Então, pneus maiores até causam um pequeno esforço pra transmissão, mas NÃO são as causas de desgaste. O que acontece muito que tem muito dono de RAM que é corvo e quer queimar pneu toda esquina e até mesmo soca o pé no freio e no acelerador junto pra ficar derretendo pneu parado, aí sim é uma das causas por parte do motorista, acredito ser minoria mas acontece. Aí o que já é ponto fraco derrete de vez e o cara tem q gastar uma grana, e depois vende a camionete falando que não presta.
Para quem tem Bully Dog instalado uma coisa que mata a transmissão rapido é a função chamada "Low end power" que pode ser ativada ou não no momento do download do brinquedo. Então sugiro manter esta função desativada sob o risco de fritar os discos de embragens e espaçadores. Se estiver desativada esta função você pode curtir o Bully Dog sem medo. Se alguém tiver interesse sobre isso posso explicar mais tarde o que ocorre.
Agora falando da transmissão: Na transmissão de 4 macrhas 48RE originais, a pressão do circuito de óleo no corpo de válvulas não é a ideal para o acionamento dos pacotes de embreagens e das cintas. Isso se deve as solenóides, pistonetes internos e molas utilizadas que deixam a desejar em qualidade e não promovem passagem de óleo ideal ou estanqueidade desejada em outros casos.
Quando bem cuidada e sem levar pau essa transmissão pode rodar muito mesmo, sem precisar abrir. Então o que pode falhar?
-Proximo dos 150 mil km a solenóide do governador tende a falhar por estar no final da vida útil. A substiuição é simples e requer apenas abertura do cárter da transmissão para a troca. Aí ja aproveita e troca o óleo, filtro e se quiser os sensores do governador.
-Devido a tendencia de patinar os pacotes de embreagens pelos motivos citados la e cima, mais cedo ou tarde será necessário a troca dos discos, espaçadores e das cintas também. A substituição destes itens requer um conhecimento especializado e é necessária a desmontagem total da transmissão. E neste caso é troca-se o master kit igual aquele anunciado no mercado livre a algumas postagens anteriores pelo nosso colega.
-O conversor de torque também sofre, pois internamente ele também possui um discão de embreagem banhado a óleo (os upgrades trazem conversores com 3 ou até 5 discos de embreagem). Se fritar esse disco é pepino pois não conheço quem faça troca disso do Brasil (o conversor é uma peça fechada e tem que cortar para abrir). Aí tem que colocar um conversor novo. A boa notícia é que a durailidade do conversor é muito maior que dos pacotes de embreagens a não ser que a camionete arraste muito peso rebocado, mais de 5mil kg com muita frequência. Para uso normal sem arrastar peso demasiado o conversor de torque dificilmente dará problema porém um conversor de torque melhor, com mais discos torna a transmissão bem mais eficiente. Lembrando que o sobreaquecimento da transmissão começa pelo conversor que patina e isso gera calor. Quem não conhece o princípio de funcionamento do conversor de torque pode aprender com esse vídeo de ultima geração
FLUID COUPLING, THE PRINCIPLES OF OPERATION - YouTube . Hahaha o vídeo é velho pra cacete mas explica direitinho e de moto facil como é o princípio de funcionamento básico.
-Ninguém está livre de acontecer alguma falha de algum sensor. Aí é azar mesmo.
Então uma transmissão bem cuidada vai durar muito mesmo com os problemas crônicos que existem. Se trocar óleo e filtro nas kilometragens indicadas e tomar alguns cuidados pra evitar esforço demasiado vai rodar tranquilo por muito tempo.