-
Walter, a complexidade de uma bomba de alta pressão é muito menor que a bomba injetora. É mais similar a uma bomba de gasolina do que uma Injetora. É como se fosse somente a bomba de palhetas da BI mecânica.
Um conjunto de injeção de uma picape eletrônica é bem cara e dá muito mais manutenção do que o pessoal alega. Uma Hilux 3.0 a bomba dura por volta de 200.000km e custa só 6.000,00!!! As Frontiers 2.5 duram menos que isso, mas a bomba é um pouco mais barata também, mas deixar 10.000,00 numa conta de oficina não é para mim. Por isso eu não usaria o S-10 nem mesmo em um motor eletrônico. Mas alegar isso aqui é pedir para ser apedrejado.
O que posso dizer é que cada um usa o combustível que quiser, mas o sistema eletrônico dura muito mais com o S-10 do que BI mecânica, e se usar o S-500 no eletrônico dura muito mais ainda.
Eu apenas alerto que CAUSA DANOS, mas tem gente que diz e jura que não... então quem ler isso tudo e resolver usar o S-10, tem que sabaer que vai gastar muito $ em pouco tempo.
-
Edintruder, olhando aquele desenho que postei, dá pra ver que a bomba é composta de 3 pistões radiais, que são os responsáveis pela geração da pressão de 1600 Bar no common-rail. Para gerar essa pressão toda, esses pistões devem trabalhar com uma tolerância bem mais apertada do que uma BI, que gera em torno de 300 Bar, ou uma bomba de gasolina que gera menos de 1.
Embora a complexidade seja menor, já que não possui os sistemas de regulagem de vazão (aceleração, sincronismo, avanço), o fato é que essa bomba trabalha com pressões absurdas e sua lubrificação é feita exclusivamente pelo diesel.
Se pesquisar no fórum vemos que tem gente trocando-a com menos de 100.000 Km
Quanto às pedradas que levamos no forum ao falar mal do S-10, eu prefiro continuar investigando, debatendo, questionando, do que aceitar passivamente aquilo que é dito por quem tem interesse em defender o status quo (Petrobrás, Fabricantes...)
O problema é que está cada vez mais raro encontrar pessoas interessadas em aprofundar-se nas questões técnicas.
Suas postagens ao longo dos últimos anos me ensinaram muito sobre diesel mecânico e agora, que vislumbro ser inevitável aderir ao common-rail (depois de 10 anos adiando) estou tentando reunir o máximo de informação sobre essa tecnologia.
Grande abraço e vamos em frente.
-
Walter, eu vou segurar o máximo que der antes de cair para uma injeção eletrônica diesel. Mas eu só tenho duas opções: Toyota ou Cummins. Toyota hilux seria a segunda ou F250 MaxPower. Fora dessas duas não me arrisco em nenhuma outra.
Ranger com bomba que custa quase 20.000? Nem morto!
-
Tem outros aspectos relacionados ao tema... tem a ver com o material utilizado e a forma de construção dos sistemas commom rails que foram planejados para essa nova geração de diesel... na mesma toada, os carros com BI rotativa apresentam materiais em sua construção que não suportam diesel refinado demais... melhor dizendo, suportam, mas com desgaste acentuado se comparado ao s500 e anteriores... isso não é lenda ou achismo... é fato!
Mas cada um é livre para escolher suas verdades e vivê-las plenamente.
-
Exato Pulim.
Motores diesel de injeção direta podem queimar até gasolina ou álcool puros, mas os danos ao sistema de injeção é evidente. Quantos casos de pessoas que colocaram gasolina sem querer no tanque e completaram com diesel e seguiram seu caminho sem nenhum problema? Uma mistura de gasolina e diesel no tanque tem o mesmo efeito de baixa lubricidade que o S-10 e deixa o motor um pouco mais esperto se a taxa de gasolina ficar na casa dos 18% (se bem lembro). Acima disso ele perde um pouco de rendimento pois a gasolina tem queima mais fria que o diesel.
Tem muito material sobre isso aqui pelo fórum. Haviam relatos de gente que misturava gasolina com o diesel para melhorar a média, assim como tinha os relatos dos Perquins canavieiros que partiam com diesel e trabalhavam com boma suplementar 100% de álcool.
-
Pois é! A minha verdade tem sido a S10 a muitos kms! Só alegria!
-
Depois dessa discussão toda, eu voltei para o S500, e cheguei à conclusão que a maioria dos benefícios que empiricamente a gente verifica, são psicológicos mesmo, para compensar os 10% a mais que gastamos em um combustível que danifica a bomba... até 2ª ordem, do S10, "tô fora"!
-
-
E aí Galera!!!!!!!
Estou de volta depois de umas feriazinhas do fórum...:dance:
Edin, você continua por aqui? Fico feliz! Coisa boa...
Vejo que o tópico continua rendendo...
Como "abridor" do tópico, sinto-me na obrigação de relatar como andam minhas experiências...
Depois daquela experiência, minha viatura nunca mais provou S10...
Utilizo só S500, e como o Edin disse, se for o S1800 melhor ainda!:cool:
Atualmente estou com 280.000 km, com bomba injetora e bicos originais inalterados, e sem demonstrar sinais de que precisarão de manutenção logo...
Os bombistas da região continuam relatando o desgaste "muito" acentuado em BI´s que tomam S10...
Quando eu for obrigado a utiliza-lo, vou batizar com Óleo 2T!
Grande abraço a todos!
-
Eu também estou fora do S10, em minha Frontier 2012 e na minha bandeirante de guerra.........
-
DieselPower, experimente Actoil.
Um abraço
-
Com certeza esse tópico aberto pelo amigo Diesel, sempre vai estar nas primeiras páginas do fórum, mas infelizmente nos grandes centros, está cada vez mais difícil achar o S500, uma pena