:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
HEHEHEHEHEEHHE!!!!!!!!!!
Vamos lá: Simpatia do Imã no Filtro de Óleo.
Primeiramente vou dizer que ri pra "cara..." com a curiosidade sobre o imã...
Fato 1: Uma breve história sobre o uso de motores.
No início da era moderna e dos motores a combustão, que necessitam de lubrificação forçada por bombas e consequentemente filtros para as impurezas e resíduos do mesmo. Tinham sua vida útil média medida em horas e isso era um fator determinante para sua aplicação. Com a utilização desses motores em aeronaves, inicio da utilização da aviação comerial e militar, precisavam de mais certeza no calculo da horas de uso para entrar em manutenção e descobriram em bancadas de teste que os motores tinham sua vida útil reduzida devido principalmente as limalhas produzidas pelo movimento das peças metálicas o motor, peças estas que quando novas tinham maior desgaste.
Fato 2: Como reduzir as limalhas no motores novos?
Mesmo sendo algo relativamete recente para os automoveis, os motores aeronaúticos tinham de ser pré-amaciados e mesmo assim ainda existia a danada da limalha, então os filtros de óleo tinham de reter esse material, só que reduzindo os furos do filtro as limalhas entupiam rapidamente os mesmos reduzindo a quantidade de óleo filtrado de volta ao motor.
Fato 3: Limalha é atraída pelo imã.
Em uma bancada de montagem e desmontagem de motores aeronáuticos, era utilizado imãs para pegar pequenos parafusos em locais de acesso ruim...ai alguém teve a idéia de fazer uma manta de imã para o filtro e pronto, o filtro cola em suas paredes "imantadas" as limalhas...
Fato 4: Uso aeronáutico.
Todos os motores aeronáuticos que utilizam filtros de óleo usam essa manta imantada em seus filtros.
Fato 5: Uso em motores de competição.
Motores de competição, carros , motos, etc...que trabalham por longas horas e sujeitos a extremos utilizam imãs em seus filtros e no final do dia, ex. Paris/Dakar, são trocados os filtros...
Fato 6: Uso doméstico.
Se é bom pra eles por que não seria bom pro dia-a-dia? Então vamos usar.
Pois é pessoal, é dai que vam a história do imã, com isso eu rodei 440.000km com minha Saveiro AP 1.6 e nunca abri o motor, e não rodei mais com esse carrinho porque me foi roubado...
Quando compro um carro, embora digam que o motor já é amacido, eu coloco...lembro que quando fiz isso na Nova Hilux o pessoal da Toyota riu de mim, em particular o Sérgio, chefe da oficina, e disse que não precisava que eles haviam feito o curso sobre o novo motor e tal...além de ter colocado o imã no filtro eu troquei o óleo com 5.000km, quem tem a nova Hilux sabe que a troca é com 10.000km, que acho um absurdo, pois os motores a diesel trabalham com uma taxa muito alta e temperatura também e não sou muito crente nos óleo de 10.000km, mesmo o motor sendo "feito pra isso"...mas finalizando, troquei na autorizada o óleo e obriguei a colocarem no livro de revisão, pois não tinha local para carimbarem esta revisão fora de programação e lá na frente do pessoal da oficina abri o filtro com um canivete abridor de latas, que abre rasgando e não cortando para gerar limalha e adivinha o que tinha colado nas paredes do filtro junto com o imã??? LIMALHAS...pequenas, mas elas existiam e olha que tinha apenas 5.000km rodados e sem dar pau no carro, nada de passar dos 2.500 giros no motor...
Bem pessoal espero ter resolvido o mistério do Imã...
Grande abraço a todos...
Sérgio Holanda
PS. Grande Loyer, no dia 16/06 tem uma trilha pesada, se chover é claro, mas como estamos com muitas chuvas por aqui...então, depois dessa trilha vamos ter mais vídeos, a não ser que surja algum 4x4 novo para inaugurarmos...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: