Pois é aqui no Sudeste já tem vários postos que só tem S10, graças a Deus o enxofre está indo embora!
Minha viatura continua só com S10 e em breve a de vcs também! Querendo ou não!
Versão Imprimível
Pois é aqui no Sudeste já tem vários postos que só tem S10, graças a Deus o enxofre está indo embora!
Minha viatura continua só com S10 e em breve a de vcs também! Querendo ou não!
Trotta, não sei qual é o teu problema em enaltecer essa merda de diesel S-10. Sabemos que ele é ruim e muita gente está tendo problemas, e mesmo assim tu pareces ficar feliz com a desgraça alheia...
Eu não consigo entender uma postura tão leviana como essa tua que defender a degradação do patrimônio alheio dessa forma. Querendo ou não, eu NUNCA colocarei esse S-10 no tanque da minha F1000 pois ele não serve para o modelo de injeção do MWM. Boto óleo de rícino ou boto gasolina com lubrificante usado, mas não coloco esse S-10.
Acho muito ruim ver foristas que estão mais preocupados em defender o próprio ponto de vista do que prestar um auxílio quanto ao correto uso dos veículos dos demais foristas... É lamentável.
Edintruder, não sei qual é o teu problema em enaltecer essa merda de diesel S-500. Sabemos que ele é ruim e polui o meio ambiente. Muita gente está usando o S10, e mesmo assim tu pareces ficar feliz com a ignorância alheia...
Eu não consigo entender uma postura tão leviana como essa tua que defender a degradação do meio ambiente dessa forma. Querendo ou não, eu NUNCA colocarei esse S-500 no tanque da minha Xterra pois ele não faz diferênça nenhuma para o modelo de injeção do MWM. Boto óleo de rícino ou boto gasolina com lubrificante usado, mas não coloco esse S-500.
Acho muito ruim ver foristas que estão mais preocupados em defender o próprio ponto de vista do que prestar um auxílio quanto ao correto uso dos veículos dos demais foristas... É lamentável.
Calma gente!!
Prezado Átila ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/153103-deixar-o-troller-parada-por-um-tempo-2.html#post2332108
Apenas para constar, submeto à sua apreciação (se possível, à sua crítica) o tópico do “link” acima, onde está "rolando" um assunto interessante ... inclusive citando o Actioil, o qual, segundo informação sua, é um produto em utilização nas plataformas da Petrobrás e indicado por você ...
Abs.
É...
Estás muito certo! Parabéns! Eu sou um ignorante burro mesmo! Só penso no meu ponto de vista. Que se foda o bolso alheio! Que se foda o Meio ambiente! É, diz para todo mundo que me pede ajuda por Youtube, Whatsapp, MPs e no próprio fórum, que eu estou mais preocupado em defender apenas o meu ponto de vista do que disposto a ajudar alguém...
Não te preocupa que cada um que me pedir ajuda eu encaminharei para ti, daí poderás ter uma idéia. Basta mandar teu e-mail ou nro do zapzap que peço para o pessoal te procurar, afinal és um cara muito preocupado em ajudar todo mundo... Eu sou só um ignorante.
Bom, só pra dar o meu relato... Moro em Goiânia, e játivemos no negócio da família três Ranger, sendo uma 2.5 maxion e as outras duas PS (uma das PS vendemos por ter dado muito prejuízo com oficina... Deixamos ela zerada e vendemos... Mas enfim, foi a caminhonete que me fez criar paixão pelo mundo 4x4, e a mesma se encontra como foto do meu perfil) ... Uma vez abastecemos 3 tanques da PS que vendemos com S10, e de cara se percebeu a diminuição do ruído e fumaça (Ponto negativo pra mim... Gosto de barulho e nuvens negras). Mas, no segundo tanque, a caminhote ficou um lixo. Aclives nos quais costumávamos passar, que antes a PS subia de 5°, tranquila, fumaçando horrores, com o S10 ela passou a querer 4°, e as vezes até terceira... E claro, sem muito ruído e sem fumaça. Não dava tesão nenhum de pilotar, e por forçar mais o motor nesse tipo de situação, o consumo acabou subindo... Abastecemos o terceiro tanque de S10, pra ter certeza de que não era coincidência, mas continuou... Até que tiramos o tanque, drenamos e limpamos, trocamos os filtros, e voltamos a abastecer com S500, e o nosso Kaveirão voltou a ativa! Voltou a ser o monstro que sempre foi... Então, enquanto usarmos motores com BI, nos manteremos longe do S10!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk! É cada um, é mais que estatístico o uso do S-10 dar problemas nas viaturas que sempre usaram o S-500 e outros mais com enxofre. São vários os relatos. Mais temos que aturar essas sumidades que temos aqui no fórum, que não sabem conversar. Abraços
Da minha parte, não se trata de acreditar na verdade desse ou daquele, muito embora o Edintruder sempre se manifeste com coerência e propriedade, mas eu acredito na ciência. Assim, depois de ler aquele artigo científico cujo link foi postado aqui, onde os experimentos em laboratório demonstraram que o uso do S10 determinou uma corrosão absurdamente maior (quase o dobro) das bombas injetoras, em comparação ao desgaste decorrente do uso do S500, voltei imediatamente para o S500, e fico nele até que outra evidência científica venha demonstrar que o uso do S10 é mais recomendado, ou até que eu não encontre mais S500 nas bombas dos postos de combustíveis, e aí, nesse caso, partirei para os aditivos, para compensar a baixa lubricidade do S10.
Como o tópico já evoluiu muito desde que o tal artigo científico foi postado, deixo aqui o link, onde está o estudo que demonstra o maios desgaste no uso dos S10: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70940
O resto, pra mim, é vaidade e empirismo!
Abraços
É isso aí, meu caro “advogadonline” ... muito sensato seu relato ...
Verifica-se que existem vários colegas com veículos fabricados de 2012 para trás utilizando o S10 ... alguns trabalhos acadêmicos e outras literaturas apregoam que o teor de biodiesel ora empregado no S10 é mais do que suficiente para lhe prover da lubricidade que lhe falta em relação ao S500 ... porém, um desses trabalhos que defendem essa tese, é o “Manual Técnico do S10” da Petrobrás, o qual devemos encarar com certa reserva e circunspecção, eis que, em nosso país, nem sempre são sérias as informações que partem de nosso governo, de nossos órgãos governamentais e de nossa classe política, haja vista o que “vira-e-mexe” rola na imprensa, infelizmente para nós brasileiros ... aqui, infelizmente, a mentira e o cinismo imperam em favor dos interesses pessoais, em detrimento do que é melhor para a comunidade ... ainda vale uma certa "lei" dos anos 70: (“gosto de levar vantagem em tudo”), de forma que quem engana, ou "passa para trás", o seu semelhante ainda é tido, por muitos, como o grande herói espertalhão ... ser honesto aqui, para muitos, é sinalização de ser trouxa ...
No meu veículo estou utilizando o S10, simplesmente porque está preconizado no manual do proprietário ... no meu caso, particular, como o veículo ainda está na garantia, não vale a pena correr o risco de comprometer a garantia de fábrica, colocando outro combustível que não seja o S10 ... porém, apesar de que leio muito a respeito, estou sempre atento às opiniões de profissionais entendedores do assunto e tomo todos os cuidados preventivos, confesso-lhe que estou com “um pé atrás”, quanto à maior durabilidade da bomba de alta pressão, bicos, etc., de meu veículo pelo uso do S10 em relação ao S500 ...
Também acredito que só o tempo dirá a verdade, indo ao encontro do que você comentou com muita propriedade: "O resto, pra mim, é vaidade e empirismo!" ...
Abs.
E.T.:
Sem a intenção de querer defender ou censurar o uso do S10, mas, apenas para constar e ilustrar o respeitável trabalho acadêmico de mestrado, de alto nível, citado no “link” acima pelo colega "advogadonline", gostaria de destacar alguns trechos interessantes, que submeto à reflexão dos nobres colegas de fórum:
- “... por definição, lubricidade é a capacidade de um combustível de evitar a fricção e o desgaste entre superfícies metálicas sob carga. A lubricidade do diesel petroquímico tem-se tornado fonte frequente de preocupação para as indústrias desde o advento da diminuição do percentual de enxofre do combustível ...”
- “... o decréscimo gradativo no valor máximo do teor de enxofre permitido na legislação do diesel, para atender à demanda governamental de redução do impacto ambiental, provocou a diminuição do caráter natural lubrificante do diesel ...”
- “... o diesel passa a perder significativamente o seu caráter lubrificante em concentrações abaixo de 50 ppm de enxofre ...”
- “... a diminuição da lubricidade provoca o desgaste prematuro do motor, contudo a perda desta característica natural do combustível pode ser melhorada por meio de aditivos. O biodiesel, entre outras características, funciona como um aditivo que confere um acréscimo de lubricidade ao diesel ...”
- “... ensaio High Frequency Reciprocating Rig (HFRR) ... desgaste ... contra-corpo esférico ... valor WSD ... quanto maior, ... maior o desgaste ocasionado pelo combustível e pior sua capacidade lubrificante ... combustíveis de alta lubricidade possuem baixos valores de WSD e combustíveis de baixa lubricidade apresentam altos valores de WSD ...”
- “... efeito da adição de biodiesel sobre a lubricidade dos diesel DS10 e DS20 ... valor de WDS decresce significativamente ... com a adição de 1% de biodiesel quantidade esta suficiente para aceitação do diesel ... exigência ANP ...”
- “... o acréscimo de biodiesel foi mais eficiente como aditivo de lubricidade em valores de adição de até 1%. Valores adicionais acima de 3% não apresentaram alterações significativas no valor da lubricidade.”
Conclusivamente, no meu modesto entendimento, o trabalho acadêmico acima harmoniza-se com o apregoado no “Manual Técnico do S10”. Veja, por exemplo, nas páginas 10 e 11 do Manual:
“ ... O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende a apresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamento severo que remove também compostos polares, promotores naturais dessa propriedade. Destaca-se que a adição de 2% vol. de biodiesel ao óleo diesel com baixo enxofre é suficiente para correção da sua lubricidade ... no caso brasileiro, é mandatória a adição de 5% vol. de biodiesel ao óleo diesel automotivo. Portanto, não é necessária a correção da lubricidade do óleo diesel automotivo na refinaria produtora, a partir do uso de aditivos promotores de lubricidade ...”.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Abs.