
Postado originalmente por
Edintruder
Trotta, o valor aqui no RS do S-10 parte de 2,99 e vai além dos 3,25, e o S-500 custa de 2,65 a 2,80.
Um detalhe interessante esse sobre a espuma. Como eu te disse, a qualidade do processo entre as refinarias mudam muito, pois elas não partilham os mesmos projetos e nem mesmos as mesmas estruturas. Num equipamento industrial tem muitos fabricantes diferentes, com projetos e detalhes diferentes, e mesmo nos projetos do mesmo fabricante, uma unidade de produção nunca é exatamente igual a outra. Os parâmetros do produto tem que chegar a resultados pontuais, porém estando dentro dos limites estabelecidos o produto é considerado conforme.
Daí a variação da qualidade da matéria prima, qualidade dos aditivos, tipos de aditivos, qualidade do processo e equipamento de produção, tudo influencia no produto final.
Queimar e manter o nível de enxofre abaixo de 1%, todo o S-10 fará, porém o poder de lubrificação está sofrendo muita alteração. Por isso não tivesses os mesmos problemas que o pessoal do RS vem tendo desde o lançamento do S-10.
Quando trabalhei com abastecimento de navios, o pessoal sempre se preocupava com o nível de enxofre (sulfor) quando iam receber nos navios. Os resultados ficavam sempre de 5 a 8% (500 e 800ppm). Porém nesses testes nunca são feitos sobre o poder de lubrificação, justamente por ser desprezado pelas próprias refinarias. Eles simplesmente adicionam o biodiesel conforme a tabela de produção do produto e mandam para carregamento. O principal teste que é feito é a concentração de enxofre, e que se dane o poder de lubrificação...
Então, se algum dia tu andares pelo sul do país, não usa o S-10 que não tem a mesma qualidade do S-10 que tens aí.