x
Convex Datacenter
Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 143
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

Tudo bem Marcio?

Realmente pode ser empate, por não estarmos discutindo a questão da correia nem a facilidade de acesso.

Olhando apenas a questão do ponto e toque do comando, até que os dois são equivalentes, embora o sprint seja um pouco mais simples.

Mais tarde vou postar sobre o sistema hidráulico... Ainda estou separando imagens e lendo o que escrevi.

MWM 2 x 1 Power Stroke

Daniel

Citação Postado originalmente por marciomeurer Ver Post
    é trocar a correa dentada da ranger da trabalho, mais já se aproveita pra procurar vazamentos, checa-se as mangueiras (tirando o radiador fica mto mais fácil) e ainda da uma lavada no radiador... não acredito que seja ponto para o mwm... sim um empate!

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Não contribuo, mas venho aprendendo aqui com o tópico...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Esse problema do volante bi-massa do MWM é de lascar. Ainda tem o tencionador da correia dentada que volta e meia escangalha. Sem falar que o consumo aumenta consideravelmente quando a S10 está carregada. Por isso, acho melhor o Power Stroke que é um Maxxion anabolizado.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Banido
    Entrada
    27/11/2006

Circulação dágua

4. Bomba dagua x circulação x arrefecimento x válvulas termostáticas

O Maxion Power Stroke 2.8 tem seis pontos negativos com relação ao sistema de circulação de água, se comparado ao Mwm 2.8.

Primeiro é a altura da bomba dágua, que está muito acima no bloco; e isto é sério pois em caso de vazar uns 2 litros ela já perde quase totalmente o seu poder de circulação, pois entra ar e ela não consegue succionar.
    Isso não seria tão ruim se o cabeçote de liga-alumínio fosse quem seria mais prejudicado, ficando sem água e com bolhas de água fervente, mais propício a empenamentos e trincas. Temos 2 variáveis negativas indo ao encontro da tragédia: cabeçote que não aguenta aquecimento com bomba de água com predisposição à falhas com mínimos vazamentos.

O MWM possui a bomba no nível dos pistões, uns 20 cm abaixo se comparado ao outro, e isto significa que consegue trabalhar com eficiência pravavelmente sem a metade da água do sistema, ou seja, sem uns 6 litros dágua. Isso significa quem em pequenos vazamentos, o proprietário tem mais tempo, tem maior chance de detectar que está sem água e vazando. Aumenta-se as probabilidades da máquina continuar "viva".

Segundo, a posição da bomba do maxion fica na já-congestionada área dianteira do motor, tomando força da já-congestionada correia dianteira;
    O sprint tem sua bomba na parte traseira-inferior, geralmente acima do motor de partida, tomando força da engrenagem intermediária superior do bloco. No sprint ela não possui ligação com mangueiras, apenas succiona e impulsiona diretamente dentro do bloco. As suas duas únicas e isoladas mangueiras são dispensáveis aqui no Amazonas, pois apenas levam água quente para a aquecer a cabine. Aqui coloca-se parafusos para tampar essas duas conexões.

Terceiro, as mangueiras do maxion: são dezenas! E não dá para eliminar nenhuma! Começa que o maxion suga do lado direito e o radiador tem sua boca inferior do lado esquerdo, ou seja, uma mangueira de 50mm tem que atravessar de fora-a-fora, de ponta-a-ponta o motor. É mais de 1,20 metro de mangueira grossa, passando por baixo e pelo lado! Rídiculo! Passa a milímetros do ventilador do alternador (que é de ferro), e lógico, comigo esta peça encostou na mangueira, que se machucou, apresentando vazamentos neste ponto.

Nessa longa viagem do radiador à bomba dágua, ela tem um tê que sobe ao reservatório. Esta mangueira tê-reservatório possui dois tês no meio, um vai para o resfriador de óleo e outro para o sistema de aquecimento da cabine. Deste sistema de aquecimento, vai para o fundo do cabeçote. É até difícil entender a circulação referente a esta mangueira que entra aos fundos do cabeçote. A bomba dagua suga do radiador e do bloco e empurra para a divisão válvula termostática/cabeçote. Uma parte é enviada da válvula para o radiador (ou não!), outra parte entra no cabeçote, que retorna à bomba dagua. Então, o que faz aquela mangueira do fundo? Até hoje não entendo se ela leva ou trás água (se vai ou se vem)...

De ligação ao reservatório, além desta principal que vai ao radiador, tem outras duas, uma do suspiro do motor e outra do suspiro do radiador (duas aparentemente inúteis - era para ser um simples parafuso para tirar o ar, sem mangueiras, sem conexão dupla com o reservatório)...
    Tem mais uma mangueira da bomba dagua ao compartimento da válvula e outra grossa (uns 50mm) que vai ao radiador. Lógico que esta mangueira que vai ao radiador possui dois diâmetros, um com 50mm outro com 40mm, tornando-a única e mais difícil de instalar mangotes especiais.

No maxion, ainda tem mais uma mangueira, e esta é a mais "chata" de todas. Ela é um "U" de mais um menos uns 18cm, que liga o resfriador de óleo ao bloco. O problema dela é que uma boca tem 20mm e a outra 25mm e não existe em lugar nenhum da face da terra uma mangueira que dê para adaptar com qualidade. Na concessionária pedem R$155 para encomendar ela original. Claro que perdi meu motor uma vez por causa dela, vi uma vez o mecânico adaptando uma gambiarra com duas mangueiras e um pedaço de tubo de ferro naquele lugar. Uns 30 dias depois estourou e levou junto o cabeçote, empenando o mesmo. Ainda tem a localização dela, que precisa-se tirar o pneu para acessá-la.
    Na última instalação que eu mesmo fiz, comprei três pedaços de mangueira americana Jason (1 x 25mm e outra com 20mm), lonadas por fora e com malha de aço por dentro e fiz um "U" com joelhos de aço-galvanizado, presas por braçadeiras navais (aquelas com porcas 19mm). Passou dos R$100 o custo, mas ficou muito melhor que a original.

Neste aspecto, o MWM é péssimo, uma mangueira curta que vai ao radiador e outra também pequena que vem do radiador! Outra fininha que liga ao reservatório de expansão. Chega a ser chato a simplicidade... Legal é sofrer com o maxion!

Quarto, outro ponto negativo do maxion refere-se ao preço irrisório de UMA válvula termostática (aprox. R$200), enquanto se compra as duas válvulas independentes do MWM por R$70. Ou seja, o maxion é 3x mais caro referente a uma simples troca de válvula.

Uma das diferenças do Maxion 2.8 para seu irmão 2.5 é justamente a válvula. Não que ela seja melhor, mas que ela é única e exclusiva, de diâmetro próprio. Enquanto quase todos os carros do mundo utilizam válvulas de 54mm de diâmetro, o motor 2.8 Power Stroke utiliza tamanho diferente, tornando impossível (sem adaptações) instalar válvulas baratas.

Outro detalhe: a carcaça da válvula do maxion é presa por 4 parafusos em forma de "quadrado", sendo os dois superiores totalmente retiráveis e os dois inferiores "guias", que não se retiram, apenas se afrouxam! Coitado do mecânico que retirar o parafuso esquerdo-inferior, pois não dá para colocá-lo novamente, pois bate no esticador da correia do alternador. Para colocá-lo ou diminui o tamanho do parafuso pela metade (foi o que fiz) ou tira-se o esticador + ventilador + correia + proteção do ventilador + mangueira intercooler + tubo do filtro de ar. Não é nada animador tirar o ventilador e o esticador do maxion, vejam os manuais sobre o assunto.

Quinto, a quantidade de válvulas. O maxion utiliza uma, enquanto o sprint, 2 válvulas. A priori o sprint seria 2x melhor, não? Não! O sprint diminui a probabilidade de problemas em muitas vezes mais. Vou explicar.
    Os problemas com válvulas são dois, travam aberta ou fechadas. Quando abertas (mais raro de acontecer) apenas o motor deixa de esquentar, trabalha sempre frio, sendo perceptível no painel e incapaz de trazer outros danos mais sérios a curto prazo. Quando travam fechadas, leva imediatamente ao aquecimento do motor e empenamento do cabeçote no maxion. Se uma válvula do sprint trava, a outra continua funcionando, aumentando em muitas vezes a probabilidade de detecção do problema em vistorias de rotinas.

As válvulas eram para durar bem mais que 50 ou 60 mil kilometros, que é quando geralmente se troca elas. Ocorre que elas, por serem peças mecânicas, estão sujeitas a dar problemas antes do tempo; e os mecas e donos de carros também negligenciam esta questão, está aí o circo pronto para pegar fogo.

Show de bola a ideia de colocar 2 válvulas no sprint. Todos deveriam ser assim.

Sexto, o resfriador de óleo... O maxion pega água por mangueiras. Não dá para saber ao certo o sentido do fluxo da água naquele ponto. O espaço para reparação da mangueira é horrível, mesmo tirando a roda dianteira.
    O MWM tem seu resfriador embutido no bloco, praticamente invisível para quem não o conhece, egando as 4 conexões (duas de água e 2 de óleo) nas galerias internas, simplificando o perfil geral do motor e diminuindo as probabilidades com falhas (eu perdi uma vez um motor maxion justamente por vazamentos nesta mangueira do resfriador).

MWM 3x1 Maxion

Daniel

MWM 2.8 X PowerStroke 2.8-agua1.jpgMWM 2.8 X PowerStroke 2.8-agua2.jpgMWM 2.8 X PowerStroke 2.8-agua3.jpgMWM 2.8 X PowerStroke 2.8-agua4.jpg

Usuário Avatar de Trotta.79
    Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3
    dsamaz,

Não pare!!! Está muito interessante...

Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Esse problema do volante bi-massa do MWM é de lascar. Ainda tem o tencionador da correia dentada que volta e meia escangalha. Sem falar que o consumo aumenta consideravelmente quando a S10 está carregada. Por isso, acho melhor o Power Stroke que é um Maxxion anabolizado.
    Abs.
    Tensionador de correia dentada? que eu saiba o MWM não tem correia dentada e sim a polyv dos acessorios, se for este troquei+ correia polyv+rolamentos de apoio (2) por R$250,00 tudo MWM ORIGINAL!
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

Usuário Avatar de Trotta.79
    Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3
    Não posso falar da S10, da Ranger ou do Power Stroke. Mas do MWM Sprint posso!

Volante bi-massa do MWM não é de lascar, com 800 reais se coloca um fixo para vida toda ou se substitui o bi-massa por menos de 2000 mil reais pelos próximos 150.000 km ou mais. Se isso é um problema para esse tipo de viatura, é melhor não té-la.

Tensionador da correia polyV do alternador não engasgalha volta e meia. Aliás, nunca ouvi falar disso. Ele desgasta como em qualquer outro veículo.

Nunca percebi qualquer alteração relevante no consumo com o veículo carregado, quando em alta velocidade sim, o consumo aumenta. Mas acho que é o mesmo em qualquer viatura.

Não estou lembrado de cabeçote do MWM trincado, pode até acontecer. Mas não é um problema rotineiro deste motor. Aliás, esse motor simplesmente não esquenta, não importa em qual situação, e há casos de até mesmo com a hélice sem funcionar ele não esquenta.

Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Não posso falar da S10, da Ranger ou do Power Stroke. Mas do MWM Sprint posso!

Volante bi-massa do MWM não é de lascar, com 800 reais se coloca um fixo para vida toda ou se substitui o bi-massa por menos de 2000 mil reais pelos próximos 150.000 km ou mais. Se isso é um problema para esse tipo de viatura, é melhor não té-la.

Tensionador da correia polyV do alternador não engasgalha volta e meia. Aliás, nunca ouvi falar disso. Ele desgasta como em qualquer outro veículo.

Nunca percebi qualquer alteração relevante no consumo com o veículo carregado, quando em alta velocidade sim, o consumo aumenta. Mas acho que é o mesmo em qualquer viatura.

Não estou lembrado de cabeçote do MWM trincado, pode até acontecer. Mas não é um problema rotineiro deste motor. Aliás, esse motor simplesmente não esquenta, não importa em qual situação, e há casos de até mesmo com a hélice sem funcionar ele não esquenta.
    Isso e verdade, nas minhas andanças pelo sertão baiano quem conhece a estrada de correntina +ou- 190km de reta, estava trafegando a uns 170km e observei o ponteiro da temperatura subindo um pouco, estranhei mais apos uns 3 minutos voltou pro meio e so alegria ate o trevo do posto rosário!

Usuário Avatar de marciomeurer
    Entrada
    27/08/2011
    Local
    Dourados/
    Agradecimento: 1
    Daniel... eu ja tinha reparado que o PS tinha muitas mangueiras... mas não imaginava que era esta bronca toda não...
    Ranger XLT 2.8 4x4

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Para que falar mal do Powerstroke e fazer esses comparativos estranhos?

São dois motores de linhagens e conceitos de projetos diferentes! Totalmente distintos. O HS preza um pouco mais por vibrações e ruidos enquanto o MWM não liga para isso (tanto que precisa do Volante Bi-massa) e visa mais a robustez.

Se eu fosse fazer um carro para uso proprio, faria com HS Powerstroke sem pestanejar.

Agora se fosse um utilitário para trabalho em condições adversas, iria de MWM Sprint sem pestanejar também!

Cada motor no seu quadrado!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Quer dizer então que Ranger não é um carro para trabalho e condições adversas??????

Só pra passear, fazer o serviço que qualquer carro popular é capaz de fazer?????

E a Land Rover Defender???? Também é carro de boneca???? A F1000 tembém????

Maxion HSD e Powerstroke não valem nada na minha opinião. Tive os dois e um monte de problemas com ambos !!!

Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD.

Abraços a todos

Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Sem entrar no merito, mais o melhor motor que a F1000 já teve foi o MWM X10, até hoje são as mais valorizadas, já as maxion !!!!!!!!!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem