Postado originalmente por
fertag
MauroB,
Interessante que ao retirar o carro da loja, em 2010, avisaram-me para somente usar o diesel comum, o S-1800(não existiam os outros em minha cidade, na época), e sem ser o aditivado, pois, segundo eles(loja), os aditivos retirariam a tinta do revestimento interno do tanque de combustível formando resíduos que iriam prejudicar bomba e bicos, após entupirem filtros...! Ainda segundo a loja, esse problema foi resolvido para as versões 2010 dos carros/tanques. Eu, quando possível, sempre abasteci com o diesel aditivado, tentando, justamente preservar os bicos, cfe experiência anterior (minha e de meu irmão) com veiculos a diesel, e assim mesmo tive a tal formação de gel em volta do filtro, na época do frio daqui...imagine se eu somente tivesse usado o diesel comum...acho que ate os bicos teriam sido prejudicados. Hoje, as lojas recomendam o uso de S-10, ainda bem..., mas por aqui nesta região não se encontram facilmente as duas modalidades de diesel S-10 em um mesmo posto, isto e’, S-10 e S-10 aditivado, sendo bem mais fácil encontrar-se S-10 e S-500. Noutros, so o S-10 aditivado e o S-500. Mas já tenho percebido que ao passar em cidades para mim desconhecidas e abastecido(com S-10) em postos com bandeiras(mesmo) conhecidas, as vezes noto certa hesitação na resposta normal do carro, indicando que, possivelmente, estaria o carro utilizando uma dose de combustivel ‘batizado’ com solvente ou sabe-se la o que...não chegando a acender nenhum aviso no painel(o famoso ‘check engine’)...espero que o motor Euro 4 consiga dar conta do recado diante de algumas ‘porcarias’ que vendem por ai alguns donos de postos de ma’ indole!