo, e água do radiador (aplicando o aditivo)
Tenho lido os tópicos e até agora não vi se alguém postou uma listagem com referencia das correias, filtros, esticador, óleos, aditivo para radiador, etc. Vi muita discussão, mas nenhuma indicação de produto final, tipo modelo e fabricante. Alguém pode me indicar o melhor (custo-beneficio) para o óleo do motor (se possível galão de 20l).
Outra coisa, alguém já trocou o óleo da caixa e da transmissão? Esse eu estou pensando em fazer em alguma concessionaria (o problema é que sou de Resende-RJ, e a concessionaria lá é bem fraca. Tem alguma boa por perto, pode ser Rio de Janeiro ou Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda. Conforme eu consiga a especificação de algumas partes eu divulgarei aqui.
Feliz 2014 para todos!!!
João Paulo
Sorento EX 2.5 08/09 (VGT 170cv)