Há dias fiz o bloqueio da EGR... de cara notei que a aceleração e retomadas melhoram significativamente... enquanto a emissão de fumaça a pick-up melhorou 90%... em retomadas a emissão aumenta mas dentro do normal...fiz a decisão após ler sobre nos fóruns... acredito que foi ma boa escolha... utilizei chapa de aço de 1,5 confeccionada por torneiro... bloqueio feito próximo à turbina... Desde então utilizo somente S10...não sei dizer se ficou mais econômica mas sei que a redução de fumaça quase desapareceu somente com incidência relevante quando em retomadas mais fortes... antes de realizar o bloqueio fui ate uma autorizada troquei filtros (ar, combustível (os 2), motor), troca de óleo e ainda fizeram uma limpeza na EGR...a fumaça não desapareceu nada... somente após a eliminação (bloqueio) puder notar "considerável" melhora na potência do motor... busquei informações em sites específicos e creio que a EGR somente é parte do sistema devido a obrigação de atender a normas ambientais... pelo que conhecemos de motor quanto mais limpo e frio o ar melhor para o motor... os engenheiros devem ficar "putos" com estas normas...