Amigo, seu problema é bem comum à muitos proprietários de Dakotas entre outros tantos carros movidos exclusivamente a gasolina.
Eu mesmo já fui vítima do mesmo problema, mas tive sorte de não haver consequências mais sérias.
No meu caso observei falhas na pressurização do óleo e logo mandei abrir o cárter para conferir. O motor estava repleto de borra e devido ao grande volume, este começou a se desprender e finalizou por obstruir o pescador da bomba de óleo.
Antes de qualquer outro reparo você deve fazer uma limpeza completa do interior do seu motor dando atenção especial para a parte que fica sob o coletor de admissão.
O fato de perder água pelo escape exige uma atenção especial, pois pode ser tanto a junta queimada como trinca no cabeçote. Ambos os casos seria necessário a remoção dos cabeçotes para a devida constatação. Entretanto, se realmente está perdendo água pelo escapamento, em funcionamento deverá estar ocorrendo pressurização do sistema de arrefecimento resultado da comunicação desta com a câmara de combustão ou mesmo do ducto de escape.
Peças, certamente você encontrará na NDO imports, em Campinas. O Oséas é muito prestativo, honesto e tem praticamente tudo.
Abraços e boa sorte na empreitada