
Postado originalmente por
Edumar
Meu caro Rossetto, e você deve estar na era em que ainda não tinham inventado os óculos...
Meu estimado colega, perceba que eu primeiro falo da importância de se atualizar tecnologicamente:
"...Outro comentário que vejo é sobre a dúvida colocada em cima do motor com dois turbos.
Tem gente que deve ter medo de tecnologia. Coisas como dois turbos, assistente de saída em rampa, controle de descida, controle de estabilidade e de tração, multimídia, controle de velocidade adaptativo, controle de manutenção de faixa, etc... deve ser algo muito apavorante na opinião deles. Talvez até airbag e freios ABS lhes pareçam pouco confiáveis.
Aliás, lembro quando tornaram o cinto de segurança obrigatório, e muita gente não usava pois dizia que em caso de acidente o passageiro ou o motorista ficava preso e morria.
O mesmo foi com o airbag. Muitos diziam que ele podia quebrar o pescoço do passageiro ao ser "enchido"...
Coisas do subdesenvolvimento?
Bom, o fato é que dois turbos não é nenhuma novidade, apenas evolução.
Só para lembrar, já temos veículos do mais alto nível lá fora rodando com 3 turbos, e não é nenhum esportivo fora de série..."
E garanto que se você me conhecesse ficaria surpreso com o quanto eu sou atualizado em termos de tecnologia. Aliás, pesquisar e escrever artigos sobre o tema para publicações especializadas é um de meus hobbies.
Segundo, eu digo:
Sim, ela poderia ter mais airbags, mas nem a S10 tem. E os estudos mostram que os frontais salvam vidas, os de cortina reduzem alguns ferimentos. Então também não é coisa de outro mundo.
Até porque a fabulosa estabilidade dela é um ponto que considero mais importante para a segurança.
Lembro (pois não sou eu quem afirma isso, mas os especialistas), de forma bem clara, que os airbags de cortina não têm predominância no salvamento de vidas em caso de colisão, já que estudos europeus mostram que ele têm auxiliado mais fortemente em reduzir ferimentos de pouca gravidade (não há arremesso do corpo contra eles e sua função numa colisão lateral é bastante reduzida).
Além de dizer que
ela poderia ter mais airbags, eu concluo dizendo que valorizo outros pontos de fundamental importância, como a fabulosa estabilidade do modelo. Quem já passou em alta velocidade com uma S10 ou uma Hilux sobre um calombo ou buracos numa curva em alta velocidade sabe bem o susto que se leva para controlar o veículo (tenho uma S10 também e posso confirmar isso). Mas, com a Frontier, a sua excelente estabilidade proporciona uma segurança muito maior.
Explicando de outra forma, eu dou mais importância à segurança da estabilidade de um veículo que não vai rodar ou tombar numa curva do que os airbags de cortina que serão acionados depois que a m... já aconteceu. Se estiverem lá, ótimo, mas, no conjunto da obra, não desfaz o meu apreço pelo modelo.
Nem sempre os sistemas de proteção são eficazes, pois muitas vezes atuam nas consequências, enquanto a prevenção pode sim evitar consequências fatais. Basta ver a mesma S10 que citei agora, que com todo o seu sistema de controle de estabilidade é mais "descontrolada" do que a Frontier sem ele. Ou ainda a Hilux, que com o mesmo sistema de segurança falhou no teste do alce.
Claro que eu gostaria que, em caso de uma grave colisão, eu fosse ejetado do carro dentro de uma bola de borracha amortecida

, mas enquanto não inventam isso...
Já li que alguns compram picape porque numa colisão com um carro pequeno leva a melhor (já vi o contrário e com uma moto ainda), agora que ela deve ter um monte de airbags. Caramba, isso é uma neurose, caso de fobia, crise de pânico. Relaxem, ou comprem um caminhãozinho maior... como este abaixo...
Anexo 547776
Beleza?
Abração meu caro.