Esse ano eu fiz isso :)
Peguei Andes (Frio), Turismo Histórico (Arequeológico) e Ótimas Praias (Quentes): Mâncora, Punta Sal, Salinas e Esmeraldas, ótimo :)
Versão Imprimível
Amigo Marcelo.
Estou retomando aqui a questão da vedação com algum atraso porque estive "ocupado" por esses dias, pescando na Argentina...
Antes da Hilux tive uma Ranger que, assim como a pick-up atual, tinha capota de fibra. Na Ranger, além de muita poeira, entrava água também. Acabei vendendo sem resolver o problema.
Na Hilux o problema da água não existe, mas a poeira... Não sei se você viu no meu relato de viagem, o problema foi muito grande. Só consegui amenizar um pouco quando usei o contact transparente que havia levado para proteger faróis e pára-brisa e acabei não usando para aquele fim.
Para vedar um pouco melhor, colei o contact entre a tampa e a caçamba, com a tampa baixada. Depois da tampa fechada, colocava aquelas fitas marrons de fechar embalagens de papelão entre a tampa da caçamba e da capota, além de passar a fita também em torno das duas tampas, e entre a capota e a carroceria em toda e sua extensão lateral.
O resultado? Entra poeira do mesmo jeito, em menor quantidade, mas entra. Não encontrei a solução ideal. A saída honrosa: como estava viajando em apenas duas pessoas, coloquei as malas com as roupas dentro da caminhonete, em cima do banco traseiro, deixando no "sarcófago", como batizei a caçamba com a capota lacradas com fita, apenas aquilo que a presença de poeira não prejudicava tanto.
Grande abraço e sorte na jornada.
Hugo.
Fala José,
Eu também de hotel, só quero o descanso. Claro que se for um pouco melhor, melhor será o sono. Mas não me aperto não. Tanto que minha ideia é dormir em barracas alguns dias.
Vc não precisava nem perguntar se é bem vindo e o Sgrul tbm. O maior problema será ajustar os roteiros.
Minha maior vontade é fazer o último roteiro que relatei.
Apesar que ando pensando em um roteiro de linha reta para Ushuaia, no inicio, para depois curtir a volta pelo interior, ruta 40 e Carretera Austral.
Acho que o último roteiro está meio pesado, tipo, querendo fazer tudo em uma viagem só.
Ainda estou amadurecendo as ideias. Ainda bem que não fui no final do ano passado, acho que teria dado alguma m.... se eu saisse na louca, como estava pensando.
Um abraço.
Gostei da ideia Hugo,
Acho que papel contact deve dicar muito bom, e como vc disse, quase resolve o problema.
Eu pensei tbm em colocar na tampa traseira aquelas fitas em que um lado é uma espuma e do outro vai o colante.
Fita De Espuma Para Vedação Cartuchos Toner - R$ 9,00 no MercadoLivre
Acho que talvez isso, somado a ideia do contact resolvam 90 a 95% do problema de poeira.
UM abraço.
Mesmo que se vede a tampa traseira, a poeira vai continuar entrando pois a carroceria possui alguns orificios para escoamento de agua e outros que não sei pra que servem.
Na minha Frontier consegui reduzir bastante a entrada de poeira com a colocação de tubos de espuma usados em refrigeração em volta da moldura onde encaixa a tampa traseira. Esta espuma é encontrada em loja de manutenção e instalação de ar-condicionado e tem em várias bitolas. Talvez possa servir na viatura de voces. sds
Amigos,
Estive na Patagonia em dez/10 - jan/11 com minha Ranger e acabei "desencanando" do problema da poeira. Comprei sacos de lixo (aqueles pretos, mas não me lembro da litragem) e embalei todas as malas com eles.
A bagagem para os primeiros dias colocamos na cabine (a Ranger era CD) e, quando necessário, repunhamos as roupas/itens de higiene abrindo as malas e embalando-as nos sacos de lixo novamente.
Na caçamba da Ranger levamos galões para o diesel reserva e água para o radiador. Além de óleos e filtros para a troca que não tinha problema com a poeira.
Acabou sendo a melhor solução e "esqueçemos" da poeira. Na chegada, uma boa lavada e... pronta para outra!!!
Abraços.