A Frontier automática não tem a mesma paulada na saída da manual, talvez por isso tenha estranhado.
Alás, tirando a excelente comodidade do câmbio automático (não quero outro mais), ele irrita um pouco com as suas escolhas de marchas.
Tem momentos que você quer dar uma condução diferente e ele faz as próprias escolhas. Mas, você sempre pode usá-lo com marchas mais baixas, uma segunda ou terceira, ou desligar o overdrive. Às vezes faço isso quando quero uma condução mais rápida, ao meu gosto, mas no uso diário o câmbio automático é muito interessante, principalmente na cidade.
Eu já carreguei muito peso numa das minhas (até moldes de injeção), e encarei estradas com esse peso. Ela foi muito bem.
A sensação, por conta do motor dela é que de não tem esse peso, e a estabilidade se manteve normal, mantendo-se muito firme a todo momento sem qualquer perda de equilíbrio.
Porém, e talvez por isso, eu nunca usei os pneus originais dela. Sempre troquei os pneus logo que comprava a picape e uso modelos 4 cm mais alto, AT, como o All Terrain ou os Michelin. Acho o pneu dela muito fraco para essa caminhonete, mole demais.
O comportamento dela muda com uns pneus mais adequados, além de que terá um desempenho melhor em lama também, algo que costumo enfrentar às vezes.