Postado originalmente por
TCHEIGOR
Também não deve usar! Em veículos part-time quando se faz uma curva com o 4x4 acionado, em terrenos com baixa aderência, pelo menos uma das rodas 'patina' ou 'arrasta', por isso não danifica as engrenagens e é o recomendado pelo fabricante.
O asfalto, mesmo molhado, é considerado alta aderência. Se vc usar o 4x4 part time, tem duas situações que podem ocorrer:
1- forçar as engrenagens, que é o motivo pra não usarmos em piso com alta aderência. E vai ficar forçando até acontecer a segunda situação, que é onde começa a ficar perigoso:
2- uma das rodas 'arrastar' ou 'patinar'. Aí é que mora o perigo, pois o pneu passa do atrito estático com o asfalto para o atrito dinâmico (deslizamento do pneu) e vc poderá perder o controle.
Em resumo o 4x4 part-time no asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, talvez porque o volante fique mais firme, sei lá. É difícil explicar, mas é física pura. Em dia de chuva, atenção dobrada e pé leve. E o que prova que isso é verdade é que quanto mais fechada a curva mais chance de 'arrastar' um dos pneus, independente da velocidade.
Mas então o 4x4 full time é o bicho! Nem tanto, mesmo o 4x4 full time não aumenta a aderência do pneu com o asfalto. Ele só aumenta o controle para que vc consiga evitar que o pneu saia do atrito estático pro atrito dinâmico, ou recuperar a trajetória após uma escapada. Ou seja, ainda depende muito do piloto. Pra quem anda sem forçar não vai sentir falta nem fazer uso das vantagens do 4x4 full time na chuva, já quem pisa mais vai ter que saber muito bem o que está fazendo...
A segurança quem faz é vc, não a tecnologia do carro. E os limites nós só conhecemos quando saímos deles, já aprendi muito me quebrando de bicicross, mountain bike, skate, e graças a isso eu hoje não me arrisco com motos e carros, não quero saber o limite, porque pra dominá-lo é preciso perder algumas vezes pra ele, e de bike e skate ainda consegui sobreviver, mas moto e carro não quero ter essa experiência. Tive uma infância feliz, e amadureci pra curtir as coisas que conquistei sem expor a mim, minha família ou a família dos outros. Porque um momento pode por tudo a perder.
Curte teu 4x4 sem pressa e brinque na terra com ele. Esse feriado fiz uns 200Km em estradas de terra socando a bota no 4x4 e algumas vezes sentindo aquela desgarrada, e tendo o prazer de recuperar, mas tudo isso a 60Km/h e lugar deserto. (ainda assim dá pra fazer uma merda grande)
É isso aí pepessoal, me excedi no assunto mas foi culpa da OPA bier.
Abraço!