x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9

Bom dia, ajmacedo,

Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    ... Mas você concorda que não faz muito sentido mecânico tornar não recomendável o rodízio?
    Tenho que concordar que realmente não parece fazer sentido a não recomendação do rodízio para o Duster, enquanto em diversos outros 4x4 consta justamente o contrário.

Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    ...Toda vez que coloquei gasolina (umas 4 ou 5 vezes) a média não foi nem 10% melhor, tanto na cidade como na estrada, além do carro ficar mais "xoxo" nas subidas e ultrapassagens. Um último comentário: faz muita falta o "consumo instantêneo" no computador de bordo, mais do que o comando de "um toque" nos vidros elétricos.
    O meu, rodando na cidade o consumo parece bem maior no etanol, mas como tenho rodado bastante em uso rodoviário, percebi que a diferença de consumo é pequena mesmo, e, no meu caso, tenho optado por uso do etanol, nem tanto por causa da economia, mas principalmente, como você disse, pela diferença muito grande na performance. Realmente, depois de rodar com etanol, voltar para a gasolina faz parecer que o carro está sem força, especialmente nas baixas rotações e retomadas de velocidade. E também a Renault deveria incluir o consumo instantâneo, coisa que meu antigo Idea possuía, e a motocicleta atual também possui. Faz falta realmente para estabelecermos facilmente o melhor padrão de pilotagem visando o consumo.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Óleo de diferencial você vai num Postão da vida e verifica se precisa trocar. Isso se não tiver no manual do proprietário.
    Caros Julinho Viol, Grand Vinicius e geroliveira,

No Manual de Proprietário não há qualquer menção sobre o assunto, mas já no Manual de Garantia e Manutenção consta nas páginas 14 e 15 o programa de manutenção para vários modelos do Duster, com vários motores, incluindo o de motor F4R que é o 2.0 utilizado no 4x4.

Naquelas páginas consta na seção "Caixa de Câmbio" a instrução "Controlar óleo do câmbio e diferencial" a cada "20.000Km ou 12 meses", mas não encontrei qualquer menção sobre a marca e o modelo desse óleo. Nesse ponto a Renault parece estar atrás de outras marcas como a Fiat e muitas outras que declaram bastante informação técnica nas especificações do veículo, incluindo todos os materiais, fluidos, etc.

Fazendo uma analogia com óleo de motor para o qual existem 3 tipos (mineral, semissintético e sintético) além de que há diversas faixas de viscosidade (20W40, 20W50, etc.), e também há a recomendação para não misturar óleos de tecnologia diferentes, talvez haja o mesmo com o óleo do câmbio e diferencial.

Como não há qualquer indicação nos manuais do Duster sobre o tipo de óleo que vem de fábrica para o câmbio e diferencial, sugiro indagar na concessionária qual a marca, modelo, viscosidade e composição do óleo utilizado nessas partes.

Após conhecer qual o óleo utilizado pela fábrica, e o proprietário conheça bem qual característica deseja alterar, é que poderia verificar outra marca (como Motul, Mobil, Castrol, Shell, BR, etc), mas mesmo assim, imagino que deveria haver o escoamento de todo o óleo utilizado atualmente, antes de adicionar o novo óleo. Talvez, algum membro que seja mecânico ou engenheiro possa elucidar melhor a questão.

Abraços, bom final de semana a todos, e fiquem com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    03/03/2016
    Local
    Araçatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Obrigado dd1969, e a dúvida persiste, o certo seria mesmo verificar em alguma concessionária, mas tenho até medo, a maioria não sabe nada e aqui na cidade só tem uma

Usuário Avatar de geroliveira
    Entrada
    29/10/2012
    Local
    divinoipolis/MG
    Obrigado amigo dd1969, publiquei sua resposta no grupo de whatsapp Duster Club Brasil, aguardadno respostas .

Usuário Avatar de geroliveira
    Entrada
    29/10/2012
    Local
    divinoipolis/MG
    E ai dd1969 faz parte do grupo ? de Whatss app ?

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por geroliveira Ver Post
    E ai dd1969 faz parte do grupo ? de Whatss app ?
    Bom dia, geroliveira,

Não faço parte do grupo do WhatsApp. Somente deste fórum.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    13/04/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Olá Galera!

Sou novo aqui no forum e gostaria da opinião de vocês.

Hoje tenho um Jeep Renegade 4x2, além do carro não andar nada, consumo alto de combustível e não aguenta pegar uma trilha leve.
    Estou vendendo o meu carro e pretendo pegar um Duster 4x4 2014 com GNV 5 geração.

O que vocês acham, do GNV 5 geração no Duster 4x4?

Será que tem influência no desempenho do carro 4x4?

Usuário
    Entrada
    03/03/2016
    Local
    Araçatuba/SP
    Dizem q o GNV 5 geração é muito bom, ja vi em funcionamento em um vectra e era normal, creio que nao irá influenciar no desempenho, só lembre que carro com GNV não pode bobear no oleo do motor, sempre trocar bem antes do prazo

Usuário Avatar de mduduchi
    Entrada
    10/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Olá pessoal,

Sou um velho jipeiro novo proprietário de uma Duster 4x4 2013, muito por conta de ter lido todo este tópico, e estou gostando bastante do carro. Gostaria de aumentar o tamanho dos meus pneus para deixar a Duster mais alta, mas no momento não pretendo colocar nenhum lift. Já vi no tópico diversos de vocês relatando pneus de até BF AT e Michelin 225/70 r16 sem lift, mas não vi ninguém que falou de usar um 235/70 r16 que foi a única medida de BF que eu encontrei disponível no mercado. Alguém já colocou? Acham que vai pegar ou ficar fora de estética?
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    Fora de estética, não. Mas pega. Tentei também. Não achei também os 225/70.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de mduduchi
    Entrada
    10/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Obrigado pela resposta Vinicius. Me poupou trabalho. Pena que pegou o 235/70 r16. Então a ideia deve ser colocar um dos abaixo ou outro ainda que não conheço. Qual vocês acham melhor?

a) Pirelli ATR 225/70 r16;
    b) Firestone Destination AT 225/70 r16;
    c) Michelin LTX A/T 2 225/70 r16;
    d) Yokohama Geolandar A/T-S 225/70 r16;
    e) outro?
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Prezados,

Sempre fui adverso ao Duster por achar que ele é um Sandeiro melhorado, comparando-se ao Ecasport.
    Hoje peguei um Uber que era um Duster 2016 e o motorista me informou alguns mimos que esse ano melhorou, como cambio de 5 velocidades (automático), piloto automático.....
    Pergunta: melhoraram a tração? Pode ser comparada a de que carro? Pelo que tinha ouvido falar, era igual a weekend e da ecasport. Será que estou errado.

Abs
    MFonseca1

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem