Eu acho que vou concordar com o amigo Fred, pois durante o teste eu não percebi isso, ou seja, não foi algo que me chamou a atenção. Se fosse tão pesada assim, eu teria percebido e até me incomodado com isso.
Bem parecido com a frontier antiga e consideravelmente mais pesado que o da minha Hilux
Com relação à venda de picapes existe muito regionalismo nisso, em minha região e em outras regiões rurais a maioria compra pro trabalho mesmo e se vende muita Hilux, muita S10, agora algumas ragers, Amarok tenho visto bastante aqui e frontier nova só test drive mesmo ( as antigas vendiam um pouco mas na maioria adas vezes pelo seu preço e depois acabavam gostando da picape pois realmente não dá muitos problemas)
Não gostaria de gerar discussões mas já vi esse motor abrir o bico após estourar (literalmente) a turbina com 80k tendo dodas revisões na concessionária, inclusive foi arrumada na garantia. Tenho alguns amigos que possuem retifica e conversando com eles e outros proprietários o motor é bom mas não é esse aí que estão dizendo aí no tópico não, raramente chegariam a essa marca de 800k km, e motor que vai rodar seus 300k km assim como a maioria das demais.
Vamos tomar cuidado e diminuir a paixao, nada e perfeito
Com relação às vendas da nova frontier o pessoal que tem feito o test que eu conversei tem gostado da picape mas achado o preço salgado e todos dizem que vão esperar o desconto PR. Resumindo vindo do México a essse preço sem desconto de PR não vai conseguir concorrer acho que vindo da Argentina com um bom desconto e saindo na casa dos R$ 140k ( preço da ranger XLT que ainda acho maior negócio) ela deve subir as vendas, a frontier é uma boa picape mas vende pelo custo beneficio, coisa de posicionamento como já disseram por ai
É o que falo e repito, qualquer veículo não é investimento e sendo um bem de uso e desgaste, a maioria das pessoas compram carro pensando em custo x benefício, ou seja, aquele que perderá o menor valor possível com o uso e despenderá o menor valor em manutenção.
Assim já temos algumas variáveis a considerar, tipo um veículo que é comprado 0km por menor valor que outro do mesmo segmento, nem sempre vai conseguir manter a mesma diferença na revenda. Ou um veículo que tem manutenção e seguros muito mais caros que outro modelo.
E também tem o fator qual será o uso do veículo. Pra mim e para uma grande maioria, que usamos picape apenas em asfalto e uma terrinha esporadicamente, qualquer carro serviria, até Celta, Uno, Gol, qualquer coisa comprado 0 km e usado até uns 3 anos não dá problemas. Lembro de quando minha família tinha uma pequena propriedade rural em que tínhamos que andar apenas uns 5 km de terra e barro, nunca tivemos picape, sempre foi carro e nunca nenhum deles apresentou qualquer problema. Meu tio que também tinha propriedade rural, porém tinha que andar uns 25 km de terra toda semana, nunca teve picape e seus carros nunca apresentaram nada de problemas.
Vemos que para o uso mais severo na lida da roça e buraqueira mesmo, não é uns buraquinho bobos não, a Hilux é a mais cotada do mercado, seguida pela Triton. Nenhuma outra aguenta o que elas aguentam.
Considerando os fatores mercado - desvalorização, manutenção, valor de seguro, paixão (gosto por determinado modelo) e principalmente o uso que a picape fará, conseguimos traçar um perfil de qual veículo é mais adequado a determinada pessoa. E nesses aspectos que considero a nova Frontier muito ruim de custo x benefício pelo preço que é cobrado, sua posição no mercado e os equipamentos ofertados. Aliando ainda à nova tendência de motores diesel de baixo torque em rotações mais baixas, desagrada muita gente. Quem quer picape à diesel quer torque de saída, se quiséssemos torque em altas rotações compraríamos picape com motores Flex.
Sendo assim, uma picape sendo vendida por R$ 160 mil, que vai ser usada na maioria das vezes apenas em asfalto como veículo de passeio, como são hoje em dia a maioria das picapes, deveria vir com mais Air Bags, com protetor de pescoço e cinto de 3 pontos para o 3º ocupante do banco traseiro, um motor mais forte (até hoje não sei pq tiraram o ótimo motor 2.5)
Daí o camarada vai tirar uma picape 0 km e constata que qualquer uma supri suas necessidades, pois o mesmo vai vende-la depois de uns 3 anos no máximo. E encontra opções com desconto como S10 LT por 125 mil, S10 LTZ por 145 mil, que possui um ótimo conjunto mecânico, motor muito forte e câmbio de 6 marchas muito bom. Ranger XLT com desconto por volta de 142 mil e Limited por 160 mil, com vantagem para a Ranger por possuir 7 Air Bags em todas as versões e vantagem para a S10 por possuir mercado melhor. E tanto Ranger como S10, nas versões mais completas, possuem equipamentos de segurança que a Frontier não possui, como piloto automático adaptativo que freia sozinho o carro ao aproximar do veículo da frente e sensor de mudança de faixa. Como também a Hilux SRV por 155 mil, que na minha opinião não tem custo x benefício bom por ter um motor fraco e seguro muito caro, mas é a referência do mercado de picapes, apresentando boa revenda.
Se a Nissan quiser que a NP300 venda alguma coisa, vai ter que diminuir muito os preços.
Não precisa fazer textão, é só aceitar o fato de que 2 airbag qq lata de sardinha tem e é sim inaceitável uma camioneta de 170 mil vir somente com eles. Se aumentar 1% de chance de diminuir ferimentos em uma colisão pra mim já é mais do que suficiente pra ter motivo de colocar, afinal, as vezes é só uma colisão pra pessoa morrer ou ficar aleijada pra sempre. Geralmente não escolhemos a colisão que vamos ter, nem se vai capotar ou bater de frente, eu já tive a lateral destruída por outro carro e sei muito bem como o airbag lateral ajuda, principalmente pois protege a parte mais importante do corpo, a cabeça. E sim, segurança passiva é mais importante antes do acidente mas na hora que já deu a cagada eu quero o máximo de proteção. Sinceramente, as vezes vc parece aquele "Hilukero" que acham que é pq é Hilux é melhor, só que no seu caso é a Frontier, se tem é a melhor do mundo e se não tem é pq é desnecessário.
Edumar, sem querer polemizar, prove-me aonde que uma moto esportiva consegue levar a melhor em caso de uma colisão contra uma camionete, pelo que li no post acima, onde nem se quer veículos de passeio tem chances contra camionetes???????
Só se a moto entrar em baixo da camionete e o piloto sim, entrar pelo para-brisa da camionete e matar o condutor desta, aí vou vender as duas minhas e andar de ônibus.............
Traduzindo em miúdos, não sou apegado em marcas de veículos e sim o que me proporciona melhor custo benefício. Tive quase todas as marcas de camionetes, a melhor que eu considero em custo benefício foi uma Frontier Attack 2007, 4x4, com o bom e confiável motor MWM 2.8, praticamente em dois anos ganhei o que paguei nela. Após, comprei minha primeira camionete 0KM, frontier attack 4x4 ano 2012, com o desconto, mas a desvalorização pegou forte na hora da revenda, além de que o motor 2.5(uma turbina), na hora de subir uma barranca de rio carregada quase ariava, isso na tração 4x4 reduzida.
Essa nova Frontier, que chegou aqui com quase três anos de atraso, com o rebaixamento de cilindrada de 2.5 para 2.3 e duas turbinas, podem vender para quem quiser, mas para min não.
Não querendo cuspir no prato que a gente comeu, e me desculpem as opiniões contrárias, o último motor macho em camionetes e esse 3.2 4 cilindros(não confundir com o 3.2 5 cilindros da Ranger) da Triton, força em qualquer rotação, pois até as novas Triton estão saindo, se não me engano, com cilindradas 2.3 ou 2.4.
Para mim podem enfiar dez turbinas em motores menores(as concessionárias ficam felizes e dão risadas dos trouxas), mas capacidades cúbicas(cilindradas) em motores principalmente a diesel, ninguém me leva na conversa. Se um dia tiver que compra uma D20 ou F1000, para atravessar esse pais sem precisar trocar de marchas as comprarei, mas motorzinhos(quem gosta são os dentistas), que fiquem com eles.
Edumar, todos ja perceberam desde o começo do tópico que você é fanboy da Frontier. Além disso, adora desmerecer a opinião dos outros. É super entendido mas cita diversas vezes a Quatro Patas, ops Quatro Rodas, como referencia. A que me fez rir foi a referencia ao preço da S10, que falei que ser mais em conta e completa que a Frontier; informação corroborada pelo colega Fred Miranda. Basta pesquisar ao inves de ficar olhando tabela de revista.
Se eu acho um botão feio e de má qualidade frente ao valor da caminhonete é porque sou exigente com o meu dinheiro. Se voce não é, sorte das montadoras. A falta de exigencia do consumidor explica em parte o porque de termos carros tão ruins em nosso país, com péssimo acabamento e você contribui para isso. Ahhh mas você é um homem rústico, nao precisa e nem presta atenção nessas "frescuras"...
Gostaria também que citasse a fonte sobre airbags de cortina e laterais nao salvarem vidas... Numa pesquisa rápida no google, estudo de 2003 ja mostrava 45% de diminuição da mortalidade com o airbag de cortina.
Side airbags save lives in real-world crashes
New Evidence: Side Air Bags Save Lives - CBS News
Fico feliz também pela minha unica contribuição de valor ao tópico ser a da foto. Mostra, ainda que de forma ironica, o que voce pensa da opinião alheia.
Sergio só me permita fazer um adendo. Quando vc disse que em subidas a Frontier quase "arriava", talvez o motivo é que sua ex Frontier sendo 2012, era o motor de 144 cv. Eu tive uma 2013 com motor de 190 cv e aproximadamente 47 kgfm de torque. É bem diferente. Anda demais, mas demais mesmo. Tenho amigos aqui na cidade que tem Triton como a sua e a diferença de potência é gritante. Desde saída a Frontier já saia muito mais forte que a Triton.
Por isso que disse que a Nissan fez burrada em tirar o ótimo motor 2.5 de 190 cv e colocar esse 2.3 que não tem torque em baixa.
Inclusive, em vários países a NP300 usa o velho e conhecido motor 2.5 de 190 cv.
Olha Fred Miranda, não fiz nem em arrancadas nem em rodovias "rachas" com outras camionetes, mas a Frontier 190cv tenho que concordar, anda muito.
Quanto a questão de torque em baixa e alta x potência, pelo que aprendi e me corrijam se estiver errado, em baixa rotação só se consegue torque(força) com cilindrada, em alta rotação aí todos os motores tem. Em rodovias sem problemas, mas em uma subida forte, com uma camionete com câmbio manual e carregada e a estrada com muitas pedras e algumas raízes,(tem que subir bem devagar) as de baixa cilindrada ou se acelera tudo e sobe quebrando ou queima a embreagem, não tem outro jeito. No caso da frontier que tinha realmente era de 144cv, mas a cilindrada da 190 são as mesmas, 2.5, então, em baixa rotação o torque é praticamente o mesmo.
Um exemplo que li há uns tempos é do caminhão MB 1113, que com 130 cv e terceiro eixo traciona umas 18 toneladas, e um motor de fórmula um atual, 2.5 e 800cv de potência, mesmo botando uma caixa automática com redução não conseguiria tracionar o peso do 1113 com 130 cv.
Em alta rotação até o Gol turbo 1.0 16V virava um canhão, mas em baixa rotação e carregado era de dar fogo.
Quanto ao motor da Triton. 3.2 de cilindrada, acredito que a Mit tenha "amansado" ele, pois esses motores a diesel das nossas camionetes giram quase 5000 RPMs e Amarok tirou 180cv de um 2.0, a Nissan tirou 190cv de um 2.5, esse motor facilmente teria uns 210cvs. Pelo que li na corrida e se não estou enganado, não sei se aqui no Brasil ou fora, tem pajeros com 200cv e esse mesmo motor. Ou dar uma chipada nela e pelo que vi, vai para uns 210-220 facinho.
Bom dia Sérgio, a questão de torque em motores turbo é relativo. Depende da graduação do comando de válvulas, depende do tamanho da turbina e se a mesma é TGV.
A Frontier 190 cv, como qualquer outra Frontier 2.5 tem turbina TGV e com pressão de 1,5 bar, possui muito torque desde a saída.
O motor realmente não tem força antes de 1500 RPM, mas ao atingir 1500 RPM o torque já é de 80% dos 47, ou seja, aproximadamente 37 kgfm. O mesmo torque total do motor da Mitsubishi a apenas 1500 RPM.
Se estiver com a reduzida então, onde a rotação sempre é mais alta, não sente falta hora nenhuma de força.
Todas as vezes em que utilizei a reduzida, foi em uma subida muito forte e a força do motor é tanta que não tem como sair de 1° marcha, pode sair de 2° e até de 3° e eu estava com uns 400 kg na caçamba.
Outro exemplo são os ônibus coletivos que usam motor Mercedes. Antes eram todos 6 cilindros OM-366 LA com 5,7 litros de deslocamento e torque maximo de 67 kgfm. Hoje em dia os coletivos usam o motor Mercedes 4 cilindros OM-924 com 4,8 litros de deslocamento que gera 87 kgfm na mesma rotação. Então houve uma evolução muito grande no fluxo de gases e rendimento da turbina.
A Triton não possui turbina TGV isso faz com que não consiga extrair todo torque do motor.
Bom dia Fred, pelo que vi a turbina da Triton nem eletrônica ela é, tem aquela haste com vácuo ainda. Pode-se perder um pouco de potência, mas na hora do reparo a conta fica bem menos salgada do que as TGV eletrônicas hehehehe.
A turbina da minha ex-frontier tb era mecânica, com quase 100.000 km nunca tive problemas. Mas já li muito que as 2013 tem a turbina com atuador elétrico e entravam em modo de segurança e perdiam força seguidamente, além de que(não sei se é verdadeiro), se desse pau no atuador elétrico da turbina não trocavam só este, tinha que trocar toda a turbina(preço bem salgado).