Sério mesmo? A Nissan usa tanque de metal????
Que droga!
Trotta, eu continuo longe desse diesel. A minha comadre também perdeu a BI dela com o S-10 na Frontier dela 2004.
Versão Imprimível
Sério mesmo? A Nissan usa tanque de metal????
Que droga!
Trotta, eu continuo longe desse diesel. A minha comadre também perdeu a BI dela com o S-10 na Frontier dela 2004.
Conversei há umas três semanas com o dono de uma Xterra, na loja de acessórios.
Creio que ano 2006.
Falou que o tanque da viatura era de metal.
Criou ferrugem, se desprendeu, atingiu filtro, bomba e bicos.
Custo de R$ 8.000,00 com limpeza do tanque, bomba injetora, troca de bomba de combustível, filtro e bicos.
Depois do serviço feito disse que ficou boa.:concordo:
Boa noite, obrigado por todas as respostas!. Mais ainda fico na dúvida qual é a melhor relação custo/beneficio: limpar tudo, trocar tanque .... mesmo depois da limpeza (ou troca), é bom colocar aditivos ao S10?
Abraço
Meu caro Edintruder,
Minha viatura não é uma Nissan, mas, sim, a da “assinatura”. O sistema de injeção não é através de bomba injetora, mas, sim, common rail. Está, agora, com 39.000 kms. Revisão dos 40.000 kms já feita (troca de filtros em geral, óleo motor, etc.). O pessoal da concessionária me falou que eu não preciso me preocupar com limpeza, mas, pelo que você atestou anteriormente, o diesel S10 é mais higroscópico que os demais, portanto, com mais propensão de absorver água, o que, por consequência, torna o ambiente em que está (no caso, o tanque da minha viatura) mais susceptível de proliferação das bactérias e fungos causadores da famosíssima e temível borra no fundo do tanque, a qual, dependendo da intensidade, pode entupir precocemente o filtro de combustível e causar outros danos que nem sei explicar. Correto?
Daí minha preocupação com a limpeza, tendo por enfoque principalmente a preservação da bomba de alta pressão do sistema common rail ... Só não sabia, antes, se o momento seria agora, ou se seria mais conveniente esperar mais um pouco ... porém, após os seus esclarecimentos anteriores e o seu relato do tanque, cujas fotos você mostrou anteriormente, fiquei mais tranqüilo ...
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e pela preocupação.
Forte abraço.
E.T.:
E, dadas as características higroscópicas do S10, portanto, mais propensos à absorção de água, consequentemente, com maior tendência de formação de borra no ambiente em que estão, podemos pensar que os tanques abastecidos com tal combustível necessitarão serem limpos mais amiúde que os demais?
Frontier até 2007 e Xterra, tanque é metal mesmo. Frontier 2008 pra frente, quando mudou o modelo, o tanque é maior e já de plástico
Enasor, tinha me confundido aqui com as informações! kkkk
Amigo ...
Veja o que preconiza o Manual Técnico Diesel S10 da Petrobrás (pgs 10 e 11):
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
"A lubricidade do óleo diesel é definida como a habilidade do combustível de evitar a fricção e o desgaste entre superfícies metálicas em movimento relativo sob carga e está relacionada com sua composição química.
...
Os aditivos melhoradores de lubricidade consistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têm atuação comprovada na restituição do poder lubrificante do óleo diesel.
Outra forma de correção dessa característica consiste na incorporação de biodiesel ao óleo diesel. Destaca-se que a adição de 2% vol. de biodiesel ao óleo diesel com baixo enxofre é suficiente para correção da sua lubricidade (desgaste a 60 ºC <<< 460 μm, medido pelo ensaio HFRR a 60 ºC – figura 7) e que, no caso brasileiro, é mandatória a adição de 5% vol. de biodiesel ao óleo diesel automotivo. Portanto, não é necessária a correção da lubricidade do óleo diesel automotivo na refinaria produtora, a partir do uso de aditivos promotores de lubricidade.
...
O óleo diesel automotivo atualmente consiste em uma mistura de 5% de biodiesel e 95% de óleo mineral."
Conclusivamente, no meu entendimento, o nosso S10 (atual), não necessita de mais aditivos. Mas essa é a humilde opinião de um leigo no assunto ...
Abs.
Enasor, li o manual. Bem feito por sinal. Mas não sei porque eu não consigo me convencer...
Depois do petrolão está cada vez mais difícil acreditar na PB.
2X.
Está mais difícil acreditar TAMBÉM na PB, meu caro. Como muitos neste país, fiquei muito desiludido com a política neste país, por causa desta e outras ... é muita incompetência, muita safadeza, muito cinismo de quem está e/ou esteve no poder ... infelizmente, politicamente e administrativamente, estamos "num mato sem cachorro" neste país, meu caro ... e quem está de fora do poder fica "doidinho" para entrar lá também, não para "arrumar a casa", como apregoam, mas para "meter a mão" também (muitos falsos moralistas) ... bem ... é melhor parar por aqui, senão a gente tem um ataque cardíaco de tanta raiva!!!! Rsrsrs. Tem que haver uma "revolução branca" política neste país, através de uma mudança de cultura do nosso povo, senão, estamos ferrados!!!! Esses políticos "deitam e rolam", a imprensa (às vezes) divulga, o povo vê, porém se esquece rápido ... os mais infortunados morrem nas portas dos hospitais, os filhos dos pobres não conseguem educação decente (os ricos tomam a frente das melhores escolas públicas e privadas), os bandidos nos mantém presos em nossas casas e, ainda, temos que pagar preços absurdos com segurança para nos proteger e às nossas famílias, as estradas são as piores possíveis, pagamos preços absurdos por nossos carros aqui oferecidos como top, mas que na realidade são verdadeiras carroças em outros países, onde lá são vendidos às vezes por metade do preço daqui, montadoras e multinacionais usufruem de benefícios do governo, embolsam e remetem os lucros para seus países, ao invés de proporcionarem mais tecnologia em nosso benefício, etc., etc., etc. ... tudo isso contribui para nos empobrecer cada vez mais ... pois é ... melhor parar por aqui mesmo ... meu coração já está batendo mais forte!!!! Rsrsrs. ... bem ... vamos cuidar de nossas viaturas, carrocinhas, sim, mas adquiridas com muito esforço, já que o governo e as montadoras não ajudam em nada ...
Olá pessoal, sou funcionário da Petrobras e possuo um XTERRA 2004. Com relação a informações técnicas emitidas pela empresa, podem confiar. Nenhum técnico ou engenheiro arriscaria perder seu CREA ou até o emprego por conta de falta de ética. Esta semana estive com um trabalho em mãos de alguns especialistas da empresa que versava sobe estudos a respeito do diesel S-10. Este trabalho, que pedirei a eles permissão para divulgar aqui no fórum, foi feito com alguns motores e entre eles estava o MWM 2.8 TCA. Fiz alguns questionamentos a respeito de testes de longa duração para medir desgastes e ainda não recebi a resposta. Me retornaram com diversos questionamentos que posso aqui reproduzir. Pediram o meu feed-back para poder melhorar o produto. Caso queiram contribuir me mandem seus e-mails para que eu possa enviar os mesmos questionamentos que me fizeram. Meu e-mail é atila.almeida@petrobras.com.br
Um abraço