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  • #1
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    11/07/2012
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Ramiro Ver Post
    Amigos, primeiramente vou explicat me caso: quero comprar um SUV para a cidade mesmo. Ou seja sem ser 4x4. Pensando junto com meu pai chegamos em duas opções Rav4 2011-12 4x2 usada e claro ou o lifan x60 0km. Mas não tem nenhum rav4 do jeito que quero na minha cidade( moro no DF) ou seja teria que comprar um no RJ ou SP mesmo tendo que enfrentar a maresia e o transporte de cegonha alem do fato de eu ter viajar. Qual devo comprar sendo que amei os dois?
    Caro Eduardo Ramiro,

    Bem vindo ao fórum!

    Eu lhe diria que ninguém pode lhe indicar qual modelo adquirir, pois cada um possui uma necessidade diferente. Eu sugeriria que você fizesse o que eu e muitos outros membros do fórum devem fazer: montar uma planilha comparativa entre os diversos modelos de interesse, contendo vários detalhes técnicos (vão livre do solo, ângulo de entrada/saída, capacidade de atravessar áreas alagadas, etc.) e também detalhes econômicos, como consumo, preço de IPVA, preço do seguro, etc. No meu caso, que queria um 4x4 para viagens sem receio de andar em qualquer estrada de terra, lama, riachos, etc., além de trilhas leves eventuais, e que fosse confortável e espaçoso, além de econômico, optei no fim das contas pelo Duster, ao invés do Ecosport, TR4, Grand Vitara, etc... Observação: Não me arrependi nem um pouco de minha decisão!

    Não existe o carro ideal: existe o carro mais adequado às tuas necessidades, ok?

    Espero que tenha lhe ajudado um pouco.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2
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    05/06/2014
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    Duster 4x4 Salvador

    Olá galera,

    adquiri um Duster 4x4, mas ainda não tive o prazer de testá-lo na em situações off road. Como não é recomendável ir sozinho, há alguém de salvador ou litoral norte da Bahia que queira fazer um passeio pelas praias?

    Abraço!

  • #3
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    26/02/2011
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    Gabriel,
    bem vindo ao verdadeiro mundo SUV, caso Aracaju esteja dentro de uma distância razoável para você, entre em contato:
    professador@gmail.com
    De vez em quando a gente a gente faz uma trilha...
    um grande abraço e parabéns pela compra...
    Henrique

    Citação Postado originalmente por Gabriel Paz Ver Post
    Olá galera,

    adquiri um Duster 4x4, mas ainda não tive o prazer de testá-lo na em situações off road. Como não é recomendável ir sozinho, há alguém de salvador ou litoral norte da Bahia que queira fazer um passeio pelas praias?

    Abraço!
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #4
    Usuário Avatar de Professador
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    26/02/2011
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    18º Jipe Show de Sergipe, continuação

    continuação:
    Morro de medo de alagados







    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    continuação:
    Morro de medo de alagados ...
    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    Caro Professador,

    Gostei multo dos vídeos, tanto dos que mostram as dunas quanto dos que mostram os atoleiros/alagados. Um fator ainda mais legal é que também os vídeos são curtos e mostram objetivamente os trechos enfrentados!

    Com certeza a técnica de condução aliada à uma calibragem mais baixa colabora bastante a não atolar um 4x4 na areia. Um dos fatores também pelos quais o Duster 4x4 vai bem em areia, em relação a outros 4x4 como Troller, Jeep, Bandeirantes, etc., é que o Duster é bem leve: ele pesa apenas aproximadamente 1350 Kg contra mais de 2000 dos outros! Com isso ele tende a afundar menos que os outros.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    continuação:
    Morro de medo de alagados
    ...
    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    Meus parabéns, Professador. Mesmo.
    Tens os pés abençoados!

    Dá gosto ver teus videos. Abrx,

  • #7
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    21/11/2012
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    CAMBAGEM E ALINHAMENTO ( eixo traseiro )

    Caros colegas, estive observando aqui no fórum relatos sobre o desgaste desigual dos pneus do eixo traseiro no DUSTER 4X4.
    Eu tive este problema também e a maior dificuldade era conseguir um parâmetro de alinhamento correto. Após muitas tentativas cheguei a um numero satisfatório para a convergência das rodas traseiras (- 0,60 graus) mas a cambagem ainda continuava excessivamente negativa ( -1,35 graus) Um alinhador experiente que conheci falou que eu poderia tentar conseguir um parafuso excêntrico para ser instalado substituindo o parafuso superior da fixação do amortecedor à roda ( são dois parafusos) Este parafuso, como é excêntrico, a medida que o alinhador gira ela joga a roda para dentro ou para fora e com este parafuso a cambagem que era de -1,35 graus chegou a -0,40graus que é o limite inferior segundo a montadora.


    Para quem interessar segue o link
    Dispositivo para Correcao de Cambagem CAM 12 com 2 Pecas JEDAL-812512 - R$ 48.62 na LojadoMecanico

  • #8
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    Citação Postado originalmente por MOAJF Ver Post
    CAMBAGEM E ALINHAMENTO ( eixo traseiro )

    Caros colegas, estive observando aqui no fórum relatos sobre o desgaste desigual dos pneus do eixo traseiro no DUSTER 4X4.
    Eu tive este problema também e a maior dificuldade era conseguir um parâmetro de alinhamento correto. Após muitas tentativas cheguei a um numero satisfatório para a convergência das rodas traseiras (- 0,60 graus) mas a cambagem ainda continuava excessivamente negativa ( -1,35 graus) Um alinhador experiente que conheci falou que eu poderia tentar conseguir um parafuso excêntrico para ser instalado substituindo o parafuso superior da fixação do amortecedor à roda ( são dois parafusos) Este parafuso, como é excêntrico, a medida que o alinhador gira ela joga a roda para dentro ou para fora e com este parafuso a cambagem que era de -1,35 graus chegou a -0,40graus que é o limite inferior segundo a montadora.


    Para quem interessar segue o link
    Dispositivo para Correcao de Cambagem CAM 12 com 2 Pecas JEDAL-812512 - R$ 48.62 na LojadoMecanico
    Caro MOAJF,

    Excelente a tua contribuição! Eu por enquanto não venho tendo problemas com o desgaste excessivo de pneus, mas é muito bom ter conhecimento sobre esta possibilidade de correção, e também onde adquirí-la!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #9
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    06/09/2010
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    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
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    Excelente dica, MOAJF. Agradeço de coração.
    Troquei os pneus traseiros e ainda estão novos. Vou acompanhando como vão se desgastar ...
    Se puder, pode passar indicação deste alinhador? De qualquer maneira só encaro estas modificações terminada a garantia.

    Abrx,

  • #10
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    30/09/2007
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    Professador, muito legal sua colaboração com os vídeos. Cada dia gosto mais da duster 4x4! Penso que deve ser um carro bem legal para uso misto, e ainda é 4x4 para enfrentar os passeios!! Valeu!!

  • #11
    Usuário Avatar de garaujo
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    23/10/2014
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    Olá boa tarde! Comprei um Duster 2.0 4x4 2014/2015 tem perto de 2 meses. Rodei perto de 4500km com ele, em maior parte no asfalto. Gostaria de saber se alguém teve as mesmas experiências que eu, se pode ser algum problema ou se é comum:

    - Em alguns momentos quando piso na embreagem para trocar a marcha (mesmo antes de movimentar a alavanca do câmbio) faz um barulho, como se eu estivesse pisando pouco na embreagem e passando a marcha. Ele faz esse barulho mesmo sem eu movimentar a alavanca do câmbio. Como um desengate que algo, o que deve ser comum, mas nem sempre faz esse barulho. Não chega a ser alto de ser problemático, mas ocorre com uma certa frequência que incomoda.

    - Acredito que para economizar combustível o motor reduz drasticamente a rotação quando o câmbio está em ponto morto, entre uma passada de uma marcha para outra. Isso me causa incômodo pq com o giro quase toda vez abaixo de 800, a retomada puxa o motor de forma excessiva como de 800 para 2000 dando tranco, onde se ele mantivesse uma desaceleração mais gradual, isso não aconteceria. Nem sempre há tempo hábil para segurar um pouco mais a embreagem para evitar o tranco e suavizar a passagem entre marchas, principalmente no trânsito urbano.

    - Depois de uns 2000km, e esporadicamente, o motor começou a ganhar um barulho a mais no ronco do motor, como se fosse de carro velho. Aquele barulho de final de aceleração. Esse mesmo barulho eu tinha num 1.0 quando usava gasolina, onde no álcool o barulho sumia. No Duster o combustível é álcool sempre, quando coloquei gasolina o barulho ocorreu com mais frequência. É normal? Esse é meu primeiro 4x4 e 2.0. Não sei se o barulho do cambio é comum em 4x4. E se o barulho que acredito ser do motor é comum em 2.0. Estava mantendo a rotação até 3000/4500 antes da passagem de marcha, percebi que barulho é imperceptível aos 2000/2500, então tenho mantido a rotação nesse limite na maioria das vezes, só que nem toda rua dá pra andar direito nessa rotação.

    Esses são os 3 principais casos que me incomodam, e que sem eles o carro seria perfeito, espaço bom, subi umas pedras em Búzios no Rio, e depois que fui ver que a rua não era rua, era uma descida de um Hotel para a Praia! Não tinha placa, a culpa não foi minha. ..tive que descer de ré. Ah! nisso ocorreu algo que foi único, vazou a água do esguicho traseiro, acho que a inclinação estava grande. Mas isso nem é problema.

    Bom, se alguém tiver mais informação sobre os 3 itens acima eu agradeço! Obrigado!

  • #12
    Usuário
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    11/07/2012
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    Itaboraí/RJ
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    Citação Postado originalmente por garaujo Ver Post
    ...
    - Em alguns momentos quando piso na embreagem para trocar a marcha (mesmo antes de movimentar a alavanca do câmbio) faz um barulho, como se eu estivesse pisando pouco na embreagem e passando a marcha. Ele faz esse barulho mesmo sem eu movimentar a alavanca do câmbio. Como um desengate que algo, o que deve ser comum, mas nem sempre faz esse barulho. Não chega a ser alto de ser problemático, mas ocorre com uma certa frequência que incomoda.

    - Acredito que para economizar combustível o motor reduz drasticamente a rotação quando o câmbio está em ponto morto, entre uma passada de uma marcha para outra. Isso me causa incômodo pq com o giro quase toda vez abaixo de 800, a retomada puxa o motor de forma excessiva como de 800 para 2000 dando tranco, onde se ele mantivesse uma desaceleração mais gradual, isso não aconteceria. Nem sempre há tempo hábil para segurar um pouco mais a embreagem para evitar o tranco e suavizar a passagem entre marchas, principalmente no trânsito urbano.

    - Depois de uns 2000km, e esporadicamente, o motor começou a ganhar um barulho a mais no ronco do motor, como se fosse de carro velho. Aquele barulho de final de aceleração. Esse mesmo barulho eu tinha num 1.0 quando usava gasolina, onde no álcool o barulho sumia. No Duster o combustível é álcool sempre, quando coloquei gasolina o barulho ocorreu com mais frequência. É normal? Esse é meu primeiro 4x4 e 2.0. Não sei se o barulho do cambio é comum em 4x4. E se o barulho que acredito ser do motor é comum em 2.0. Estava mantendo a rotação até 3000/4500 antes da passagem de marcha, percebi que barulho é imperceptível aos 2000/2500, então tenho mantido a rotação nesse limite na maioria das vezes, só que nem toda rua dá pra andar direito nessa rotação.
    ...
    Caro garaujo,

    Bem vindo ao fórum!

    Vamos lá:

    1) Sugiro que procure imediatamente a concessionária mais próxima e demonstre ao consultor da Renault (e se possível juntamente com um mecânico da concessionária também), pois é anormal esse barulho comentado por você. Quanto mais tempo passar deve piorar. Eles averiguarão e como o carro está na garantia poderão trocar qualquer componente da transmissão que seja necessário (embreagem, cabos de aço que ligam a alavanca do câmbio à caixa, etc.) sem qualquer custo para você, e se tiver possibilidade de demora no serviço, eles podem liberar carro reserva via voucher através do serviço Renault Assistance. Resumo: não espere com o problema até a próxima revisão, ok?

    2) Quanto ao segundo problema também é estranho e sugiro comentar também, demonstrando na concessionária. O meu passa as marchas sem problemas e sem queda absurda de rotação. Eles talvez verifiquem a programação da central eletrônica da injeção do motor;

    3) Pelo que você descreve, o terceiro caso parece o popular problema de "batida de pino", ou tecnicamente "pré-detonação". É como um barulho de pequenas marteladas ou griladas metálicas? Se for deve ser isso. O estranho é que o carro possui sensor anti-pré-detonação, e isto ocasionaria a redução do avanço da ignição para evitar o problema. Talvez o sensor esteja desconectado ou algo parecido. Também indico que leve o carro abastecido com gasolina para a concessionária verificar o sistema. De qualquer forma, após tudo isto, aconselho a abastecer o carro sempre com gasolina de boa procedência, porque combustível ruim é uma praga para o carro. Aconselharia também a evitar gasolina comum, optando sempre por aditivada, e, se você roda muito pouco, deixando o carro muitos dias parados, aconselho ainda mais uma gasolina do tipo premium (alta octanagem), como a BR Pódium. Segundo estudos essa gasolina dura bem mais que a aditivada e a comum (estas últimas estragam bem mais rápido no tanque e nas tubulações e injeção do carro).

    Resumo da ópera: concessionária!

    Observações:

    a) Me parece ser um caso isolado, pois de um modo geral não tive conhecimento de mais ninguém com esses problemas (com exceção da batida de pino, dependendo do combustível). Mas com a concessionária, você deve resolver sem problemas;

    b) Tive que tentar inferir os problemas somente pelo texto. Talvez fosse melhor você anexar no fórum (neste tópico) um post contendo gravações de áudio ou de vídeo, ok?

    Abraços, boa sorte, e fique com Deus!
    dd1969.

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