Powered by vBulletin

Fotos de Picapes 4x4 em trilhas, passeios, expedições.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 89 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23242526272829303132333435363738394041424383 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/05/2007, 19:05
    SÉRGIO HOLANDA
    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

HEHEHEHEHEEHHE!!!!!!!!!!

Vamos lá: Simpatia do Imã no Filtro de Óleo.

Primeiramente vou dizer que ri pra "cara..." com a curiosidade sobre o imã...

Fato 1: Uma breve história sobre o uso de motores.

No início da era moderna e dos motores a combustão, que necessitam de lubrificação forçada por bombas e consequentemente filtros para as impurezas e resíduos do mesmo. Tinham sua vida útil média medida em horas e isso era um fator determinante para sua aplicação. Com a utilização desses motores em aeronaves, inicio da utilização da aviação comerial e militar, precisavam de mais certeza no calculo da horas de uso para entrar em manutenção e descobriram em bancadas de teste que os motores tinham sua vida útil reduzida devido principalmente as limalhas produzidas pelo movimento das peças metálicas o motor, peças estas que quando novas tinham maior desgaste.

Fato 2: Como reduzir as limalhas no motores novos?

Mesmo sendo algo relativamete recente para os automoveis, os motores aeronaúticos tinham de ser pré-amaciados e mesmo assim ainda existia a danada da limalha, então os filtros de óleo tinham de reter esse material, só que reduzindo os furos do filtro as limalhas entupiam rapidamente os mesmos reduzindo a quantidade de óleo filtrado de volta ao motor.

Fato 3: Limalha é atraída pelo imã.

Em uma bancada de montagem e desmontagem de motores aeronáuticos, era utilizado imãs para pegar pequenos parafusos em locais de acesso ruim...ai alguém teve a idéia de fazer uma manta de imã para o filtro e pronto, o filtro cola em suas paredes "imantadas" as limalhas...

Fato 4: Uso aeronáutico.

Todos os motores aeronáuticos que utilizam filtros de óleo usam essa manta imantada em seus filtros.

Fato 5: Uso em motores de competição.

Motores de competição, carros , motos, etc...que trabalham por longas horas e sujeitos a extremos utilizam imãs em seus filtros e no final do dia, ex. Paris/Dakar, são trocados os filtros...

Fato 6: Uso doméstico.

Se é bom pra eles por que não seria bom pro dia-a-dia? Então vamos usar.

Pois é pessoal, é dai que vam a história do imã, com isso eu rodei 440.000km com minha Saveiro AP 1.6 e nunca abri o motor, e não rodei mais com esse carrinho porque me foi roubado...

Quando compro um carro, embora digam que o motor já é amacido, eu coloco...lembro que quando fiz isso na Nova Hilux o pessoal da Toyota riu de mim, em particular o Sérgio, chefe da oficina, e disse que não precisava que eles haviam feito o curso sobre o novo motor e tal...além de ter colocado o imã no filtro eu troquei o óleo com 5.000km, quem tem a nova Hilux sabe que a troca é com 10.000km, que acho um absurdo, pois os motores a diesel trabalham com uma taxa muito alta e temperatura também e não sou muito crente nos óleo de 10.000km, mesmo o motor sendo "feito pra isso"...mas finalizando, troquei na autorizada o óleo e obriguei a colocarem no livro de revisão, pois não tinha local para carimbarem esta revisão fora de programação e lá na frente do pessoal da oficina abri o filtro com um canivete abridor de latas, que abre rasgando e não cortando para gerar limalha e adivinha o que tinha colado nas paredes do filtro junto com o imã??? LIMALHAS...pequenas, mas elas existiam e olha que tinha apenas 5.000km rodados e sem dar pau no carro, nada de passar dos 2.500 giros no motor...

Bem pessoal espero ter resolvido o mistério do Imã...

Grande abraço a todos...

Sérgio Holanda

PS. Grande Loyer, no dia 16/06 tem uma trilha pesada, se chover é claro, mas como estamos com muitas chuvas por aqui...então, depois dessa trilha vamos ter mais vídeos, a não ser que surja algum 4x4 novo para inaugurarmos...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 26/05/2007, 19:37
    Guilherme Studart
    O segredo do ímã
    Ilustríssimo Sérgio,

além de nos presentear com excelentes vídeos demonstrando que você é realmente bom de roda (no melhor dos sentido, é claro:) ) você vem e nos presenteia também com essas informações interessantes:palmas: .

Bem, deixando a rasgação de seda de lado, vamos às perguntas:

Que tipo de ímã você usa e como aplica o mesmo no filtro???

Saudações,
  • 26/05/2007, 19:49
    SÉRGIO HOLANDA
    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande Gulherme,

estamos aqui pra somar...:concordo: :concordo: :concordo:

Vejamos, na Toyota os filtros são largos, como da maioria dos veículos a Diesel, então como não tem imã aeronáutico, pois existe e você manda trazer do EUA, no diâmetro dos filtros eu uso imãs de altoflantes pesados, aqueles de 12" para Subs de carros...agora tem deser dos mais caros, pois a qualidade do imã é melhor....para você ter uma idéia, os que são uados em aviões, são mantas imantadas, são tão fortes que no final empenamos o filtro para poder tira-los...nos veículos a gasolina, como o Corola, Honda e outros, os filtros de aviões serve beleza...

Na SR5, mesmo bem rodada, mas como dou muito pau, uso estes imãs de Subs.

Grande abraço,

Sérgio Holanda

PS. bom de roda foi brabo!!!!!:lol: :lol: :lol:

Citação:

Postado originalmente por Guilherme Studart Ver Post
    Ilustríssimo Sérgio,

além de nos presentear com excelentes vídeos demonstrando que você é realmente bom de roda (no melhor dos sentido, é claro:) ) você vem e nos presenteia também com essas informações interessantes:palmas: .

Saudações,

• 26/05/2007, 20:10
    SÉRGIO HOLANDA
    :concordo: :concordo: :concordo:

Grande Guilherme,

já ia esquecendo de como aplicar no filtro...simples é só colocar e o imã (sendo do marvardo mesmo), fica grudadinho e olha, faço trilha pesada, vai pra lavajato e tudo mais e num saie nem a pau, só quando você arranca com as mãos e botando uma forcinha...

Citação:

Postado originalmente por Guilherme Studart Ver Post
    Ilustríssimo Sérgio,

Saudações,

• 26/05/2007, 21:18
    Marcello Ladeira
    Sérgio pra variar seus vídeos são sensacionais parabéns... como vc sabe sonho com uma viagem destas. Tenho 3 perguntas a respeito do "passeio", heheheh.

1) Como vc subiu até Machu-Pichu? Dá pra ir de carro até la?
    2) Onde é aquele campo de sal?
    3) Na volta pela Argentina você passou por qual Rodovida? É a que liga Santiado à Mendonza?

[]'s,
  • 26/05/2007, 21:45
    Marcello Ladeira
    Poxa Sérgio essa do imã foi pra arrazar... vou experimentar fazer isso.

[]'s,
  • 26/05/2007, 22:19
    SÉRGIO HOLANDA
    :concordo: :concordo: :concordo:

Grande Marcello,

tem um post que fiz sobre a viagem com fotos e um pequeno diário de bordo... http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=21923&page=14 ... da uma passada lá.

vejamos:

1) Não pode ir até Machupicchu de carro, quer dizer, não é permitido ir...você vai de carro até Ollantaytambo e de lá pega um trem para Machupicchu e na cidade você pega um micro-ônibus reduzido e sobe até as ruinas da cidade histórica. Outra possibilidade é pegar o trem em Cuzco e ir direto, são 4 horas de trem...Ñão é permitido veículos para não tumutuar as estradas e a cidade, uma vez que hoje em dia é um dos lugares mais visitados no mundo...imagina chegando os carros na cidade, caos total...mas vale a pena...

2) aquele campo é o famoso Salar do Uyuni (Bolívia), com seus mais de 6.400km2 de sal...são 80km x 80km, onde você perde o horizonte de vista e é tudo branco pra onde você olha...simplesmente lindo!!!

3) nossa volta foi por cima, ao norte, Salta-Corrientes (1.000km de reta)-Foz do Iguaçu.

Pois é amigo, agora transformar seu sonho em realidade...o que falta??? te digo que é mais simples e barato do que se imagina...

Grande abraço,

Sérgio Holanda

Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Sérgio pra variar seus vídeos são sensacionais parabéns... como vc sabe sonho com uma viagem destas. Tenho 3 perguntas a respeito do "passeio", heheheh.

1) Como vc subiu até Machu-Pichu? Dá pra ir de carro até la?
    2) Onde é aquele campo de sal?
    3) Na volta pela Argentina você passou por qual Rodovida? É a que liga Santiado à Mendonza?

[]'s,

• 26/05/2007, 22:26
    Waldir Carlos
    Na empresa onde "trabaio" já ouvi relatos acerca da imantação em filtros. E olha que temos motores cavalares! Costumo acompanhar quando os mecânicos vão trocar os filtros... Fazemos coletas e análises periodicamente. O laboratório dispõe de um equipamento [...Não recordo o nome] que possibilita "medir a quantidade" de limalhas.

Agora, convenhamos essas informações que o Sergio nos trouxe são uma amostra da importância do fórum. Quando a galera resolve escrever "sério" somos brindados com conteúdo. Parabéns Serjão:palmas::palmas: ... Já vou avisando: vou querer uma "manta" dessas aí para botar na próxima picape... he, he, he.

[]s
  • 26/05/2007, 23:12
    FlavioLouveira
    Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Poxa Sérgio essa do imã foi pra arrazar... vou experimentar fazer isso.

[]'s,

foi mesmo:concordo: :concordo: :concordo:
  • 27/05/2007, 07:46
    9998hiro
    5 Anexo(s)
    agora sim...
    nossa galera...
    levei mais de uma semana para conseguir ver este tópico inteiro! hauhauauhuau
    agora q terminei, vou postar umas fotos da minha ranger.
    ainda falta muiiiiita coisa para eu fazer nela. quase todos os dias de noite, me dedico de 4 a 6 horas para arrumar ela e deixar no "esquema".
    oq mais preciso fazer é trocar de roda e colocar uns BF 33 mud, aí o calçado fica ok.
    de tempos em tempos, vou postando as fotos dos detalhes.
    abraços a todos,

Hiro
  • 27/05/2007, 09:02
    SÉRGIO HOLANDA
    Grande Waldir,

é isso mesmo, o pessoal que usa motores para fins de produção precisam ter uma idéia do que está acontecendo dentro deles e a analise dos residuos de limalha são importantissimos, uma vez que parando um motor desses você terá prejuizo na produção, então com a analise podemos programar quando iremos para para fazer o motor e o imã, além de juntar esses residuos em um unico lugar ainda evita que os mesmos fiquem rodando pelo motor prejudicando ainda mais o desgaste e a bomba de lubrificação...

enquanto as mantas aeronauticas, tem um problema, pois não são grandes para os filtros das pickups, cabem nos de carros a gasolina com filtro pequeno, feito o Corola...ai tu coloca um imã grande de autofalante de 12" (de preferência de uma marca boa, pois tem a qualidade do imã), você encontra estes autofalantes em ferro velho de equipadoras de carro...coloca na parte superior do filtro e pronto e só tirar quando for colocar filtro novo...

........................

Grande Flavio, além de vermos uma maquinas lindas e fazendo uso de suas qualidades, também aprendemos um bocado, eu mesmo já aprendi um bocado aqui...

..................

Grande Hiro, bem vindo com sua Ranger V6, pense num motor "arretado" de bom, e com muita força...a bichona tá linda, agora queremos ver fotos e vídeos dela em ação... GO REACT!!!:concordo: :concordo: :concordo:
  • 27/05/2007, 09:40
    ADAM
    5 Anexo(s)
    Olá pessoal eu tenho uma Hilux CS 2002 3.0 turbo e uso ela para trilhas, aí vai algumas fotos da nave.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 89 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23242526272829303132333435363738394041424383 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:39.