Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande themteo,
a tua é AT, certo?
então vai umas dicas:
se você tiver em areia muito fofa usa o bloqueio, mas só se for muito pesada mesmo, se não você anda o tempo todo no 4x4 normal, sem bloqueio, pois o LSD da Prado é muito animal e tem um sistema muito bom de equalização da tração entre a dianteira e traseira, de modo que raramente você precisa do bloqueio...se for muito pesada a areia ou a subida de duna e não tiver com embalo aciona a reduzida e aquele botão na parte de baixo da chave...aquele botão faz com que o sistema não utilize a primeira marcha, ai você já evita a força extra que pode te deixar cavando e deixa você com mais aceleração em uma marcha sem que o câmbio mude...raramente usei as marchas em areia e dunas, usava elas em lama, saindo sempre com o botão acionado, ou seja, saindo sempre de segunda...caso você sinta essa necessidade de usar as marchas e não confie no AT, coloca em 3 e aciona o sistema de segunda, ele vai sair na segunda e quando precisar vai jogar a 3 e você em 4x4 na 3 vai até 120km/h tranquilo e na reduzida vai até 70km/h sem bronca, se precisar de mais coloca no D...
particularmente nuca usei a reduzida na Prado em dunas, só usei isso com a SW4 uma vez em Jeri, onde você vai, para subir uma rampa de terra onde tinha uns caras de Defender e um bugres tentando subir...hehehehehe, cheguei com minha SW4 EFI (que não é tão boa quanto as antigas), parei a uns 20 metros da rampa, tinha "macho" com Defender pegando 200 metros de corrida e ficavam no meio da rampa...na realidade essa rampa é só pra quem vai entrar na lagoa e não sair, sair é por outro lugar, mas os caras tavam querendo subir...ai joguei uma 3 reduzida, enchi o motor (pneus originais e com 28libras, afinal o carro tinha 3 meses de comprado) e pronto logo depois tava em cima da duna...
se por acaso atolar em duna, nunca pise fundo, se não vai parar no japão...reduz, aciona o sistema de saída de segunda e coloca em D, acelera bem devagar, indo a frente e voltando bem devagar, pra criar uma rampazinha no buraco, depois tira a reduzida e o bloqueio e depois D e sem pisar fundo acelere gradativamente...
grande abraço e boa farra naquele lugar lindo!!!!!! aproveita e vai até Camocim, é uma trilha muito boa, com passagem de rios, e cuidado com a passagem de rio junto ao manguezal, ali é bronca, pelo menos em 2001 quando estive por lá as trilhas eram massa...fui pela praia e voltei pelas dunas...
Sérgio Holanda