Espera um pouco...A verdade está aparecendo
-> Você está afirmando que os NGD's que você conhece são NGD's de trabalho, empresa e serviço publico.
Trabalhando nisso, você deve saber muito bem que esses são veiculos de manutencão preventiva inexistente e manutenção corretiva que muitas vezes deixa a desejar. Qualquer carro de empresa e de serviço publico é assim mesmo dizendo que não. NGD, Maxion HS2.5 e HS2.8 Powerstroke são motores que requerem bons tratos, diesel de qualidade e uma manutencnao CORRETIVA com peças de primeira linha. Pelo que eu entendi, você trabalha na PM, certo? Então você cohece o sistema. A manutenção preventiva é deficiente (inexistente) e a corretiva, muitas vezes feita "como dá" pois vocês precisam no veiculo para trabalho e não tem tempo para ficar esperando.
Neste caso, tenho que concordar: Maxion HS, Powerstroke 2.8L e NGD são propulsore INADEQUADOS para essa utilização. Mas continuam (e continuarão sendo) MOTORES EXCEPCIONAIS!!!!!!
-> Você afirmou que o problema das Ranger do seu trabalho são os filtros e o pescador do tanque. Não tem haver com combustivel
(Errado, o assunto não é combustível. Trata-se da peneira que entope. No meu servićo (órgão público) tem mais de 10 Ranger 3.0 (todas 2007)... De tanto problema que este sistema apresenta, certa vez decidiu-se por enviar todas à oficina para adaptar um outro sistema de peneira... Uma a uma foram adaptadas.
Veja o que postei (não foi relacionado a combustível, e sim à peneira): "4. pescador da bomba de diesel do tanque que entope fácil")
Oras, faça-me o favor. O pescador e a peneira ficam em contato com o que? Combustivel! Diesel de qualidade boa ou não! É preferivel entupir o filtro que estourar um bico injetor!
Minha Ranger tem 140 mil km e recentemente mandei abrir o tanque para limpar. Sabe qual foi o resultado? Peneiras e sistemas de filtros do tanque INTACTOS! sem qualquer sinal de sujeira gracas a que? Graças ao Diesel que eu coloco na Ranger.
O mesmo eu não posso dizer de órgãos publicos e carros de empresa.
-> Tensionador da corrente. A picape que eu vi com 350 mil km e o sistema de distribuição ok pertence a um sujeito que eu conheço, que tem uma firma que fabrica peças para currais e te asseguro que não houve manutenção nem preventiva nem corretiva no sistema de distribuição. Ele comprou a Ranger na mesma época que eu.
-> HS2.8L com 16 parafusos no cabeçote: Por acaso os parafusos foram substituidos quando da remoção do cabeçote? Você sabia que os parafusos tanto do HS quanto do NGD tem que ser trocados quando da remoção do cabeçote porque eles sofrem estiramento e podem se romper quando da remontagem?
Isso tem nome: Manutenção e montagem mal feita feita por gente que nunca leu uma virgula do que vem no manual.
-> Aluminio ser uma mer...para fabricação dos motores: ERRADO!!!!! Até blocos de motores estão sendo feito em aluminio. Se fosse tão ruim assim...
O Aluminio apresenta inumeras vantagens construtivas sobre algumas peças similares feitas em ferro: Cabeçotes de aluminio por exemplo, além de serem mais leves, facilitam a dissipação de calor. Carcaça da bomba de água, idem. Agora ambas as peças sofrem desgastes e estão sujeitas a problemas se por exemplo estiverem em contato com água do sistema de arrefecimento sem aditivo.
-> Voce comentou: "Errado! Não havia nenhuma corrosão naquela bomba, nem no motor ou radiador. Aliás, as "palhetas" são de plástico e as outras estruturas dela, alumínio (mais difícil de enferrujar). Estourou porque o alumínio é uma m* para estas pećas, assim como a bomba do 3.0."
Aluminio é sujeito SIM a corrosão e ao estrago caso seja colocado água pura sem aditivo na proporção correta. O aluminio não enferruja em contato com a água como o ferro, mas o processo de circulação da água pode provocar outras formas de corrosão como cavitação e corrosão galvanica. Leia mais sobre o assunto em InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas
Qualquer material (ferro fundido, aluminio, aço) estão sujeitos a corrosão! Mesmo a "carcaça de grande espessura do Sprint" está sujeita a ela. Especialmente se a água que estver em contato tiver metais halogenos ou alcalinos. Água do sistema de águas tratadas da cidade são verdadeiros venenos para os motores, seja eles feitos com peças em ferro fundido ou em aluminio.
O melhor fabricado pela MWM (O D-229) sofre demais com corrosão: A circulação de água pelo bloco do motor, sem aditivo no sistema de arrefecimento provoca uma corrosão galvanica nas camisas que simplesmente perfura os mais de 5mm de espessura da camisa umida! Já vi "n" casos assim.
DSAMAZ, TUDO NA VIDA depende para que serve. Coloca um MWM D-229 na sua X terra e verá a verdadeira Merd@ que ficará. Um lixo! Mas o 229 continuará excelente (esse sim um dos melhores motores já fabricados até hoje no Brasil e no mundo talvez) e a X terra um excelente veiculo. Mas o uso de ambos não significa que funcionará direito pois não foram projetados para tal.
Não adianta colocar veiculos e propulsores complexos em veiculos que são usados para trabalho, com manutencnao deficiente e uso intensivo. Aproveitando que parece que você é PM, deixa eu te contar uma historia: Aqui no estado de São paulo, "alguem" teve a brilhante ideia de equipar as Policias com Vectras 2.2L automáticos. Foi um fiasco! Os carros que mais duraram aguentaram 2 anos. Enquanto isso os VW Santanas adquiridos na mesma época continuam na linha de frente, 12 anos depois.
Agora te pergunto: Vectra é ruim? Santana é o melhor carro do mundo? Não para ambas as perguntas. Mas o uso dado no Vectra foi errado e representou dinheiro desperdicado pois o Vectra não é carro para uso intenso sem qualquer manutencão (ou manutencão feita de qualquer jeito), como o Santana que aguenta a pancada.
O Topico desviou do assunto. Sim desviou porque ele já nasceu torto e errado. Eu no seu lugar pediria o trancamento dele pois está representando um atraso de vida discutir e comparar maça com amendoim.