Citação:
Hoje eu vi a enorme diferença entre o diesel comum S500 e o S50.
Estava viajando com o tanque de S50 (vendido em toda a região metropolitana do Ceará) e numa viagem precisei abastecer o carro com diesel comum. Ao ligar o carro, aparentemente a mesma coisa (funcionamento), mas o desempenho do carro caiu drasticamente.
Estava fazendo uma viagem meio às pressas e vinha em alta velocidade (acima de 150km/h) e tive dificuldades em manter a tomada com o diesel S500. Além disso o consumo aumentou muito. Vinha fazendo 8.4km/l com o S50 nessa toada e o diesel comum passou a fazer 7.2km/l no mesmo trecho.
Outra, em lombadas onde saía de 2ª marcha com facilidade, o carro passou a ficar amarrado, demorando a desenvolver, o que no fim também fazia exigir mais do motor.
Meu pai usa S50 também na F1000 dele sem problema até hoje. Enfim, em se tratando de bomba injetora (obviamente mecânica) ou injeção common rail, o S50 me parece ser bem melhor. Agora é fato que as BIs sofrem menor redução de desempenho com S500. E que os veículos fabricados a partir de 2012 se não abastecidos com S50 pode dar uma ca*** no seu motor (especialmente se for Amarok).