E importante participar pois se não tiver um numero minimo de participantes o veiculo em questão não participa do Ranking
Teve um ano que acho que e 2022 a Ford Ranger foi considerada a melhor pick up e pela pontuação o melhor veiculo do Brasil ...
Vamos mostrar que a Frontier merece atenção
abaixo copia do site de Quatro Rodas com o criterio:
Após coleta e análise dos dados, fazemos a composição da nota final. Se ao final o modelo não atingir a cota mínima de questionários válidos, é retirado do resultado final da pesquisa.
O Bardahl citado aqui pelo amigo Samuel eu já usei também. Na prática não se nota diferença nenhuma no desempenho ou no consumo. A função destes aditivos é evitar a deterioração desse nosso diesel cada vez pior, lembrando que o Biodiesel que está sendo adicionado em proporção cada vez maior é uma porcaria, ele apodrece, e não pode ficar muito tempo parado no tanque.
O Edu conversou muito com um engenheiro da Nissan, que recomenda que o diesel não fique parado mais que um mês no tanque.
Para quem roda pouco, acho que o bom é não encher o tanque e abastecer mais vezes com combustível novo.
O Edu comentou com o engenheiro da fábrica que só usa diesel Shell Evolux e de posto bem confiável, o mesmo combustível que eu uso hoje. Não é um dos mais baratos, mas vale o que cobra. O engenheiro disse que ele dificilmente terá problemas com esse combustível porque é muito bem aditivado, e poderia até dispensar o aditivo extra, mas neste caso, vale a pena dar uma reforçada.
Estão ocorrendo muitos problemas de bombas e bicos injetores nas picapes diesel atuais. Boa parte por conta dessa mistura infeliz e muito também por conta da qualidade dos combustíveis, muitos de baixa qualidade ou adulterados.
O que o pessoal tem comentado é que a Hilux parece estar sendo a mais afetada, mas ela sempre teve histórico de problemas com os bicos de injeção, se não me engano desde 2012 ou 2013, mas agora está sofrendo também com bomba de injeção e outros componentes. Tem muitas reclamações na internet e nos grupos de whatsapp.
Nos grupos da L200 a incidência de problemas é bem menor, e nos grupos da Frontier é bem raro. Mas o Edu comentou que uma Frontier 2018 deu entrada na concessionária de Jundiaí, com quase 200.000km e com motor bem carbonizado e com muita borra.
A coisa foi feia, mas o proprietário abastecia só com combustível de baixa qualidade e até sabidamente adulterado (acho que por ele mesmo já que trabalhava com biodiesel). Até que aguentou muito, mas mostra que ela também merece um cuidado maior. Será que o valor que o proprietário dessa caminhonete economizou com o diesel ruim, compensará o que ele vai gastar na manutenção do motor agora?
O Edu publicou lá no grupo fotos do aditivo recomendado pela Nissan. Importante dizer que a Engenharia da Nissan testou vários aditivos, e a maioria era só enganação. Só três passaram nos testes, e ela selecionou esse abaixo como solução original da marca.
Notem que ele é fabricado pela Interlub.
O Edu ficou de ver se tem para vender avulso no mercado, talvez com marca própria. Mas o Edu também lembrou que muitas vezes o que é vendido no mercado não é o mesmo homologado ou original da montadora.
Ele trabalhou muito tempo em auto peças e montadoras, e comentou conosco que os componentes originais costumam na grande maioria das vezes serem melhores que aqueles oferecidos nas lojas de revenda do mercado, que muitas vezes recebe até lotes não conforme devolvido pelas montadoras.
Então quem acha que é tudo igual, fica o aviso.
Importante ressaltar que Bardahl, STP, Interlub são marcas internacionais conceituadas. Tem muitas marcas "estranhas" no mercado.
Abastecer com um bom diesel aditivado já é um bom começo.
Eu acredito que abastecer a caminhonete com diesel de boa qualidade já é 90% do caminho andado, e o aditivo é um "plus" para ajudar.
A Frontier roda mais de 200 mil km sem perturbar mesmo com diesel ruim, é isso? Então usar um combustível confiável e aditivado já é um bom começo, coisa que vejo muita gente não fazer, economizando centavos em produtos de procedência duvidosa.
Manter uma boa manutenção também é importante, de preferência nas próprias concessionárias. Fazer manutenção e revisões fora das concessionárias também é algo pouco recomendável.
Minhas duas Frontier anteriores rodaram muito, sem problemas, mas já vi algumas mais novas apresentando problemas por conta de revisões mal feitas, por uso de componentes não originais e "adaptações" que também acho temerosas.
O carro normalmente te entrega o tanto que você cuida. Se cuidar mal, ele vai te dar dor de cabeça.
Biodiesel é um veneno para o diesel, nem deveria se chamar biodiesel. Mas fiquem atentos à qualidade dos combustíveis, pois estou vendo muita gente reclamando que depois de abastecer o carro deu problemas e veio a descobrir que era por conta do combustível.
Cuidem bem das suas caminhonetes. É ridículo o sujeito pagar mais de 200 ou 300 mil numa caminhonete e economizar alguns centavos no combustível, ou achar que levou vantagem gastando 400 reais a menos numa revisão fora da concessionária.
4X4 Brasil
Razão: Adequar regra de postagem 2/2.16
Manutenção em dia e combustível de qualidade sempre foram requisitos básicos para a saúde do carro, não só picapes, mas veículos a gasolina, álcool... o problema é que muita gente gosta de levar vantagem em tudo, aí entram os aproveitadores e oportunistas.
O sujeito roda 150.000 km com uma caminhonete e quando dá problema na EGR quer eliminá-la, e não falta quem faça esse "serviço".
Mas se for para gastar 10 mil num jogo de pneus "invocados" mais para chamar a atenção do que por necessidade real, ele gasta sem pensar duas vezes. Não é exagero, vi isso no grupo da Frontier antiga. Por mim deveria ter expulsado o dono do carro e o "profissional" que ainda orientou a modificação.
O Eduardo anda sumido, ele sempre tem coisas interessantes para comentar aqui, mas nem no site dele eu vejo ele participando mais. Ele pode somar muito nessa discussão. Trabalhou em fábricas de autopeças, em montadoras, engenharia automotiva, ele conta coisas bem interessantes.
Eduardo, apareça!
Pessoal, saiu a publicação oficial da Cesvi Argentina que elegeu a Nissan Frontier a picape média mais segura da categoria, o único veículo ganhador produzido no país, o restante são feitos fora.
Parece que até na Argentina o pessoal não tem dificuldade para entender o tipo de suspensão que ela usa. Tem um site "especializado" por aí que precisa ir lá aprender um pouco...
O Eduardo anda sumido, ele sempre tem coisas interessantes para comentar aqui, mas nem no site dele eu vejo ele participando mais. Ele pode somar muito nessa discussão. Trabalhou em fábricas de autopeças, em montadoras, engenharia automotiva, ele conta coisas bem interessantes.
Eduardo, apareça!
Vamos participar da pesquisa os eleitos da Quatro Rodas , se a Frontier não tiver um numero minimo de questionarios respondidos ela nem entrara no ranking das melhores pickups do Brasil . Como se diz , não e porque uma marca vende mais tem o melhor produto .
Mas podemos ajudar a Nissan a explorar melhor o Marketing da Frontier