x
Convex Datacenter
Página 20 de 41 PrimeiroPrimeiro ... 101112131415161718192021222324252627282930 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 229 a 240 de 574

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/12/2013
    Local
    Marabá/PA
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0



    Ninguem pra dar uma luz??
    Nissan Frontier Attack SV Manual 4x4 190cv 2013
    Ex Ranger Sport Cab Simples 4X2 Gasolina 2009

  • #2
    Usuário
    Entrada
    03/09/2014
    Local
    UBERABA/MG
    Idade
    48
    Posts
    530
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Danilo1985 Ver Post
    Ninguem pra dar uma luz??
    Danilo vou lhe dar apenas um pitaco, pois falta-me conhecimento específico sobre essa parte. Como já levarás a um mecânico, peça a ela para dar uma olhada na EGR e ver como está. Já vai desmontar mesmo.

    Abraços

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/09/2014
    Local
    UBERABA/MG
    Idade
    48
    Posts
    530
    Agradecimentos: 15
    Já de ante mão tomei a liberdade de copiar o excelente texto que o colega forista enricof18 escreveu sobre EGR e DPF para colar aqui, pois as vezes alguns lerão apenas aqui.



    Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

    Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

    Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

    Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

    Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

    Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail:enricof18@hotmail.com

    Um abraço a todos!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/02/2016
    Local
    Americana/SP
    Idade
    50
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    Perda de potencia e excesso de fumaça preta

    Amigos, recentemente adquiri uma LE 09 por ser um sonho de consumo, pois viajo muito para sitio e pescarias e no ultimo dia 06 fui passar o carnaval no sitio e por infelicidade minha LE começou a perder potencia e soltar muita fumaça pelo escape, segui a viajem até o destino que estava próximo e no dia 08 levei a um centro Bosch para passar o scanner e verificar o que poderia ter ocorrido. Na avaliação o técnico me informou que o primeiro bico havia aberto e que estava "jorrando" diesel na câmara e que não teria como retornar rodando para não danificar o motor, como estava com a revisão agendada para hoje (11) deixei na concessionaria e informei o problema ao técnico que posteriormente me ligou e disse que o problema encontrado foi o bloqueio incorreto da EGR onde a pessoa que fez e serviço colocou uma chapa grossa que chegou a romper e retornar o sistema com a vva em falha. Resumindo agora, ele disse que foi sorte eu não ter trincado o cabeçote e que vou precisar trocar essa EGR, pois a autorizada não permite um bloqueio deste sistema, mais vou rodar desta forma até a chegada da vva que deve demorar uns 10 dias. O técnico vai fazer o bloqueio do sistema EGR de uma forma a permitir o uso sem este sistema.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/12/2013
    Local
    Marabá/PA
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabinho013 Ver Post
    Amigos, recentemente adquiri uma LE 09 por ser um sonho de consumo, pois viajo muito para sitio e pescarias e no ultimo dia 06 fui passar o carnaval no sitio e por infelicidade minha LE começou a perder potencia e soltar muita fumaça pelo escape, segui a viajem até o destino que estava próximo e no dia 08 levei a um centro Bosch para passar o scanner e verificar o que poderia ter ocorrido. Na avaliação o técnico me informou que o primeiro bico havia aberto e que estava "jorrando" diesel na câmara e que não teria como retornar rodando para não danificar o motor, como estava com a revisão agendada para hoje (11) deixei na concessionaria e informei o problema ao técnico que posteriormente me ligou e disse que o problema encontrado foi o bloqueio incorreto da EGR onde a pessoa que fez e serviço colocou uma chapa grossa que chegou a romper e retornar o sistema com a vva em falha. Resumindo agora, ele disse que foi sorte eu não ter trincado o cabeçote e que vou precisar trocar essa EGR, pois a autorizada não permite um bloqueio deste sistema, mais vou rodar desta forma até a chegada da vva que deve demorar uns 10 dias. O técnico vai fazer o bloqueio do sistema EGR de uma forma a permitir o uso sem este sistema.


    Também levei a minha no mecânico e o mesmo não recomendou o bloqueio da EGR, perguntei se deveria ao menos limpar o turbo, intercooler e EGR, sua resposta também foi não, só se o veículo perdesse potência.
    Nissan Frontier Attack SV Manual 4x4 190cv 2013
    Ex Ranger Sport Cab Simples 4X2 Gasolina 2009

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Amigo, excelente explicação.

    Poderia informar se tem como deixar a frontier 2013 com ronco gostoso no escap?

    Tirei o silencioso esperando um ronco show, mas não mudou nada...

    Pode nos dar esse help?

    Abraços

    Amaral



    Citação Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Já de ante mão tomei a liberdade de copiar o excelente texto que o colega forista enricof18 escreveu sobre EGR e DPF para colar aqui, pois as vezes alguns lerão apenas aqui.



    Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

    Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

    Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

    Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

    Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

    Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail:enricof18@hotmail.com

    Um abraço a todos!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Carambeí/PR
    Idade
    30
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduamaral Ver Post
    Amigo, excelente explicação.

    Poderia informar se tem como deixar a frontier 2013 com ronco gostoso no escap?

    Tirei o silencioso esperando um ronco show, mas não mudou nada...

    Pode nos dar esse help?

    Abraços

    Amaral
    Olá Amaral,

    Para fazer escape direto dela, você vai ter que remover o DPF fisicamente, mas antes precisa desligar o mesmo eletronicamente para que sua camionete não entre em modo de segurança.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2018
    Local
    Mossoró/RN
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Esse cara entende mesmo do assunto !!! Parabéns e obrigado pelo depoimento!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/11/2012
    Local
    São Miguel do Oeste/SC
    Idade
    38
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Amigos!!! já não sei mais o que fazer.... Consumo tava ruim... fiz o bloqueio da EGR, melhorou uns dias e depois piorou drasticamente.... 7 na estrada. Mecânico falou que EGR esta com problema que precisaria trocar que ai a injeção voltaria a trabalhar normalmente...

    LE 2009, 172CV

    Aguardo dicas..

    abraços

  • #10
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por chico_stertz Ver Post
    Amigos!!! já não sei mais o que fazer.... Consumo tava ruim... fiz o bloqueio da EGR, melhorou uns dias e depois piorou drasticamente.... 7 na estrada. Mecânico falou que EGR esta com problema que precisaria trocar que ai a injeção voltaria a trabalhar normalmente...

    LE 2009, 172CV

    Aguardo dicas..

    abraços
    Já trocou filtro de ar e combustível ? Fez o reset da central e colocou ela em modo de aprendizado ? Se já fez tudo isso e não resolveu, daí o problema pode ser mais grave, tipo bicos ruins. EGR com problema acredito que iria acusar no scanner, já passou no diagnóstico para ver se acusa algo ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/11/2012
    Local
    São Miguel do Oeste/SC
    Idade
    38
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Já trocou filtro de ar e combustível ? Fez o reset da central e colocou ela em modo de aprendizado ? Se já fez tudo isso e não resolveu, daí o problema pode ser mais grave, tipo bicos ruins. EGR com problema acredito que iria acusar no scanner, já passou no diagnóstico para ver se acusa algo ?
    Amigo... Filtros novos... ar, combustível. Ja resetei central... testei bicos em um aparelho onde analisa bico por bico... hoje passei no scanner e não encontrou nenhuma falha.... porém tinha uma opção de resetar valores da EGR e tentamos... porém não foi possível... ai acredito ser problema na EGR...

    Andei agora lendo sobre a polia viscosa da ventoinha.... percebo que minha camionete seguidamente esta fazendo barulho de ventoinha trabalhando bastante... ai acelera um pouco mais forte... para o barulho.... sera que posso esta com problema e a ventoinha estar trabalhando direto, aumentando o consumo... (até acho que não pois agora girei ela com a mão e a mesma não esta travada e nem solta de mais)...

    acho que vou investigar sobre a EGR mesmo...

    OBS: o bloqueio que eu havia realizado foi somente do lado D do tubo (olhando de frente para o motor)....

  • #12
    Usuário
    Entrada
    11/02/2016
    Local
    Americana/SP
    Idade
    50
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Levei a minha LE 09 Aut. para revisão qdo voltei de viagem guinchado pelo problema de ter rompido o isolador que colocaram na EGR e começou a perder a potencia e soltar muita fumaça como relatado anteriormente e não acusou nada no scanner pq o problema foi na parte mecanica da vva e não na eletrônica, da mesma forma que não acendeu a luz de anomalia (MIL) no painel.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Frontier LE X Frontier SE/XE - Potencia
      Por A_Benito no fórum Nissan
      Respostas: 12
      Última resposta: 10/07/2017, 19:53
    2. Frontier, Frontier Serrana? Frontier Attack?
      Por Giovaniblu no fórum Nissan
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/12/2014, 05:20
    3. tenho KIT para usar caixa EATON no troller RF eliminando a TREMEC.
      Por luis nunes junior no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/09/2011, 19:32
    4. Eliminando o limitador de velocidade S10 4.3V6
      Por 6caneco no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 10
      Última resposta: 26/01/2009, 15:26
    5. Frontier Sel
      Por Nicodemus no fórum Nissan
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/02/2008, 22:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade