Colegas,
neste tópico muito se falou do barulho do MWM e das vantagens da ranger sobre a S10.
Ninguém "entrou" dentros dos motores e explicou o porque disto ou daquilo.
Agora que o MWM 2.8 se foi com a chegada da nova S10, vou tentar postar a diferenças (e eventuais vantagens de um ou de outro).
Vou postar um detalhe por dia...
1º Sistema distribuidor
O sistema do MWM é incrível. Engrenagens com desgaste mínimo, lubrificadas pelo cubo, é capaz de funcionar "ad eternum" sem exigir trocas, manutenção ou reparos. Nunca houvi falar de alguém que tenha tido problemas com as engrenagens.
Simples, funcional, resistente. Não usa correntes ou (arghhh) correia com no maxion 2.8 power stroke.
Também deixa livre a frente do motor, simplificando e dando espaço para as trocas da correia dianteira (alternador) e outras manutenções. O único porém é se o motor for desmontado e na remontagem o meca montar uma engrenagem muito próxima de uma outra, deixar engrenagens "coladas", que aí, com o aquecimento elas dilatarão-se e se quebrarão mutuamente. Vai-se descobrir bem rápido este problema, nas primeiras vezes que o motor funcionar (provavelmente ainda estará dentro da garantia). Todos os mecânicos que mexem com MWM sabem que engrenagem não pode ficar colada uma na outra.
O maxion 2.8 usa correia dentada com tensionador, que por sinal é igual a do 2.5, porém existe nas auto-peças um modelo "mais resistente" para ele, tornando mais raro encontrar a peça "melhor". A troca do conjunto sempre passa dos R$600, podendo passar dos R$1.000, dependendo de onde se compra e onde será feito o serviço.
Exige troca a cada 120k km, não é confiável, não presta e é um "Ó" para trocar. Precisa desmontar metade do carro para isto. E ai ai se quebrar a correia... Quebra metade do motor todo (empena vareta e válvula, pode empenar biela, quebrar bloco)...
Existe muitos relatos de quebras da correia nos maxion antes dos 120k km e problemas com o serviço. Eu mesmo não optei por trocar o retentor dianteiro quando troquei a correia, embora tenha trocado também a polia inferior. Ocorre que para tirá-la o mecânico naturalmente machucou o retentor ou não sei se ele machuca-se sozinho, mas acabou ocasionando vazamento de óleo que quase leva à perda do motor todo. Teve que refazer tudo denovo. Realmente em cada troca desta correia, é bom trocar o rentetor dianteiro do eixo-virabrequim também (mais um custo).
Este sistema do 2.8ps maxion não leva em consideração uma realidade brasileira, onde as peças são adulteradas ou reconstituídas e vendidas como novas, a mão-de-obra desqualificada e não possui os equipamentos adequados, os dono de auto-peças são uns malucos que imaginam enricar em cada cliente que entra na loja (nenhum cobra menos de 200% de margem)... Por estes motivos o sistema de correias é tão mais ruim que o sistema de engrenagens do MWM.
Ponto para o MWM.
MWM 1 x 0 Maxion.
Amanhã ou depois postarei sobre a bomba de água e sistema de mangueiras dos dois motores; depois sobre a marca e facilidade de peças; cabeçotes ferro x liga-alumínio.
Daniel