Na verdade, todo o diesel é higroscópio, ou seja absorve água e a sujeira que fica em suspensão. No S10, o grande problema para mim, é que ele dura menos, ou seja, tem que ser consumido em pouco tempo.
Versão Imprimível
Na verdade, todo o diesel é higroscópio, ou seja absorve água e a sujeira que fica em suspensão. No S10, o grande problema para mim, é que ele dura menos, ou seja, tem que ser consumido em pouco tempo.
Não uso aditivo mas o EVOLUX da Shell já é aditivado. Nem dá espuma ao se abastecer. O diesel comum é 2,74 e o EVOLUX é 2,79. Portanto a diferença por tanque é de 5 reais, considerando que meu tanque é de 100 litros.
Trotta, o valor aqui no RS do S-10 parte de 2,99 e vai além dos 3,25, e o S-500 custa de 2,65 a 2,80.
Um detalhe interessante esse sobre a espuma. Como eu te disse, a qualidade do processo entre as refinarias mudam muito, pois elas não partilham os mesmos projetos e nem mesmos as mesmas estruturas. Num equipamento industrial tem muitos fabricantes diferentes, com projetos e detalhes diferentes, e mesmo nos projetos do mesmo fabricante, uma unidade de produção nunca é exatamente igual a outra. Os parâmetros do produto tem que chegar a resultados pontuais, porém estando dentro dos limites estabelecidos o produto é considerado conforme.
Daí a variação da qualidade da matéria prima, qualidade dos aditivos, tipos de aditivos, qualidade do processo e equipamento de produção, tudo influencia no produto final.
Queimar e manter o nível de enxofre abaixo de 1%, todo o S-10 fará, porém o poder de lubrificação está sofrendo muita alteração. Por isso não tivesses os mesmos problemas que o pessoal do RS vem tendo desde o lançamento do S-10.
Quando trabalhei com abastecimento de navios, o pessoal sempre se preocupava com o nível de enxofre (sulfor) quando iam receber nos navios. Os resultados ficavam sempre de 5 a 8% (500 e 800ppm). Porém nesses testes nunca são feitos sobre o poder de lubrificação, justamente por ser desprezado pelas próprias refinarias. Eles simplesmente adicionam o biodiesel conforme a tabela de produção do produto e mandam para carregamento. O principal teste que é feito é a concentração de enxofre, e que se dane o poder de lubrificação...
Então, se algum dia tu andares pelo sul do país, não usa o S-10 que não tem a mesma qualidade do S-10 que tens aí.
É possível, quase todas as reclamações que recebo são do Sul. O país é continental e muita coisa muda entre as regiões. Mas é uma realidade que será inevitável, no Nordeste já há várias regiões que só se encontra S10 e em breve só haverá S10 em todo o território. Espero que estas diferênças sejam solucionadas até lá. Mas para quem tá com medo de usar o S10 fica a dica do Shell Evolux, já é aditivado.
Obaaaaaaa!!!! ... Que bom que vocês dois “quase” estão chegando a um consenso!!!! Kkkkkkkkkk ... Desculpem-me!!! ... foi só uma brincadeirinha, pra “quebrar o gelo”!!! Rsrsrs ... Ambos são pessoas do bem, e por isso me atrevi a tomar essa liberdade de brincar com vocês! ... Não levem a mal e forte abraço a todos.
Motor eletrônico pode usar o S-10 sem problema nenhum Rubão.
Hoje anunciaram que a refinaria aqui da cidade está produzindo diesel S-300 para máquinas agrícolas.
Edintruder, peço licença para discordar dessa afirmação.
Já viu como é uma bomba de alta pressão por dentro. É muito semelhante a uma BI mecânica: peças com medidas justíssimas (pistões) atritando sob lubrificação pelo próprio combustível. A do NGD 3.0 tem até uma pré-bomba de palhetas igualzinho uma BI rotativa.
Portanto, a menor lubricidade afeta o eletrônico tanto quanto no diesel mecânico, com o agravante de que uma bomba de alta tem que ser trocada inteira. Isso sem falar no mecanismo dos bicos que também é lubrificado pelo diesel.
Anexo 507327
É muita peça para dar problemas heheheh