https://www.youtube.com/watch?v=mbddA_Jow78
Versão Imprimível
Areia de praia é + técnica do que muita coisas que falaram acima.... tem vários vídeos do Serjão (Sergio Holanda), em 4x2, na praia mostrando como dá para fazer ... além de um numa S-10 que estava sem tração e que ficou na hora que saiu da parte compacta da área da praia e foi para a áera mais "fofa"
Agora, subir dunas (dunas mesmo e não morrinhos) é bem diferente .... e ai entra além da técnica, a questão da viatura, potência, reduzida e muitos outros fatores.
Sobe-se duna com 4x4 high?? SIm, sobe, mas força d+++++ o conjunto e por isso que lá no passado aqui do fórum, vimos vários foristas novatos mandando para o saco embreagem com viaturas novas, com menos de 30.000 km .. so pesquisar que acham os históricos por aqui.
Tinha um antigo forista aqui ... esqueci o nome dele.. acho que Abreu de Natal .. que tinha uma RAnger 3.0, chipada e etc. ... Tem vários vídeos dele por ai também ... que ele mostrava a diferença entre subir com High uma duna ferrada de alta e depois com reduzida ... A segurança que se transmite é totalmente diferente de um para o outro, fora a questão de poupar equipamento como já foi dito.
A turma 4x4 de fortaleza também já postou alguns vídeos de Amarok AT com aquela luz espiã do câmbio acesa por causa do câmbio ter esquentado andando nas dunas ... mas no mesmo local e acho até no mesmo dia, Amarok MT passando no mesmo local parecendo que nem existia duna.
Assim que tiver um tempinho procuro esses vídeos que vi tempos atrás ... negócio que estou num ritmo forte de trabalho e mal consigo acessar o fórum.
O texto do link abaixo foi escrito pelo Serjão Sobre condução em dunas / areia.
Pajero Club Brasil ? Exibir tópico - Dunas e areia fofa
Não... A TR4 não sobe tb. No mesmo local, no mesmo dia...
https://www.youtube.com/watch?v=jtanSWyNnKw
A duna não parecia tão alta no outro vídeo ... :concordo:
Essa TR4 (já tive uma em 2005) não é a flex e a diferença de encher o tanque com álcool, pra duna, é absurda. Aliás, é outro carro andando na cana. Deveria ter baixado a calibragem dos pneus também pra ajudar, pois parece que estão bem cheios. Poxa, o cara ficou por uns poucos metros ... :pensativo:
Não discuto sobre a necessidade da reduzida, Pequeno, e já comentei aqui neste tópico que a Amarok AT usa o mesmo (maravilhoso) câmbio ZF do Discovery 4, mas a Land Rover tem reduzida, ou seja, primeira marcha reduzida não substitui caixa de redução, e na minha opinião, um projeto tão moderno e cheio de coisas legais como o da Amarok não deveria ter deixado esse mecanismo de fora, pois é dinheiro de pinga e o comprador já está pagando bem caro. Mas cada um sabe do seu mercado.
Eu entendi a diferença entre a AT de 8 marchas.
Minha dúvida era se esta função 4x4 low é igual a da ranger.... mas pelo q já entendi, é a mesma coisa.
Não consegui testar pq não achei uma estrada de terra, pois se ligar o 4x4 low vou notar uma queda drástica da velocidade.
Tks
Valeu pelas dicas pessoal, já andei muito em praia com o meu vitarinha e nunca tive nenhum tipo de problema, só estava um pouco inseguro com a Amarok pois como estou indo com a família a responsabilidade é bem maior, mas acredito que vou fazer esse passeio com outro carro, estou trocando minha amarok por uma Tiguan, minha picape era carro de shopping como falam aqui hehehehe, estava sendo sub-utilizado, então troquei por um carro mais urbano!