achei egraçado, oq muitos estão reclamando tá aí, pode ser só coincidencia, mas tá aí
Versão Imprimível
achei egraçado, oq muitos estão reclamando tá aí, pode ser só coincidencia, mas tá aí
Vou fazer algumas considerações no corpo da sua mensagem:
"Sobre a historia da agua, todo diesel é higroscopico, nao tem jeito. Como todos os dois tipos possuem biodiesel na mesma proporção, pior fica tal característica em ambos."
FERNANDO: Sem dúvida, ambos podem ser higroscópicos, MAS pelo conteúdo dos textos, esta característica é muito mais acentuada no S50, daí existir manutenções adicionais nos postos de combustíveis e a restrição de armazenamento até 30 dias, sendo recomendado 10 dias pelos especialistas, coisa que não existe para o diesel comum. Daí a diferença. O responsável é o biodiesel, presente em ambos, MAS o S50 se degrada muito mais facilmente do que o comum. Grande diferença que vc não considerou nesta sua afirmação.
"E acredito que o S500, por possuir mais enxofre, tende mais a gerar acido sulfurico pela combinação enxofre Agua."
FERNANDO: pode ser sim. Não sou da área. Sei que o problema de usar diesel comum em motores novos, com EGR é justamente esse, o ácido sulfúrico, ainda mais com o sistema de EGR (que recircula gases queimados), estes ricos em ác. sulfúrico, que recircularão de novo para o motor (ao invés de serem apenas liberados no escape). Mas até onde eu sei, esse problema da geração de ácido sulfúrico ocorre com a queima, ou seja, não tem nada a ver com afetar a BI, pois as reações ocorrem justamente após a BI e esse é problema do ácido sulfúrico é específico de motores novos e diesel antigo, que não é o discutido aqui no tópico.
"Se os amigos se derem ao trabalho de procurar, verão no fórum 4x4 uma grande quantidade de posts do povo arrancando os cabelos por causa das péssimas qualidades do s500, isto antes da introdução do s50. Baixa qualidade do diesel, Agua, bacterias, ferrugem nos tanques, motores eletrônicos falhando, um inferno. Dai surge o s50, com menos enxofre, portanto menos capacidade enferrujativa, padrão europeu, aparentemente a solução dos nossos problemas, porém com estas suspeitas serias agora."
FERNANDO: Certamente na Europa não existe gasolina batizada com solvente, o diesel deve ter melhores cuidados com o armazenamento, etc, etc. O diesel S50 pode ter padrão europeu, mas o fato concreto, é que ele é muito mais sensível a contaminação que o diesel comum. Como foi dito nos links que eu enviei, o problema não é o que acontece até a distribuidora (onde o diesel S50 pode até ter o padrão europeu como você falou), mas sim o que acontece depois, no transporte e postos. O S50 exige cuidados e manutenções adicionais, o que certamente não vai ocorrer em muitos postos, daí a questão
"Acho que no frijir dos ovos que o maior problema realmente sao os postos, e realmente se o s50 tiver uma baixa circulação, fujam os com carro velho e os novos euro 5 rezem!!!"
FERNANDO: concordo totalmente. E esse tem sido o cerne da discussão. A vantagem do diesel antigo em motores antigos é que esse combustível não é tão melindroso quanto o novo, já que este exige padrões de armazenamento que certamente ainda não estão disponíveis na maioria dos postos que o oferecem. Motores novos, nem tem que discutir, é usar S50, tomando os cuidados de postos mais movimentados
"Ainda vou me manter usando o s50 e tentar me garantir aqui em Brasília com postos de boa circulação e continuarei usando o teccom 10, o que ajuda a questao da Agua. Já me acostumei ao cheio menos fedido do s50"
Então, quando aqui na minha cidade tiver um posto de alta circulação de S50, talvez eu o use. Mas por enquanto, vou voltar pro antigo. Gostei do fato dele fumacear menos, já que minha BI está um tiquinho aberta. Fico com muita vergonha de dar uma acelerada mais forte e envolver o motorista que vem atrás numa nuvem de fumaça, mas a "colada no banco" compensa. O S50 ajudou a corrigir este problema, mas prefiro a fumaça do que este prejuízo quase certo que terei se continuar no S50
Abc
Pessoal, então respondam por favor qual a técnica para quem vai continuar usando o S50 como eu ( considerando que eu confio no posto onde abasteço)? Meu carro é uma SEL 2008 A/T, e se não me engano tem EGR e 4 BI, eu acho, não estou certo dessas BI.
Verifiquei que alguns citaram o uso de oleo no diesel para a BI não corroer. Isso é eficiente? Que oleo usar? Que proporção?
Todos concordam com essa técnica?
BI = Bomba Injetora
Sua Frontier não possui BI, visto que é eletrônica (Common Rail) .
Se realmente o posto oferece um diesel de boa qualidade, não precisa fazer mais nada.
Vale lembrar que não basta o posto ser sério e possuir um bom manejo de estocagem, ele também deve ter um volume de vendas grande, a fim de que não fique diesel por mais de 10 dias no tanque.
Diesel, todos os motores diesel normais possuem BI, eletrônicos ou não. Os eletrônicos a BI produz mais pressão devido à sua especificação e devido a possuírem uma bomba elétrica antes da BI. Common Rail nos motores eletrônicos é simplesmente um tubo comum que alimenta todos os bicos ao mesmo tempo, os bicos são abertos por um sinal elétrico vindo dá centralina.
Vcs ai do Sul podem denunciar os postos à ANP. Geralmente a fiscalização demora algumas semana, mas vai. Eles conseguem apurar se o posto está estocando corretamente o S50 ou há fraudes.
Recomendo abastecer S50 somente em postos com maior número de bombas de diesel, muito movimentado. Ai o risco de problemas será menor. Aqui em BH recomendo o Carijó no Anel Rodoviário.
Só posso usar S50, minha viatura possui bicos 30% maiores e com S500 vira um dragão!!! kkkkkkkkkk.......
Meio fora do tópico, mas que bico são esses Trotta? Algum ajuste na bomba? E na pressão da turbina? Qual o custo? Fale mais da preparação, isso muito me interessa. Abri só um pouquinho a bomba e já gostei da melhora e é sempre bom uma reserva de potência para ultrapassagens, sem falar na delícia que é dirigir um carro com potência a mais, logicamente sabendo onde, quando e como acelerar.
Valeu parceiro! Acho que por isso não senti diferença alguma apos adotar o S50. Quem sentiu diferença pareceu ser com o uso a curto prazo, o que pareceu ser a incompatibilidade do diesel com o veiculo, ou talvez quem sabe S50 adulterado. Vou ficar tranquilo, mas ficar de olho no desenrolar dessa historia.
Trotta!
Agora fiquei confuso.
Vc comentou que o carro do companheiro, uma SEL 2008 também tem BI. O DIESEL comentou que não tem BI.
Dá ma explicada melhor amigo. Tenho uma SE 2009. Comecei a usar o S50 a dois meses. Me preocupou o comentario sobre o desgaste verificado nas BI que utilizaram S50. Como a minha não tem problema, tenho receio de inventar utilizando esse diesel, pois nesse modelo, se não me engano, não fala no manual sobre a necessidade do uso do S 50.
Fernando Assis, uso bicos Fratelli (italianos) com 30% a mais de vazão, a viatura fica animal para andar. Aumentar o débito da bomba faz a viatura andar mais também. Só que trocando-se os bicos tem-se maior vazão no mesmo tempo original de injeção, aumentando-se o débito injeta-se mais combustível com o aumento do tempo de injeção. Portanto, com bico maior tem-se uma queima mais homogênea e forte.
Everson, é comumente falado que veículos diesel possuem common rail e veículos diesel mecânicos possuem BI. Na verdade, todos eles precisam de BI que é uma bomba mecânica acionada por uma polia dentada. Os motores diesel precisam de BI pois a pressão que elas precisam desenvolver é muito alta para bombas elétricas. Os motores mecânicos o diesel é enviado diretamente a cada bico do cilindro individualmente conforme enquadramento da bomba, nos eletrônicos a BI pressuriza o diesel num tubo comum (commn rail) que tem ramificação para cada bico que é controlado eletronicamente como os motores a gasolina. Além disso os motores eletrônicos possuem uma bomba elétrica anterior a BI. Por esse motivo, não faz diferença usar S50 em motores mecânicos ou eletrônicos. Se ele causar algum problema, vai causar em qualquer motor.
A questão principal pode ser os cuidados e adulterações do S50, que é um produto novo para nós e para os donos de postos. Resta saber quais os donos de postos estão cuidando adequadamente do S50.
Trotta
Valeu pela tua explanação. Acho quevou voltar a usar o diesel aditivado que utilizava antes e vou largar esse S50 até que fique confirmado as benfeitorias e os danos que ele causa em ummotor e seus componentes.
Muito obrigado pela aula.
Terei que discordar de você, meu amigo Trotta.
Bomba Injetora é um mecanismo que sozinho pressuriza, controla a vazão/dosagem e ponto de acordo com a rotação do motor.
Já nos motores eletrônicos, existe uma "Bomba de Alta Pressão" que apenas e tão somente é responsável por pressurizar o diesel dentro da flauta (Common Rail), a qual disponibiliza o combustível aos injetores, que por sua vez são controlados (vazão e ponto) por uma unidade de comando (ou centralina) independentemente da rotação do motor.
Esta bomba também é lubrificada pelo diesel, ficando susceptível a desgaste acelerado em caso de diesel de baixa qualidade.
Sendo assim, não é correto chamarmos a Bomba de Alta Pressão de Bomba Injetora, pois ela não é responsável pelo controle da injeção, e sim apenas em manter uma pressão constante dentro da flauta.
Abraço.
Uso diesel Podium da Br que é S50 na Xterra há 4 anos , já rodei até com diesel S15 no Chile por mais de 8 mil Km e lá não tem biodisel e a bomba da Xterra tá zerada , e ela já está com 160 mil km . E moro no sul.
Abraços