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  • #193
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    O motor da Frontier tem sim sensor de fluxo de ar (MAF), fica na mangueira de ar entre o filtro de ar e a turbina. Pode tirar ele e passar um spray limpa contato nos diodos sensores (não use WD e sim limpa-contato mesmo). Dica simples que pode tentar antes de fazer qualquer coisa: dê um reset na ECU, que gerencia o motor. Ela tem um mapa de alimentação dos bicos e está constantemente monitorando seu modo de dirigir. Se "perceber" que você é do tipo que pisa mais, gradativamente ela vai modificando esse mapa interno de controle. Desconecte o terminal positivo da bateria, ligue a chave de ignição (sem girar para ligar o carro) e pise no freio um pouco. Isso irá acabar com qualquer tensão residual na ECU. Religue a bateria, dê partida no veículo e SEM desligar o carro ande uns 8 a 10 Km bem na maciota, não passando muito da faixa de 2000 RPM. Ao desligar, a ECU irá armazenar o novo padrão no mapa interno dela. Claro que se você tem o pé um pouco mais pesado, logo ela irá se adaptar a isso, conforme expliquei acima. Tem uma outra forma de fazer isso, por uma combinação de apertar o acelerador mas não estou com ela aqui (tenho anotado, se quiser me avise que procuro). Lembrando que vai perder hodômetro parcial e as configurações do som, relógio, etc. Na minha vira e mexe faço isso, principalmente depois de algum trajeto onde tive que usar tração ou algo assim por muito tempo e com altos giros. Última vez foi a uns 10 dias, consegui melhorar o consumo urbano dela em quase 1 Km/lt só fazendo o reset da ECU. Peguei essa dica em foruns gringos.
    Boa dica amigo!

    sera que da pra fazer isso tambem nas frontier novas?

    abr
    EX - Frontier SV ATTACK 4X4 Manual 14/15 PRETA

  • #194
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    Citação Postado originalmente por Daniel_Barbosa Ver Post
    Boa dica amigo!

    sera que da pra fazer isso tambem nas frontier novas?

    abr
    Até as 2012 sei que funciona. Deve funcionar nas de 2013 em diante também. Não custa tentar, pois não prejudica em nada e nem perde garantia.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #195
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Até as 2012 sei que funciona. Deve funcionar nas de 2013 em diante também. Não custa tentar, pois não prejudica em nada e nem perde garantia.
    fpandur, obrigado, vou tentar isso.

  • #196
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    Citação Postado originalmente por ezequias_girard Ver Post
    Pessoal Ajudas Rapidas e super megas importantes!!!

    -Eu tenho uma frontier 2010, isolei Valvula EGR, BLZ!!! agra B.O sobre aquecimento depois dos 160 180 por ai... é só andar no pau uns 10 15m na media de 180 q ela esquenta lá encima, aieu solto o pé e ela esfria muito rapido! Ajuda!!
    - Outro caso: Turbina normal jogar um pouco de oleo pro cano do intercooler, mas ta muito sujo creio eu... ajuda como devo limpar?? (Retirar é facil quero saber como limpar)

    Pfv dicassss e ajuda!! Desde já muiiito Obrigado meus caros amigos 4x4 diesel!
    Não tampe a EGR...
    fiz isso mim dei mal..

    O carro ficou sem força. .
    luz da injeção acendendo ..
    motor com muito ruídos ..
    só foi eu tirar essa maldita tampa o carro ficou ótimo.
    munha aviatura e uma pajero 2008 2.5

  • #197
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    Citação Postado originalmente por leandrim Ver Post
    Não tampe a EGR...
    fiz isso mim dei mal..

    O carro ficou sem força. .
    luz da injeção acendendo ..
    motor com muito ruídos ..
    só foi eu tirar essa maldita tampa o carro ficou ótimo.
    munha aviatura e uma pajero 2008 2.5
    São motores diferentes, difícil estabelecer um comparativo. Na Frontier por exemplo, até 2012 não há sensor de fluxo de ar diretamente relacionado com a EGR. Estou com a EGR bloqueada a cerca de 40.000 Km, já fiz viagens muito longas, além de uso diário urbano, e tudo certo. E tem vários outros usuários (no Brasil e no mundo) que tem a EGR bloqueada na Frontier e também sem problemas. Não sei dizer a respeito de tal procedimento no caso da Pajero.
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  • #198
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    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    São motores diferentes, difícil estabelecer um comparativo. Na Frontier por exemplo, até 2012 não há sensor de fluxo de ar diretamente relacionado com a EGR. Estou com a EGR bloqueada a cerca de 40.000 Km, já fiz viagens muito longas, além de uso diário urbano, e tudo certo. E tem vários outros usuários (no Brasil e no mundo) que tem a EGR bloqueada na Frontier e também sem problemas. Não sei dizer a respeito de tal procedimento no caso da Pajero.

    Bom mesmo se todos fossem como vc, e nos reportassem como foi e esta sendo a experiencia. Valeu Fpandur pela cooperação.

  • #199
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    Prezado,
    Tenho uma frontier 09/10 xe e a EGR foi bloqueada nas duas extremidades, mas a luz da injeção na apaga. O que poderia está ocorrendo?

  • #200
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    Tenho uma frontier SEL 2008 Tailandesa e o EGR deu pau. A peça que abre e fecha a passagem de ar soltou-se. Poderia manter a válvula fechada de alguma forma e tampar a entrada da EGR? Isso porque a autorizada quer cobrar 7 000,00 por uma nova. Qual seria uma alternativa?

    Sergio

  • #201
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    Citação Postado originalmente por Sergio_D Ver Post
    Tenho uma frontier SEL 2008 Tailandesa e o EGR deu pau. A peça que abre e fecha a passagem de ar soltou-se. Poderia manter a válvula fechada de alguma forma e tampar a entrada da EGR? Isso porque a autorizada quer cobrar 7 000,00 por uma nova. Qual seria uma alternativa?

    Sergio
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  • #202
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    Tampão Valvula EGR

    Citação Postado originalmente por WGF045 Ver Post
    Acho que realmente não há necessidade de limpar o coletor de admissão apesar de que quando ele atinge sua temperatura maxima pode haver reação e provocar a fumaça preta (se isso ainda tiver acontecendo depois do que você fez).
    Quanto a esse barulho... melhor aumentar o som...rsrsrs porque na minha ocorre a mesma coisa. Acho que voce não deve se preocupar com isso. Porém acho que não esta ligado a bico ou mesmo o fechamento da valvula. Acho que é normal, pelo menos na minha que esta com 125.000 km o barulho vai alterarando... e além do mais é normal a gente "perceber barulhos" que achamos antes não existir depois de mexer no carro.
    Em relação a economia ela chegou a fazer 10,5 km/l..fiquei super animado e revoltado com essa valvula egr...porém fiz uma viagem hj e vi que a media caiu para exatos 8,95 km/l mas tenho que admitir que tava acelerando mais..140..150 km/h e não consegui abastecer com diesel S10 ou S50. Depois pra piorar e perder o calculo da media fiquei colocando de R$ 20,00 em R$ 20,00 em tres postos que parei ate conseguir encher com S10.
    Não tem fumaça alem daquela normalmente que a frontier solta principalmente numa retomada.
    Você fez o fechamento na propria valvula egr ou no escapamento conforme recomendei? O mecanico retirou a valvula para dar uma limpeza nela? recomendo que você faça uma pequena viagem...de 100 km sem acelerar muito pra ver pois demora uns dias dependendo do tanto q voce roda para voltar ao normal. Nesse momento fica de olho na temperatura do motor(no painel) pra ver se ha alguma alteração pois ja li que em algumas pode ocorrer...qq duvidas estou a disposição..abraços!!!!
    Você pode enviar as fotos pro meu email, pois as que estão aqui no site estão cm baixa resolução e não consigo ler suas observações. hasmiiller@hotmail.com, obrg

  • #203
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    05/08/2015
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    Citação Postado originalmente por WGF045 Ver Post
    Até que fim criei coragem e eu mesmo desmontei o duto que sai do escapamento (perto da turbina) e leva o gás para a valvula egr da minha frontier 2.5 172cv. O sistema fuleiro esse...so serve pra acabar com o motor. Apesar de estar usando somente o diesel S50 a valvula tava com uma crosta que deu até dó do motor. Foi muito facil desde que tenha as ferramentas. Primeiro passo é desmontar a valvula que alimenta o intercooler para se ter acesso a valvula egr. Depois solta-se os parafusos centrais do duto e o que fica na propria valvula egr e depois a do escapamento. Pra facilitar desmontei tambem o filtro de ar (somente as mangueiras) ai so tem que atentar para que o fechamento seja feito na saida do escapamento e não na chegada da valvula egr tendo em vista que ela abre a partir de 2000 rpm pode ser que o cano não suporte tal pressão ja que estará bloqueado. De posse da junta que é de ferro levei a uma loja que faz juntas e mandei fazer na chapa 1.5 e paguei R$ 10,00..remontei..show..o carro não apresentou nem um ganho nem uma perda ao meu ver em potência até mesmo porque esse não é meu objetivo. Mas to curioso pra ver como vai ser sua economia..se vai melhorar ou piorar ou mesmo manter.Se ganhar potência ou não não vou saber porque estou consciente de que é um carro com 172cv..pra que mais? Sei também que não é politicamente correto..mas so uso o diesel S50 que polui muito menos de tão limpo que é alem de so ter beneficios para os filtros que a meu ver nunca mais precisaram ser trocados, o oleo do motor fica mais tempo limpo (não ha necessidade de trocar com 7.500 ou 10.000km). Quem tiver duvida é so mandar o email que mando as fotos passo a passo porque muita gente que tem a frontier nem sabe onde a valvula EGR esta localizada.. espero ter ajudado...




    coloquei na minha mais ela esta acedendo a luz e a primeira entortou queria saber se a luz acender e normal acontece na sua queria algumas dicas pois a minha estragou a válvula e vou vedar pq pelo que eu fui atras todas estão dando problema então e melhor vedar que trocar e ela estragar de novo apesar de ser muito cara.
    des de ja agradeço, Muito obrigado

    dantas345@gmail.com

    att.Pedro Dantas

  • #204
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    01/08/2012
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    Prezados, minha frontier é uma ATTACK 11/12, a qual comprei 0KM e praticamente só eu que dirigi ela(minha patroa tem o carro dela e acha grande as camionetes), está com 63.000 km e ontem troquei os filtros de combustíveis e do ar, e de quebra, abri a entrada da válvula EGR.
    Como podem ver pelas fotos, com essa km tinha alguma sujeira na entrada, mas o que se vê não é tão sólido, é uma fuligem que esfregando os dedos vira em nada. O bom não seria, mas acredito que essa pequena fuligem não vá causar grandes danos ao motor. Como a minha frontier nunca deu problemas, dei uma limpada superficial e montei de volta, por enquanto vou deixar aberta a tal de EGR.
    Nunca usei diesel s10, somente s500, pois pelo ano, a minha não é obrigado a usar o S10.
    4X4 Brasil

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