
Postado originalmente por
Francisco Gefferson
Alguém conhece algum site/link com informações detalhadas sobre o motor do Stark??? Por exemplo, se o motor tem corrente interna, o peso, se o bloco é de alumínio ou de ferro fundido e etc...
Gefferson (Troller 2009/2010)
Olá Gefferson, boa tarde. O motor que impulsiona o Stark é o S23, um 2.3L 16V Turbodiesel Intercooler, inédito no Brasil, fornecido pela FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina Acho que a FPT pertence à Fiat. O propulsor possui quatro cilindros, injeção direta common-rail e gera 127 cv a 3.600 rpm, com um torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm.É o mesmo motor do Fiat Ducato:
O motor do Fiat Ducato 2010 é o novo F1A 2.3l MultiJet turbodiesel intercooler. Moderno, compacto, leve, versátil e, também, o primeiro da FPT – Powertrain Technologies com a tecnologia MultiJet do mercado brasileiro para veículos leves. Este propulsor alia alta tecnologia, excelente desempenho e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes.
O novo motor MultiJet apresenta sua excelente relação peso / torque, superior a maior parte dos motores 3.0l disponíveis no mercado. Trata-se de um propulsor moderno cross flow e que possui um sistema de injeção common rail de alta pressão (1.600bar). Ao substituir o anterior, oferece o mesmo desempenho, com menos consumo de combustível, caracterizando o moderno conceito de “downsizing”, ou seja, motores de alta tecnologia, mais compactos, com menor capacidade cúbica e que atingem altos desempenhos – equivalentes a motores maiores – com mais economia de combustível e menor índice de emissões. Essa tendência é uma resposta às circunstâncias atuais no mundo, nas quais a redução das emissões de poluentes e o baixo consumo de combustível são fundamentais. E esse novo motor, que a partir de agora equipa toda a linha Ducato 2010, faz isso muito bem.
Ele oferece 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm. Por ter uma curva de torque praticamente plana entre 1800 rpm e 2800 rpm, o motor trabalha a maior parte do tempo na faixa de eficiência máxima. Com isso, consegue mais economia e melhor rendimento, com menor necessidade de trocas de marchas, retomadas mais ágeis e força para qualquer situação.
O baixo peso do motor, 20 kg mais leve que seu antecessor, é conseqüência de tecnologias aplicadas, como o cabeçote de alumínio. Outro ponto que impacta positivamente para o usuário é o uso de biela fraturada, que proporciona menores índices de ruído e vibrações. Estas vantagens também são obtidas em função do propulsor contar também com sub-bloco.
Com um eficiente sistema de partida a frio, o motor MultiJet pode ser acionado mesmo em baixas temperaturas. Além disso, o Ducato é dotado de tecnologia Drive by wire - onde o acelerador eletrônico proporciona uma dirigibilidade mais suave, com menos tranco nas acelerações. Seguindo a legislação brasileira para os motores de sua categoria, o motor atende às normas de controle de emissões Euro III, sendo que ele é predisposto também para as tecnologias Euro IV, Euro V e Euro VI.
p.s. NESTE SITE HÁ MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MOTOR: http://www.powertechengines.com/IvecoIndustrialEngines.html