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  • #289
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Ontem conversando com um amigo, estava se lamentando do diesel S10.
    A família possui uma Pajero Full 3D 2006, com 139.000, comprada zero Km.
    Meu amigo a está usando atualmente.
    Disse que o tanque de combustível estava enferrujado.
    Diagnóstico?
    O diesel S10 tirou o verniz interno do tanque, gerando a ferrugem e entupindo o filtro de combustível, fazendo a bomba injetora trabalhar no seco.
    Conseguiram reparar a bomba.
    Estão aguardando a chegada do novo tanque.
    Se perguntarem sobre a qualidade do combustível que eles utilizavam, posso dizer que são donos de dois postos com bandeira Ipiranga.
    Ou seja, sempre souberam o que colocaram no tanque.
    Por isso, sigo no S500 enquanto existir.
    Glaicon, acho que essa ferrugem não é causada pelo S-10. Os problemas de ferrugem nas Pajero vem de antes do S-10 ou S-50.
    Os Tracker e Grand Vitara diesel também tiveram muitos problemas de ferrugem no bocal e tanque muitos anos antes da chegada dos diesel com baixo teor de enxofre.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #290
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    Um questionamento que tenho, por não ser um especialista em combustíveis, é o seguinte:

    Na europa há diversos modelos de automóveis movidos à diesel e lá o diesel já é de baixo teor de enxofre a muito tempo. Atualmente o diesel vendido é o S5 com apenas 5 PPM e carros à diesel na europa vendem cada vez mais e não se vê falar de problemas da bomba de alta ou bicos.

    Gostaria que alguém discursasse sobre.

  • #291
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    Fred, tem problemas sim, assim como tem nos EUA. Ocorre que o S-10 é coisa nova no Brasil, e nos EUA e Europa esse combustível está no mercado desde a década de 90. Considerando que a tecnologia européia já usa os common rails há muito mais tempo que aqui, eles passaram por esses percalços. Vale apontar que por lá os carros são descartados em um período de tempo muito menor que aqui, sendo assim, existe uma quantidade muito pequena de veículos com sistemas mecânicos rodando por lá. Tenho parentes em Portugal, e recentemente a minha tia trocou um Honda jazz 08 (fit) pois não iria compensar ficar mais um ano visto o sistema que o governo usa nas inspeções anuais veiculares. Por lá carro de 10 anos é velho...

    Basta voltarmos no tempo, em 96 chegou no mercado nacional o Volvo EDC, bomba injetora mecânica com controle eletrônico de débito. Nos EUA e Europa já usavam common rails naquela época enquanto aqui chegava a "evolução" no nosso mercado, queimando diesel S2000. Assim como a injeção eletrônica que era coisa velha no primeiro mundo, mas só chegou no Brasil em 89 no Monza 500 EF, Santana EX e Gol GTi...

    O sistema dos Volvo EDC de 1996 que eram "modernos", chegaram em 2001 nas Cherokkes e Dakotas e em 2003 nas L200 e Hilux. 5 anos depois de ser uma tecnologia ultrapassada nos caminhões é que chegou aos consumidores mais comuns, e daí já queimavam S1800 e o metropolitano S500.

    Porque não lemos sobre esses problemas de lá, não quer dizer que não existiram. Numas postagens anteriores, tem um estudo norte americano da década de 90 que falava exatamente sobre o que passamos hoje.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #292
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    Muito bom Edintruder.
    Eu sou novo em entendimento sobre diesel. O que tenho de bagagem até agora é que detestei a S10 Flex que tive e estou adorando a Frontier diesel. Na verdade qualquer picape com motor diesel é melhor que flex.

    Agora uma coisa é verdade: não existe na is uma pessoa ficar tanto tempo com um automóvel como se ficava antigamente. Hoje o descarte é bem mais precoce, a durabilidade é Ben menor, haja visto as S10 antigas que são bem resistentes e as novas são bem mais frágeis. As Ranger mesma coisa.
    Quero ver a nova Hilux se vai seguir o sucesso da versão anterior em termos de resistência.
    Descartar precocemente veículos tem seu lado bom, como garantia de emprego dos funcionários das montadoras, garantia de sempre veículos novos circulando, o que garante segurança aos ocupantes e o restante dos que estão na via. Porém no Brasil é uma prática impossível de se estabelecer, pois o lucro Brasil é muito alto, as montadoras querem ganhar absurdamente muito, o que fica inviável à maioria da população trocar frequentemente de veículo.

  • #293
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    E ai galera?

    Ainda continuo rodando só com S10, sem fumaça...aliás já passei muito de 100.000km rodados com meu amado S10.

    De longe, nenhum problema até agora...continuo esperando problemas, mas felizmente eles não vêm.

    Continuo rindo, kkkkkkkk.......

  • #294
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    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    E ai galera?

    Ainda continuo rodando só com S10, sem fumaça...aliás já passei muito de 100.000km rodados com meu amado S10.

    De longe, nenhum problema até agora...continuo esperando problemas, mas felizmente eles não vêm.

    Continuo rindo, kkkkkkkk.......
    Acompanhando ...

    Prezado amigo Trotta ...

    Somos imensamente gratos por compartilhar a sua experiência com o seu veículo ... porém, fica a humilde sugestão para que coloques em sua assinatura as referências do mesmo (marca/modelo/ano), para que todos nós possamos acompanhar, melhor compreender e tirarmos proveito de suas informações a respeito do comportamento e desempenho de seu veículo ...

    Forte abraço e muito obrigado.
    4X4 Brasil
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  • #295
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Não. A menos que se faça a retirada do DPF e tamponamento da EGR.
    Na maioria dos casos essa retirada necessita reprogramação da central para anular os sensores que fazem o carro entrar em modo de segurança caso detectam alguma anormalidade no DPF. Em alguns casos dá pra enganar a central com resistores no lugar dos sensores.
    Alguns preparadores que fazem chipagem incluem a retirada do DPF nos pacotes mais radicais de reprogramação.

    Na minha opinião essa providência somente se justifica para uso em competições e trilha pesada ou para quem pretende ficar com o mesmo carro por mais de 5 anos e mora em cidade onde não existe inspeção veicular ambiental, pois tais modificações colocam as emissões fora dos limites legais.

    Para quem pretende manter o carro original, não tem outro jeito senão abastecer com S-10 e conformar-se com a filosofia do descartável, comprando carro novo a cada 2 ou 3 anos.

    Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Walter,

    Acha então que a sugestão de colocar óleo lubrificante no tanque poderia ser aplicado também aos veículos pós 2013?

    Abraços.

  • #296
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    Walter,

    Valeu!!!

    Abraços.


  • #297
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Acompanhando ...

    Prezado amigo Trotta ...

    Somos imensamente gratos por compartilhar a sua experiência com o seu veículo ... porém, fica a humilde sugestão para que coloques em sua assinatura as referências do mesmo (marca/modelo/ano), para que todos nós possamos acompanhar, melhor compreender e tirarmos proveito de suas informações a respeito do comportamento e desempenho de seu veículo ...

    Forte abraço e muito obrigado.
    Caro colega,

    Nissan Xterra 2004, mecânica, 100% não descartável!

  • #298
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Glaicon, acho que essa ferrugem não é causada pelo S-10. Os problemas de ferrugem nas Pajero vem de antes do S-10 ou S-50.
    Os Tracker e Grand Vitara diesel também tiveram muitos problemas de ferrugem no bocal e tanque muitos anos antes da chegada dos diesel com baixo teor de enxofre.

    Abraços
    Entendo.
    Mas o comentário dele foi convicto sobre esta fonte de problema.
    E sendo dono de posto de combustível, acredito num maior conhecimento ou experiência sobre o tema.
    Sigo a vida de S500, mas cada vez mais de olho numa Forester à gasolina.
    Meus filhos é que me barram nesses pensamentos malignos.😜

  • #299
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... amigo ... lamentando do diesel S10 ... Pajero Full 3D 2006, com 139.000, comprada zero Km ... tanque de combustível estava enferrujado.
    Diagnóstico?
    O diesel S10 tirou o verniz interno do tanque, gerando a ferrugem e entupindo o filtro de combustível, fazendo a bomba injetora trabalhar no seco ... donos de dois postos com bandeira ...
    Caramba!!!! ... agora é que fiquei preocupado ... na revisão passada o pessoal da css já tinha sugerido a descida do tanque para inspeção e, se fosse o caso, limpeza do mesmo ... só que outro mecânico me sugeriu fazer isso com 100 mil kms ... daí desisti da ideia ... porém, agora, com essa notícia, acho que na próxima revisão (6.ª), em abril, vou mandar darem uma olhada nisso, até mesmo para "desencargo de consciência" ... e, afinal de contas, o custo disso não é tão caro ... depois, posto o resultado aqui, inclusive com fotos, se for possível ... quanto a ferrugem, nenhum indício, por enquanto, pelo menos numa inspeção externamente ... esses indícios, no Full, costumam aparecer na parte interna superior do bocal de abastecimento do tanque de combustível ...

    Forte abraço e obrigado pela informação.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #300
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    Puxa! S10 agora tá causando até ferrugem.

    Depois de mais de 100.000 km rodados com ele ainda não tive este problema!

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