Postado originalmente por
fpandur
O motor da Frontier tem sim sensor de fluxo de ar (MAF), fica na mangueira de ar entre o filtro de ar e a turbina. Pode tirar ele e passar um spray limpa contato nos diodos sensores (não use WD e sim limpa-contato mesmo). Dica simples que pode tentar antes de fazer qualquer coisa: dê um reset na ECU, que gerencia o motor. Ela tem um mapa de alimentação dos bicos e está constantemente monitorando seu modo de dirigir. Se "perceber" que você é do tipo que pisa mais, gradativamente ela vai modificando esse mapa interno de controle. Desconecte o terminal positivo da bateria, ligue a chave de ignição (sem girar para ligar o carro) e pise no freio um pouco. Isso irá acabar com qualquer tensão residual na ECU. Religue a bateria, dê partida no veículo e SEM desligar o carro ande uns 8 a 10 Km bem na maciota, não passando muito da faixa de 2000 RPM. Ao desligar, a ECU irá armazenar o novo padrão no mapa interno dela. Claro que se você tem o pé um pouco mais pesado, logo ela irá se adaptar a isso, conforme expliquei acima. Tem uma outra forma de fazer isso, por uma combinação de apertar o acelerador mas não estou com ela aqui (tenho anotado, se quiser me avise que procuro). Lembrando que vai perder hodômetro parcial e as configurações do som, relógio, etc. Na minha vira e mexe faço isso, principalmente depois de algum trajeto onde tive que usar tração ou algo assim por muito tempo e com altos giros. Última vez foi a uns 10 dias, consegui melhorar o consumo urbano dela em quase 1 Km/lt só fazendo o reset da ECU. Peguei essa dica em foruns gringos.