Interessante.
Quero é que essa TAC se dê muito bem, pois assim será melhor para o consumidor.
Versão Imprimível
Interessante.
Quero é que essa TAC se dê muito bem, pois assim será melhor para o consumidor.
Boa tarde.
No final do ano efetuei um test drive no Stark. Já havia acompanhado o teste do programa Vrum (disponível na web) e fui já com algumas expectativas...
Entretanto, tive algumas impressões diferentes. No Vrum critica-se a baixa visibilidade traseira, o que eu não achei assim tão ruim de se comentar. No Vrum tb se comentou de o pedal da embreagem ser duro, eu achei exatamente o contrário, mas com um curso muito longo. Este sim, um ponto fraco, pois o carro reclama bastante a troca de marchas em trânsito para pequenas reduções/aumentos de velocidade. Entretanto, soube que é um item (ajuste do curso e pressão do pedal da embreagem) que pode ser ajustado em oficina ao gosto do freguês! No quesito dirigibilidade / manobras fiquei satisfeito, bom curso de giro e muito fácil de estacionar. Tem muito boa força de arranque e direção muito macia. Falou-se por aqui nesse forum, que acompanho em off, sobre a questão dos amortecedores independentes que proporcionam um maior conforto. De fato, não o percebi como um carro duro, mesmo sendo proprietário de um civic SI, ou talvez mesmo por isso !! Não tive a oportunidade de poder desenvolver velocidade na máquina, mas creio ser fundamental poder fazer esse teste, pois para viajar grandes distâncias é fundamental podermos desenvolver uns trechos a 140 km/h para mantermos uma velocidade média razoável! Tb achei o acento do banco um tanto quanto curto, mas tb acredito ser uma questão de adaptação! Enfim, parece ser um bom carro, só não vou trocar o meu agora pq não vejo nenhuma movimentação no site oficial da empresa há meses, nada relevante na mídia e tenho muito receio com a rede de manutenção, pois em Aracaju, onde resido, a revenda não dispunha de nenhum modelo e ninguém sabia informar nada sobre o veículo! Em Pernambuco onde tenho família não há revenda, só consegui dirigir um em Natal-RN! Mas vou ficando no aguardo para ver se há avanço no desenvolvimento do carro e na rede de revenda / assistência, para poder investir...
Abraço a todos.
Parabéns pelas palavras amigo Kleto.
Na minha opinião, o Stark é muito facil de fazer manutenção, quase tudo nele é de facil acesso e não é necessário equipamentos especiais para efetuar manutenções, um dia ele fica usado, perde a garantia e voce parte para outra, assim é em todos os modelos, stark não foge a regra.
Eu prefiro a revenda, faço um acordo e pago o preço justo. sou eu que determino o que quero fazer no meu jipe, precisa entender um pouco de mecanica 4x4, assim fica mais facil e mais barato...
grande abraço
Aqui em BH ele está totalmente em combate, veja no link a viatura na trilha galopeira, e os comentarios em outros grupos é que o Andre passeou a tao temida trilha de pedras. E tem mais , quem estava na trilha disse que o carro dele tinha varias peças em teste para a fabrica
Usando pneu 35 ,todo bloqueado e nao quebrou nada. Pelo que me disseram logo no inicio ja voltou 2 trollers quebrados.
Parece que o pessoal que foi nesta trilha tem varios videos, vou tentar consegui-los e postar aqui.
STARK NA GALOPEIRA - YouTube
Abç
Boa noticia... Acredito que o caminho para o sucesso seja este: quebrar, aprender e melhorar! Fico feliz de ver o Stark evoluindo e superando os desafios! Agora é preciso ganhar espaço no mercado... e incomodar a Troller, que está precisando (e já faz um tempo)! ;)
Não sei se realmente vale mesmo a pena postar por aqui, como outros colegas mesmo observaram tem muita levantada de bola para vir outro e finalizar o lance... E falando bem ou mal, o importante nesse momento é que falem do produto para que ele não caia no esquecimento, né isso mesmo?
Tem colega até relatando as vantagens de não existir assistência técnica e, ou revenda autorizada dessa viatura em muitos (quase todos) lugares do Brasil, pois nessa viatura tudo é muito fácil, garantia para que mesmo, né isso?
Acho até que a TAC deveria vender mais em conta e no sistema de KIT'S, "MONTE VOCÊ MESMO" . . . Dessa forma resolveriam todos os problemas que enfrentam de necessidade contínua de financiamento público, de doação de terreno e isenção de impostos para montar fábrica, revendas e principalmente assistência técnica...
Quem tem idéia de onde e de quantos são os Starks montados nesse último mês?
O PROJETO STARK, acho que ainda se pode colocar como PROTÓTIPO, pois não se tem idéia de fabricação regular em linha de montagem.
Pelo pouco que vimos pela internet mesmo, dos que conseguiram alguma informação a respeito dos straks de demonstração e que participam das trilhas, eles abandonaram as homocinéticas e colocaram sistemas de cruzetas... Isso é de linha ou só para enfrentar terrenos mais agressivos?
Nem sei quantos anos depois de diversos lamçamentos, e apesar de eu mesmo ter andado por 3 vezes em dois dos protótipos... O Stark ainda se apresenta como uma grande incógnita para a maioria dos colegas...
Que se findem os mistérios e que realmente surja uma nova viatura nacional, é esse o desejo de todos os jipeiros brasileiros!
Infelizmente no Brasil, é assim, uma dificuldade para montar uma industria automobilistica..
O Governo Ajuda, mas ganha o dobro em cima...pagar 95 pacote por um jipe é absurdo... vai fazer o que amigo se a metade desta grana vai para o governo...ops desculpe, vai para aqueles que disputam a tapas e socos o ganho desta fonte inesgotável de "grana fácil".
O que houve então com a troller??? está aí a mais de uma década e não se modernizou, não tem air bag, não tem abs, etc etc etc... e aquele santo antonio de vidro??? bom é samurai né...japones...peças somente em ferro velho, novas são caras,,,fazer o que né amigo....culpa do governo...
A TAC Motors luta incansavelmente, mas para tentar conseguir colocar no mercado nacional, um produto nacional, é dificil...é quase impossível....bom é que o povo brasileiro ajuda...
a ciumeira é grande....isso posso falar de carteirinha...
Tenho gosto por todos os produtos 4x4, todos...e tenho atualmente duas paixões...O Unimog e o Stark...
grande abraço....e esperando o Stark 2012 tranquilo, como a vida é...
Lucio Flávio
Lucio,
Quando vc fala assim.. vc esquece que vc é brasileiro(eu acho) e esquece que pelo menos EU (sou brasileiro) estou de SACO cheio de outras pessoas (empresas, politicos) se aproveitarem de mim e empurrar um carro dizendo ser o melhor do mundo e pelo preço absurdo e quando quebrar ficar rindo da cara.. "ih quebrou ... troca a peça por outra daquele lote que não presta para calar a boca do ótario ai."
Isso sim é um lixo!
Quem ja teve troller sabe dos problemas e sabe também que não vão mudar nem tão cedo.. compra quem gosta..
Quem ja teve suzuki, especialmente samurai sabe que não QUEBRA, sabe que não tem PROBLEMAS a não ser os que nos causamos por querer incrementar algo que engenheiros levaram milhões para fazer.. digo isso pois passei longo de 2 anos usando dia a dia e fazendo trilhas de samurai.. viajando 600km por fim de semana e ainda no fim de semana fazer trilha... depois lavar e tome mais 600km sem revisar nada.. pq? ROBUSTO apesar de ser PEQUENO.. como dizemos aqui.. "pequeno e grande SAMURAI"
Hj tenho Engesa que é de uma empresa falida.. tem problemas? claro... mais agente corrige..
Agora a TAC... no meu ponto de vista.. digo no MEU.. ter um GOVERNO como sócio.. já é d+ heim? é chamar brasileiros de retardados..
é Sim um projeto PROMISSOR!!! e muito!!! mais nesse momento quem tem stark ta com medo.. niguem se pronuncia em NADA! sem contar que so falam no stark IRF... ai eu pergunto... será que não fizeram a TAC para apenas vender para vender o IRF ? que o resto seja fachada mais uma vez ? quem sabe ? NIGUEM? dúvidas e mais dúvidas.
OBS.: Nunca tive TROLLER por não gostar.. direito MEU.. apesar de achar um carro bom..(na mecanica).. Gostaria de comprar um STARK.. mais não caibo dentro dele.. fico apertado pacas e encomoda d+ o painel na perna.. (console central) ou seja.. não ireia comprar um..
Abraços,
Vejam aí as noticias aparecendo.
Montadora catarinense confirma R$ 200 mi de investimento | Economia | O POVO Online
MAIS UMA PROMESSA DE "COMEÇO DE PRODUÇÃO":
"...A TAC Motors começa a produzir em julho as primeiras 150 unidades/mês dos modelos Stark 2.3 2012 modelo 2013 para o mercado off-road e o Stark IRV, voltado para o mercado de segurança e defesa..."
MAIS DINHEIRO PÚBLICO:
"...-os incentivos serão os previstos no Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI). “Redução do ICMS por 10 anos é um deles”, confirma o presidente da TAC Motors..."
MAIS INGRATIDÃO:
“...saindo de Joinville porque estão distantes dos principais compradores. Lá não tem dunas e aqui já existe a Troller [Ford]..."
...
Será que agora vai?
Sei não, mas se der probema de caixa, vai para Manaus e começa tudo de novo...
O STARK é a primeira VIATURA GONZAGUINHA do Brasil... Vive (ou vivia) cantando: "COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, SE PRECISO FOSSE, MEU AMOR..."...
Diário Catarinense de hoje::news-coffee:
Governo quer dinheiro investido no Stark de volta.
Com a mudança da montadora para o Ceará, SC Parcerias vai vender sua participação
O diretor financeiro da SC Parcerias, Hamilton Peluso, confirmou que o governo do Estado sairá da sociedade com a TAC Motors, solicitando a recompra da fatia de 13,51% que a estatal tem na montadora do jipe catarinense, o Stark.
Neste mês, a TAC assinou um protocolo de intenções com o governo do Ceará para a migração da empresa instalada em Joinville para a cidade de Sobral. Ainda não há data ou previsão para que os recursos voltem para a SC Parcerias. O diretor da estatal diz que o processo deve ser feito sem pressa. A decisão final pela migração para o Ceará será tomada na assembleia geral dos acionistas da empresa prevista para a primeira quinzena de março. Mas existe um consenso de que a fabricante de veículos 4x4 não vai seguir no Estado.
— Concordamos que a saída é determinante para o projeto de viabilização da empresa. Mas a motivação da empresa ter sido ficar perto do mercado consumidor, é apenas meia verdade. O fator decisivo são os incentivos federais dados para o Nordeste, e não os estaduais — opina Peluso.
O diretor da SC Parcerias disse que não tem ainda como prever quanto poderá valer a participação acionária da estatal na TAC Motors. Mas o governo catarinense teria uma cláusula de recompra como garantia de que não perderá o dinheiro investido.
Além da questão financeira, Peluso vê retorno para SC em outras áreas.
— Este foi um projeto vitorioso e, se ele não pode ficar em SC, pelo menos a tecnologia utilizada poderá ainda dar um retorno para o Estado.
Por parte da TAC, um pacote de fatores teria contribuído para a saída da empresa de SC. O presidente da fabricante do Stark, Neimar Braga, comentou que a companhia recebeu propostas de quatro estados: Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará.
— A escolha dependeu de incentivos fiscais, logística, parceiros, mas o principal deles foi escolher um Estado que tivesse um pacote viável de financiamento — explicou Braga, por meio da assessoria de imprensa.
O presidente da TAC comenta que buscou o Nordeste porque a região oferece benefícios tributários que não foram oferecidos por SC. Fora o aporte da SC Parcerias, a TAC Motors não teria conseguido entrar em nenhum programa de incentivo fiscal catarinense, recebido doação de terreno ou estímulo de pagar menos impostos.
De acordo com Braga, para quem a SC Parcerias é apenas um dos 96 acionistas da empresa, a saída da TAC Motors de SC seria uma questão de competitividade empresarial. Caso a ida para Sobral seja aprovada na assembleia dos acionistas, o plano da empresa é começar a produção dos jipes em solo cearense em junho.
Em Joinville, a TAC Motors chegou a produzir 20 veículos por mês. Com a possibilidade de conseguir novos investidores no Ceará, a empresa planeja fechar o primeiro ano de funcionamento no Nordeste produzindo 150 veículos por mês. Pelo planejamento do grupo, o parque fabril no Ceará seria implantado em duas fases. Nos primeiros cinco anos, o investimento previsto será de cerca de R$ 200 milhões.