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  • #181
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Essa é a parte boa de um forum de discussão aberto. Cada um vem e expõe livremente suas opiniões, percepções e experiências. Aos que vierem aqui em busca de conhecimento, cabe analisar as razões e embasamentos de cada um e tirar suas próprias conclusões.

  • #182
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    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Filho da puta é filho da puta e tem em todo lugar, seja na Petro ou em qualquer outra empresa. Temos que conviver com eles e ter a consciência que estão em toda parte. É da natureza humana.
    Se o S10 é tão ruim assim, então eu, o Nordeste inteiro, boa parte do Brasil, Europa, EUA e outros estamos em más lençóis!
    Eu sou a prova viva que o S10 não causa danos. Como mencionei já rodei mais de 100.000 km com este combustível e pra falar a verdade não estou nem ai para Petrobrás, confio nela mas não tenho trauma com eles.

    E vou continuar zuando quem diz que só usa S500....kkkkkkkkk
    Trotta, abre o trabalho e olha uma tabela que tem, acho que por volta da página 40, aonde mostra a aceleração do desgaste da bomba injetora.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #183
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    Trotta. Ninguém está te zoando!

    Trotta, o objetivo aqui não é ficar zoando ninguém, até porque ninguém te zoou nesse espaço. O objetivo é de caráter informativo para evitar que muitos gastem dinheiro por conta de um diesel mais caro com a ilusão que ele é melhor para o seu veículo, enquanto está claro e evidente que não é o mais indicado.

    -bi-atrito.png
    Pontos de desgaste na bomba injetora rotativa.

    -desgaste-bi.png
    Peças desgastadas por diesel de baixa lubricidade (S-10 puro sem adição de biodiesel) Reparem que apenas 21 horas o S-10 puro, sem o BD, acabou com a injetora rotativa, do mesmo modelo que as nossas caminhonetes usam. Rotativa.

    -desgaste-acentuado.png
    Tabela de redução de vida útil dos componentes.

    Reparem que nessa tabela aponta justamente a nossa realidade perante o S-10.
    Trotta, com sorte pegasses uma caminhonete com bomba nova, então ela não apresentará problemas até chegar no ponto crítico de redução de pressão, porém se usar em bombas com desgaste, acentuará muito e um serviço que poderia ser feito em 2 ou 3 anos deverá ser feito em poucos meses.

    Dessa forma, não tenho intenção de te convencer ou te zoar, mas informar quem tem dúvidas sobre o assunto.

    Um exemplo, nessa semana um amigo forista estava desenganado por um mecânico que dizia que o chassis da ranger dele estava empenado. Custo de reparo 3500,00! De fato o único porblema é que a caçamba estava apenas desalinhada sobre o chassis. Esse tipo de informação, fez o colega poupar ais de 3300,00 de conserto em outra oficina, uma vez que ele não ficou na mão de "especialistas". Esse é o objetivo do fórum. Pelo menos foi isso que eu sempre imaginei nesses 10 anos e 4 meses que estou assiduamente nesse fórum...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #184
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    Teste simples de avaliação da BI.

    Tem um teste muito simples. Na medida que a bomba se desgasta, ela libera partículas metálicas que criam mais desgaste no interior da bomba. Para encontrar parte dessas partículas basta fazer o seguinte teste. Identifica o parafuso de retorno da bomba, que interliga com o retorno dos bicos injetores e depois retorna para o tanque.

    Retira o parafuso de trás da bomba injetora, bate esse parafuso em uma folha de papel branca para sair todo o diesel do interior desse parafuso. Se sair limalhas de dentro desse parafuso é o primeiro sinal de desgaste acentuado em alguma peça no interior da bomba. Os reparos podem ainda segurar a pressão por muito tempo, mas poderá chegar no ponto de condenar a própria carcaça da bomba sem que ela deixe de funcionar, dobrando o custo de reparo.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #185
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    Caramba!!! Confesso que “não manjo bulhufas” de mecânica ... mas aqui, com os “feras”, num linguajar acessível para nós simples mortais terrestres, estou aprendendo um mínimo para cuidar bem da minha viatura ... Parabéns a todos, por debaterem, em bom nível, sem entrarem no terreno de discussões técnicas/filosóficas ininteligíveis ao usuário comum ...

    Portanto, até agora, acompanhando o interessante tópico com muito interesse ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #186
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    Há vários outros trabalhos sobre o S10, este trabalho da nobre colega não é o único. Este tema já foi discutido aqui exaustivamente. Eu não discuto mais este assunto, pra mim já é tema superado. Como disse já rodei mais de 100.000km com S10, se fosse dar problema já tinha dado a muito tempo. Desgaste não escolhe para quem aparece, ele simplesmente aparece. Agora falar que é S10 é muito fácil, quero ver falar que é diesel de má qualidade, ai tem que ser foda!

  • #187
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    Amigo, então por gentileza indique esses outros trabalhos para que possam ser avaliados, pois enquanto não ler algo assim, seguirei com a minha opinião atual. Eu não sou indeciso em nada. Sou decidido com base no meu conhecimento e meus estudos. Até ter outros parâmetros para avaliar eu tenho certeza do que sei. As opiniões mudam com o tempo, pois nada nesse mundo é constante. Porém até lá não serei superficial e não indicarei algo que nem mesmo eu usaria.

    O tema foi debatido apenas pelos achismos e material de propaganda da própria petrobrás.

    Diesel de má qualidade tem pelo Brasil inteiro, com postos que fraudam o combustível, motoristas que batizam combustível e muitas outras artimanhas. Aqui aonde moro temos uma refinaria de petróleo, e não tens ideia quanto rolo já teve aqui. Houve um caso aonde um motorista recebia os lacres para os tanques direto do conferente. Daí o motorista saía sem os tanques lacrados com o aval do conferente que ganhava um por fora. Daí o motorista drenava parte do combustível e completava com solvente barato que ele mesmo comprava da refinaria a preço de banana e estocava em casa.

    Tava feita a merda. A transportadora tomou um "tufo" pela ação do motorista e do conferente. Coisas assim estão cheias pelo Brasil afora. Por isso o cuidado com os postos é o mínimo que podemos fazer, e torcer para que não sejamos mais um prejudicado nesse tipo de fraude. Porém, uma bomba não estraga apenas em uma ou duas abastecidas com combustível contaminado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #188
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    O pouco que eu ouvi falar sobre diesel mais filtrado, caso do S10 e S50, é que na filtragem é retirado a maior parte do enxofre e parafina, justamente para que, quando queimar, emitir menos partículas poluidoras.
    Ocorre que em motores antigos e sem eletrônica, esse enxofre e parafina a mais é que ajudavam na lubrificação da BI, sendo que usando um diesel mais filtrado, parte dessa lubrificação da BI ficaria comprometida, mas nada também que a curto prazo traria problemas a BI, talvez somente a longo prazo.
    O que eu aconselharia é que motores mais antigos usem o S500 e os mais modernos o s10, mas, logo logo, talvez 2016, já não teremos mais o S500, aí todos os motores, velhos ou novos, bons ou ruins, terão de usar o S10, que será irreversível.

  • #189
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    O objetivo da discussão não se o S10 faz o carro quebrar ou "dar problema".
    Estamos falando de redução da vida útil por desgaste, em comparação ao S-500.
    Bomba injetora rotativa é um componente que deveria durar mais de 250.000 Km se não receber diesel adulterado.
    100.000 Km ainda é pouco para "dar problema" mas pode ter havido desgaste acelerado e isso só é possível saber após abrir a BI e medir o desgaste de seus componentes internos. Ou então esperar mais uns 20 ou 30 mil Km e ver se "dá problema".

    Se vc teve acesso a outros trabalhos sobre o S-10, peço que compartilhe-os conosco e ajude a enriquecer as informações consistentes sobre o tema, que para nós está longe de ter sido superado.




    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Há vários outros trabalhos sobre o S10, este trabalho da nobre colega não é o único. Este tema já foi discutido aqui exaustivamente. Eu não discuto mais este assunto, pra mim já é tema superado. Como disse já rodei mais de 100.000km com S10, se fosse dar problema já tinha dado a muito tempo. Desgaste não escolhe para quem aparece, ele simplesmente aparece. Agora falar que é S10 é muito fácil, quero ver falar que é diesel de má qualidade, ai tem que ser foda!

  • #190
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Acho que "você" poderia zoar da própria PETROBRÁS, pois ela mesma admite a redução da lubricidade.
    Confiar no poder mágico dos 5% do biodiesel misturado no S10 é opção de cada um.
    Leia o manual técnico elaborado por ela:
    "Lubricidade."
    A lubricidade do óleo diesel é definida como a habilidadedo combustível de evitar a fricção e o desgasteentre superfícies metálicas em movimento relativosob carga e está relacionada com sua composição quí-mica. Os compostos polares (sulfurados, nitrogenadose oxigenados) proporcionam boas características lubrificantesao produto. Além das características necessáriaspara apresentar um bom desempenho comocombustível, o óleo diesel deve também apresentarcaracterísticas que lhe confiram um bom desempenhocomo lubrificante, porque em determinadas partesdos sistemas de injeção, como por exemplo, componentesinternos de bombas rotativas e injetores, eleatua também como lubrificante.O hidrorrefino (hidrotratamento profundo/hidrocraqueamento)consiste numa rota bastante utilizadapara a produção de combustíveis com baixo enxofree tende a reduzir também a maioria dos compostospolares que conferem lubricidade natural ao óleodiesel, podendo resultar em combustível com baixalubricidade. Esse fato é indesejável porque pode causardesgaste prematuro das bombas e componentesdos sistemas de injeção de combustível, reduzindo otempo normal de vida das bombas e injetores devidoao insuficiente poder de lubrificação do combustível.O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tendea apresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamentosevero que remove também compostospolares, promotores naturais dessa propriedade. Naprodução de óleo diesel com baixo enxofre, o esquemade refino não é a única variável determinante dascaracterísticas lubrificantes do produto final. O tipode petróleo usado também influencia a lubricidadedo produto obtido, o que pode exigir alterações noesquema de produção para que problemas com relação à lubricidade do óleo diesel sejam contornados.Os aditivos melhoradores de lubricidade consistemem misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têmatuação comprovada na restituição do poder lubrificantedo óleo diesel.
    Outra forma de correção dessa característica consistena incorporação de biodiesel ao óleo diesel. Destaca-se que a adição de 2% vol. de biodiesel ao óleo dieselcom baixo enxofre é suficiente para correção dasua lubricidade (desgaste a 60 ºC <<< 460 µm, medidopelo ensaio HFRR a 60 ºC – figura 7) e que, nocaso brasileiro, é mandatória a adição de 5% vol. debiodiesel ao óleo diesel automotivo. Portanto, não énecessária a correção da lubricidade do óleo dieselautomotivo na refinaria produtora, a partir do uso deaditivos promotores de lubricidade."

  • #191
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    Estou acompanhando esta discussão há tempos, e aprendendo muito aqui, com quem sabe - agradeço, sinceramente, àqueles que "perdem" seu tempo aqui, dividindo conhecimento...

    Tenho uma ranger 2001, 2.8, que é "tratada a pão de ló", já é minha há cinco anos, não pretendo vendê-la, e por essa razão a sua manutenção é criteriosa e até exagerada.

    Apesar de saber que não tinha indicação, uso o S10 porque acho que estava fazendo o melhor para o sistema - já uso o S10 há 1 ano e 40k KM, e não percebi nenhuma melhora em termos de desempenho, mas percebo que o motor trabalha mais "liso", faz menos barulho, e e menos fumaça...

    Já tinha ouvido falar sobre o problema da baixa lubricidade do S10, mas, à falta de comprovação, recebia com reservas esses comentários - a gente sabe que as pessoas fazem escolhas, às vezes, por motivações pobres, e depois ficam buscando justificativas nobres. Não ignorava a possibilidade estarem optando pelo S500 pelo preço, e procurando justificativas técnicas para essa opção.

    Mas estudo científico é estudo científico, e eu, como acadêmico, sou obrigado a me curvar à ciência, pelos menos até outros estudos comprovem o contrário, e aí eu poderei escolher entre um e outro segundo critérios que eu estabelecer, depois de ler e entender os trabalhos.

    Enfim, fiquei chocado com a conclusão do trabalho, na parte que aponta os desgastes da BI, e por mais que a lubricidade do S10 esteja dentro dos padrões da ANP, acho um absurdo aceitar um nível de desgaste e fricção quase 100% maior do S10 em relação ao S500, e vou voltar a usar o S500, e quando ele não estiver mais disponível, vou de S10 "aditivado" com óleo mineral de motor, 2T, fluído de DH, etc, mas ainda a ser definido, depois de muita leitura, provavelmente aqui no fórum mesmo.

    Muito obrigado, amigos!

  • #192
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    25/12/2004
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    Eu pessoalmente evito coisas novas até que tenha a aceitação ou repulsão do mercado. Gosto de comprar algo que se saiba que realmente é bom, ou se não for bom, pelo menos que eu saiba o tipo de problema que costuma apresentar. Então deixo pro pessoal que curte novidade que faça o teste para depois avaliar segundo as experiências reais vivenciadas.

    Em relação ao diesel S-10, creio que o único beneficio é na questão de emissões de poluentes, pois mesmo que eu comprasse uma picape zero km eu ainda assim usaria o diesel s-500.

    Pagar mais por um combustível "deficiente" não acho o mais acertado. Vale pontar que segundo as incidências dos problemas apresentados aqui no fórum, a maioria ocorreu no sul do brasil.

    Na minha ex-ranger, muito usei diesel S5000 marítimo. Parei de abastecer nos postos marítimos quando a ANP proibiu essa prática e a marinha começou a fiscalizar os 2 postos marítimos aqui da cidade. Nunca mexi na bomba injetora dela nos 5 anos que ela esteve na minha mão. Ainda hoje só abasteço em postos de estrada torcendo para que ainda seja o S-1800.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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