Tudo bem Renato?
"Em termos de carro, a Ranger é insuperavelmente melhor que qualquer outra concorrente, pena ter uma porcaria de motor, excetuando o NGD."
Realmente a ranger é excelente vtr. O sistema de 4x4, supensão e de direćão dela é muito melhor que a concorrente que carregava o motor mwm sprint 2.8.
Agora sobre o NGD 3.0, também chamado de power stroke, também chamado pelos íntimos de... de... de... "Maxion melhorado"... Maxion... Maxion...
Estou pesquisando sobre o mesmo...
Não engoli vários detalhes dele. E também parece que ele é o mesmo maxion 2.8 (que é o mesmo 2.5) melhorado... Veja as duas fotos anexas, elas não enganam. A primeira é o bloco do 3.0 e as outras duas, do 2.8. Vejam que muda apenas detalhes de furos onde pega a bomba injetora. Ou seja, é o mesmo motor, apenas modificado e com cabećote novo!
Por exemplo, todos os problemas que citei no último post foram mantidos no NGD. Na verdade criaram vários outros problemas crônicos, tais como valores absurdos de algumas pećas (um bico injetor custa R$1000, uma central R$5.000, uma bomba de alta pressão R$4.000), tampa traseira que enferruja, bicos que engripam no cabećote, esticador da corrente que sempre dá problemas, pistões ovais, isto mesmo, ovais.
Sabe porquê os pistões são ovais? Lembra que o bloco do 2.8 já está no limite mínimo de distância entre as camisas? Sabe como solucionar isto? Simples! Expande as camisas para os lados, tornando-as ovais! Agora, a pergunta, como será a retífica disto? Será que é como o 2.8 que não tem camisas std?
Um motor desses só presta se for novo. É aquele tipo de motor que não se compra usado nunca!
O manual dele e as propagandas até causam admiraćão, diz tratar de uma máquina revolucionária, mas analisando sob a luz da razão, sei não...
Vou parar de falar mal por aqui antes que me expulsem deste fórum... Mexer com o ngd é mexer com um amor profundo de vários membros daqui com este motor ha ha...
Para falar bem, dos motores disponíveis de 5 anos para cá, o ngd estaria empatado com o sprint como os melhores motores diesel pequenos no Brasil, em termos de custo-benefício. O benefício dele é superior (23 cv a mais), embora talvez este benefício dure menos (durabilidade) e perca um pouco nos custos.
Em termos de potência a s10 eletrônica é igual a mesma s10 mecânica, mas a ranger com o maxion 3.0 eletrônico é o máximo! Bem mais potente, bem mais gostosa de dirigir. No meu servićo tem várias delas, cansei de andar nelas.
Quando tiver mais elementos (daqui alguns meses), vou postar "a verdade" sobre o ngd...
Daniel
Anexo 338773Anexo 338774Anexo 338775