Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
DanielSAMAZ;
Tudo bem?
Mais uma vez peço licença mas você está comentendo generalizações altamente depreciativas a fim de defender uma idêia (legitima e fundamentada) mas que não precisa ser fundamentada em opiniões depreciativas vindas de alguns usuários que nnao foram bem sucedidos em seu uso. Vamos por partes:
-> Sobre os pistões "ovais"
"Sobre os pistões e camisas ovais, posso ter afirmado algo do gênero, porém pode ser que não seja. É uma informação meio "torta" em meio a dezenas de fatos concretos. Peço novamente desculpas pela desatenção neste sentido. O manual diz que alguma coisa lá é cônico, embora este manual também possa estar errado."
Desculpe afirmar de maneira tão incisiva. O manual é MUITO CLARO!!!!!!!!!! Se você não soube ler o que lá estava escrito, não soube interpretar, todos os seus argumentos estão automaticamente invalidados pois foram lidos a luz da paixão, e de uma idéia fixa. E tudo que é feito com fanatismo fica invalidado.
-> Já vi inumeros NGD's com mais de 200 mil km. Vi um NGD aberto (o proprietário andou com ele sem água no radiador e empenou o cabeçote) numa Ranger com 350 mil km (quando abriu o cabeçote) e o motor intacto do ponto de vista de camisas, riscados, compressão, etc. E isso sem falar no tensionador da corrente (e no proprio sistema de correntes) que estava ok.
-> O motor da Ranger aguenta muitos mil km. Como te falei conheço uma Ranger de uma empresa daqui da cidade, usada a trabalho (importante que se diga) com mais de 400 mil km e trabalhando. Sobre o sistemas de corrente de distribuição, sou um exemplo disso. A minha está com 140 mil km e o tensionador da correia funciona muito bem. Aliás, o motor da minha está muito bom.
-> O Troller adotou o NGD você sabe porque? Porque a partir de 2006 as normas Euro III exigiram que muitos motores fossem eletronicos para se adequarem aos limites de emissões. O Sprint perderia muita potencia se continuasse mecanico, portanto trocaram pelo NGD.
Caso a escolha tivesse recaído sobre o Sprint Eletronico, os problemas continuariam os mesmos do NGD. Eletronica e agua continuam não se entendendo muito bem, seja no Sprint (que como foi afirmado, muitos estão "mecanizando") seja no NGD.
-> O NGD apresenta problemas no sistema de alimentação. Realidade. Ele e todos os motores eletronicos de segunda geração mais moderna (como a Triton e Hilux) são sensíveis a combustivel adulterados. Logo você não pode crucificar um propulsor apenas por conta de diesel pirata.
-> Já que o assunto é combustivel...Você está dizendo que NGD não presta porque o diesel colocado nele é ruim? Altamente técnico esse ponto de vista...Quer dizer que se eu colocar diesel ruim e o motor quebrar, a culpa é do motor?????????????
-> Alto consumo? Nunca ouvi sequer alguem comentar isso. O individuo que disse que a Ranger bebe demais devia estar a 150km/h. Ai até a minha bebe pra kct. E voltamos a historia dos foruns com "Eu escutei do vizinho do irmão do meu cunhado que a Ranger NGD..."
-> O Sprint, goste você ou não tem uma curva de potencia muito ruim. É fraco em baixas rotações, apresentando-se apenas depois das 2200 rpms. Ao contrário do HS que começa a entregar potencia a partir dos 1400 giros, sem recorrer a cabeçotes multivalvulas e outras "estratégias" para manter-se dentro das normas Euro II
-> O Sprint eletronico é terrivel em termos de consumo. Bebe mais do que os mecanicos. Vide todos os proprietários de S10 mecanicas e eletronicas do forum. Pergunte a eles.
-> Quantidade de injetores de óleo embaixo do pistão não quer dizer nada. É detalhe construtivo. O importante é a sua atuação no motor. Analogamente, é a mesma coisa que você dizer que se cabe 4L de óleo no carter, lubrifica-se mais do que um veiculo com 3L. Se o óleo nao for bombeado corretamente e, se não circular de acordo com o projeto, pode colocar 100L que de nada vai adiantar. Assim são os injetores de óleo.
-> Falta de VNT. Realmente ficaria bom um VNT no NGD. Só que não chega a ser uma encessidade imperativa. Nem deixar o motor sendo dirigidos aos trancos pois o Sprint também não tem VNT e só apresenta uma curva de potencia satisfatoria a partir das 2200rpms. E mesmo assim não é la essas coisas.
Olha, eu respeito e admiro sua "paixão" pelo MWM Sprint. Admiro mesmo. Mas vejo isso de uma maneira extremamente negativa na medida em que você usa SUPOSIÇÕES sobre o NGD para defender uma idéia. Tudo o que você escreveu foram suposicões e os defeitos relatados, exemplo de motor mal cuidado (problema de bomba de agua estourada=falta de aditivo na proporção CORRETA), corrosões internas, idem,
Se eu for falar do meu gosto pessoal, pdoeria falar um monte de coisas. Entre eles que eu acho o MWM Sprint um lixo de motor, com uma pessima curva de potencia, vibrante igual um OM314 do Mercedinho 608, barulhento igual um moedor de carne. Poderia citar uma historia de um cara que mandou abrir um MWM Sprint que estava batendo e quando foram ver era o trem de engrenagens traseiro que uma delas tinha arrebentado um dente...Mas é um CASO!!!! NÃO POSSO GENERALIZAR COMO VOCE ESTA INFELIZMENTE FAZENDO. O Sprint, apesar de eu achar uma porcaria, é um motor de inegaveis qualidades entre elas a robustez!
Falar "ah, esse é o ultimo HS/Powerstroke que eu compro" ou "ah, esse é o ultimo NGD" isso tudo é lixo. É que não existia forum em 1998 mas a coisa que eu mais escutei nessa época foi:"Motor MWM Sprint não presta! Quebra virabrequim!" Depois vieram com a conversa de que a culpa era do fato do virabrequim e a polia de contrapeso serem argentinas...
Defenda sua idéia Mas não desmereça os demais. não calunie nem difame. Nem temei com quem tem uma Ranger com 140 mil km desde zero e conhece e não tem medo de assumir todas as suas qualidades e defeitos.
Daniel