Postado originalmente por
RValle
Vou reformular viscosidade para “aprimoramento” das propriedades do óleo. Bom se teu pai usava então com certeza era outro pois se existir algum óleo monoviscoso que precise de algum aditivo deve ser de uso industrial nos dias de hoje.
Eu falo por experiência e não de ouvir falar de “especialistas”. Salvo os que eu convivi que eram técnicos de motor da Dana Albarus, divisão Perfect Circle (anéis de pistão) onde trabalhei por 5 anos no meio dos engenheiros como consultor de promoção. Então tu imagina os papos que eu batia com eles. Mas a divisão de anéis era somente uma. Nakata, Spicer, Victor Reinz (juntas de motor), Wix (filtros) eu também trabalhava.
Sendo muito didático, se os óleos tivessem as propriedades dos ditos “aditivos”, a gente trocaria menos de óleo e eles custariam uma fortuna. É quase aquela discussão sobre a durabilidade dos pneus e porque não temos pneus mais duráveis. Mas também não é só ganância das fábricas de óleo, mas também o combustível de merda que temos.
Eu usei Bardahl B12 Plus e ele sim diminuiu 60% a batida dos 24 tuchos da minha Pajero V6. Dito isso, logo, a longo prazo meu motor terá mais durabilidade (com o novo dono, já não sei mais hehe).
Agora, opinião é igual a bunda. Cada um tem a sua. Mas eu testei para dar meu relato, e tenho embasamento vindo de um corpo técnico competente. Olha que eu conheço muita oficina aqui no RS nessas minhas andanças quando trabalhei nisso e ninguém falava mal. Recomendam uma tampa de Militec no diferencial, inclusive.
Sobre mecânicos. Eu conheço muitos e te digo: tem muito cara que se acha mas não faz um treinamento vindo das fábricas. Acham que é enrolação. Desses eu fujo.
Para os ainda desconfiados, mal não vai fazer. Se quiserem usar óleo normal, usem. Só troquem no tempo certo. Eu uso por preciosismo meu e por querer cuidar além do que tá no manual.
Abrax.