Postado originalmente por
Edintruder
Enasor, se esse percentual for aumentado no S-10, ele poderá reduzir os problemas de baixa lubricidade que temos visto, principalmente aqui na região sul aonde temos mais casos de desgaste de bombas injetoras.
O biodiesel em si não prejudica em nada o motor, na verdade é uma queima limpa que gera pouca fuligem e poucos contaminantes para o lubrificante. Na prática, usar biodiesel 100% é quase como um motor a álcool, o óleo lubrificante fica bem limpo e não perde as propriedades lubrificantes tão rapidamente como ocorre com o uso de combustível fóssil.
Um professor da engenharia química da USP, se não me engano, fez uma pesquisa com o biodiesel em 1998 aonde usou uma S-10 HSD 2.5 da universidade por 600.000km usando 100% biodiesel puro. Abriram o motor para avaliação pois a frota ia ser renovada e a tal S-10 continuava ainda em uso. Há alguns anos atrás postaram o relatório aqui no fórum com fotos e detalhes. O problema do biodiesel é o custo de produção, que assim como o alcool acaba por impactar muito o custo do transporte. Aqui no RS o álcool custa 3,60 o litro, e a gasolina 4,22. Quem tem flex usa somente gasolina pois o custo não compensa. Só quem, usa álcool aqui é quem tem carro a álcool, bem diferente de quem mora próximo das usinas de álcool no sudeste.