http://i0.statig.com.br/bancodeimage...xcm31gixdb.jpg
Versão Imprimível
Em camionete especialmente , a maior bobagem eh avaliar pela potencia do motor!
Pude andar com uma S10 a gasolina 205 cv , e é muito nítido o que é potencia e o que eh torque quando vc sai de uma pkp diesel e vai andar com uma a gasolina.
Os 205 cv vao aparecer SUAVEMENTE laaaaa depois dos 4500 rpm , e é por isso que picapes a gasola sempre tem caixa e diferencial bem mais fracos.
O que levanta a frente da camionete quando vc mete o pé no acelerador , a colada no banco , eh 100% o torque , e eh essa força que quebra caixa e dif se for mal dimensionados.
Exatamente por isso entrou o sistema TGV nas turbinas, nao? Bi-turbo emveiculo diesel na minha opiniao é apenas para dar mais manutençao, ja tem turbinas tgv que faz serviço ate melhor que 2 no lugar. Mas parece que colocando 2 turbina é mais barato para a fabrica.
a vantagem do biturbo onde o grande sopra dentro do pequeno , é que vc pode ter a pressão de trabalho a 2 kg 2,5kg e ai com uma pressão dessa na admissão a queima sai muito limpa.
essa pressão de trabalho com um turbo só , vc ate consegue mas não dura muito tempo a turbina.
Pra trabalhar na fazenda camionete c bom torque em baixa é tudo de bom, mas fazer uma viagem como fiz do Rio de Janeiro até os Lençóis Maranhenses (99% mão dupla), vai fazer uma ultrapassagem na estrada e a rotação estiver acima da faixa de torque........FUDEU ! Pra viajar e andar na estrada POTÊNCIA É MUITO MELHOR Q TORQUE......Na fazenda p trabalhos pesados em baixa rotação Torque é melhor