Pavani, só a título de curiosidade, como foi o desempenho da frontier na empreitada??
Que ano é a mesma, quais as modificações ela possui?
Grato.
Versão Imprimível
Pavani, só a título de curiosidade, como foi o desempenho da frontier na empreitada??
Que ano é a mesma, quais as modificações ela possui?
Grato.
Troller a vista,
Não passava a mais de ano com o Troller, de Stark passei sem problemas....
GiovanniP,
A Frontier é bem valente!
Um abraço!
Pavani
TAC chega ao Stark número 50 e já pensa em exportar para a Europa Autor: Moriah
11/05/2010
http://www.noticiasautomotivas.com.b...a-a-europa.jpg
Devagar se vai ao longe. Parece que essa expressão popular é o lema da TAC, fabricante nacional do utilitário Stark.
Desde que começou as vendas do jipe catarinense, a empresa conseguiu vender 38 exemplares e agora chega ao 50º veículo produzido.
A TAC emprega apenas 35 funcionários e não espera atingir altos números de produção como outros fabricantes.
A idéia é oferecer um produto bastante específico para o mercado, onde geralmente o consumidor deste tipo de veículo tem bom poder aquisitivo.
O Stark utiliza partes mecânicas de vários fornecedores, entre eles a FPT da Fiat, que fornece o motor turbo diesel 2.3.
A filosofia da empresa foi adquirir peças de fornecedores estabelecidos no mercado e assim montar o Stark especificamente para o off-road.
A empresa já tem planos de exportar até duas unidades por ano à Europa, graças a dois sócios espanhóis. No total são 95 sócios na TAC.
Com preço sugerido de R$98.700 e prazo de 40 dias para a entrega, o Stark segue ganhando mercado aos poucos, sendo produzidos apenas três unidades por semana.
FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.b...para-a-europa/
Não entendo como a TAC quer exportar produzindo tão pouco... Lá os caras tem grana pra comprar "Só pra ver" ou modificar todo se necessário...
E agora, as exportações serão só por encomenda tbm???... Quanto custaria pra Europa???... Mal tão vendendo aqui, isso não prejudicaria mais as vendas no Brasil???...
Acompanho com muita curiosidade e espetativa esse projeto, desde que li ha alguns anos(6 ou 7?) a captação de 15milhões cash para o desenvolvimento desse projeto nacional.
Fui frustado em pelos seus vários quase lançamento, mas fiquei muito feliz por saber que já há felizes proprietários em uso.
Por isso, aproveito o tópico de entendidos e proprietario(s) em TAC e peço aos amigos para responderes, se souberem, minhas perguntas esclarecendo minhas dúvidas, seguintes:
- Vão livre:
No Troller, o nos demais veículos com suspensão convencional, o calculo é medido a partir das bolotas dos diferencais, ou seja a parte mais próxima do chão, certo?
1 -Então, usando este mesmo critério o certo no TAC não seria medir a partir de suas barras de suspensão, usando o mesmo criterio dos demais?
2 -Se não tem estoque de veículos prontos, ou seja o comprador paga para depois de 40 dias receber o veículo o certo não seria chamar de MONTADORA e não de FÁBRICA?
3 -O que realmente é fabricado pela TAC;a gaiola e estrutura dos agregados da suspensões?
Abraços curiosos.
Badia
Badia, NADA é fabricado pela TAC. E sim, ela é uma montadora, não uma fábrica. Assim como a Fiat, a Renault, a VW e todas as outras aqui no Brasil. Ninguém mais fabrica nada hoje em dia, só "junta tudo".
A gaiola é fabricada é Curitiba, vem prontinha, faltando apenas a pintura. Sobre as suspensões, é o mesmo esquema, só não sei quem fornece.
Oi Punch, obrigado por parte do esclarecimento, na realidade não é tão assim com relação as grandes, as peças desenvolvidas pelas engenharias delas são fabricadas apenas para elas, sob licença, o que não acontece no caso e não acontecia no Troller antes da Ford.
Mas mesmo assim acho estranho só "montarem" depois do cara pagar, por isso os 40 dias da entrega.
Mas sem rede de revendas quem dá a garantia, faz as revisões, etc.etc.?
Gostei acho que vou abrir uma "montadora".eheheheh
Badia
Badia, como não? É assim na TAC também... hehehe Ela aproveita muitas peças de outros carros, mas tantas outras são exclusivas também, o que a deixa perto das grandes.
Sobre revisões e garantia, tudo pode ser feito na fábrica (pra quem mora por aqui ou faz questão que o seja) e numa rede de oficinas que serão credenciadas e treinadas por eles.
Badia,
Bom dia! Como vai?
Abaixo seguem as respostas. Ok?
1 - O STARK tem suspensão independente. Dessa forma os braços de suspensão podem subir e descer conforme o obstáculo a ser transposto. Assim, o ponto mais baixo também é a ponta da bola do diferencial, só que se você observar por baixo a diferença é grande comparado ao Troller. Se medir no quadro da suspensão, ai a medida é mais favorável ainda para o STARK.
Prometi para os amigos do Fórum tirar as medidas de um Troller com pneu 35" e um Stark com pneus 35" para que possam fazer uma comparação, assim que tiver um tempinho farei essa medida e posto no Fórum.
2 -O que diferencia uma empresa da outra, não é ter estoque ou não. É o processo produtivo. Hoje em dia, quase todas são montadoras. A FIAT, por exemplo, tem toda a carroceria estampada pela Usiminas, que já fica com o refugo do aço da estamparia, e o utiliza novamente. Tudo é comprado de empresas especializadas. Ar condicionado, freios, amortecedores, rodas, pneus, bancos, chicotes elétricos, etc....etc....
Sobre o prazo de entrega é relativo e depende muito da cor escolhida, pois como um diferencial a TAC pinta o veículo da cor que o cliente quiser, mas do contrário já tem alguns pontos de venda como em São Paulo que possui o carro à pronta entrega e com um bom estoque de cores diferentes.
3 - A TAC não fabrica nada. Ela projetou, desenvolveu, fabricou os protótipos e agora compra os sistemas das mesmas empresas que vendem para todas as montadoras. O Cambio por exemplo, é da EATON, o mesmo da S10, da Ranger, do Troller, etc... Os eixos são DANA 44 com bloqueio na traseira, igual a S10, Troller, etc... A Transferência Borg Warner, a mesma da Ranger, Troller, etc... Amortecedores são Monroe, desenvolvidos para o STARK, o radiador e intercooler também são específicos do STARK, Cardans DANA, específicos para o STARK, etc..... E por aí vai....
Espero poder ter te ajudado e o que puder esclarecer estou à disposição.... Se você vem acompanhando o Tópico eu comprei um Stark e sou dono da Garagem 4x4 uma Oficina Especializada em veículos 4x4, sei dessas informações pois como usuário e mecânico já tive uma conversa com a Tac para ser um Ponto Autorizado em manutencão em São Paulo.
Eles estão cadastrando empresas sérias e especializadas para que o cliente tenha segurança comodidade nos seus serviços, diferente de outras "Montadoras" que temos no Brasil.... Ainda não tem nada certo, mas estamos estudando essa possibilidade....
Grande abraço!
Pavani
Show Pavani, obrigado pelos esclarecimentos.
Quero ver ao vivo essa fera calçados com os 35" na Fenajeep.
Abraço,
Badia
Oi Pavani tenho uma duvida também a carroceria do Stark é de lata ou fibra, tens ideias do peso desse jipe?
abs
MArcelo