A solução pra apagar a luz da Injeção foi isolar no painel mesmo, coisa rápida pra quem tem experiência, 25 minutos e tchau luz da injeção... Acredito que deve estar querendo estragar o sensor da turbina, pois as vezes a camionete chega a 120 k/h e não desenvolve mais, parece que dá uma travada, aí tira o pé total do acelerador e ao acelerar novamente ela volta ao normal...
Boa noite amigão. ...teria como vc fazer esse passo a passo com fotos.tentei entender mas ficou uns furos...essa é minha primeira frontier....e de diesel nao sei nada..
Fiz uma viagem essa semana com o EGR da Frontier isolado e fiz a média do combustível. Parece que ficou um pouquinho melhor a média, mas ao menos o motor não engole fuligem, só ar puro do filtro hehehe.
Esse impedimento da recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão, através do isolamento da EGR, não vai acarretar superaquecimento na câmera de combustão, que pode resultar em consequências indesejáveis, como fissuras, danos em bicos, etc.? ... isso também afeta o sistema da turbina, de alguma forma? ... e a luz da injeção no painel, mantém-se acesa constantemente, pisca ocasionalmente, ou, no caso da Frontier, vocês conseguem deixá-la apagada direto? ... mas, se ficar apagada direto, essa luzinha também ficará isolada, ou ela irá acender, quando necessário, alertando o usuário para outros problemas para os quais foi concebida? ...
Obrigado antecipadamente pelas respostas.
Forte abraço.
4X4 Brasil
Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014
A minha isolei a EGR e quando ligada, até agora não acendeu a luz de injeção, no painel está normal como era antes.
Quanto aos outros fatores, acredito que não teria problemas pois me parece que a EGR só abre após os 2.000rpm, e se não for os gases de escapamento para a admissão, sairão normalmente pelo escapamento, o que aconteceria se quebrasse a borboleta da EGR ou se emperase fechada. Acho que quem sai ganhando num todo é o motor, respirando ar puro, sendo que a EGR foi colocado por questo~es ambientais, mas não sei até que ponto ajudaria, requeimando gases de escape........
Pode ser uma ideia meio maluca mas para eliminar 100% dos problemas de isolamento total da EGR, se tiver é claro, eu acharia que o melhor jeito seria pegar esse cano do EGR, por uma volta do mesmo cano e fazer um furo no escapamento após a turbina, e jogar a pressão diretamente no escapamento.
Ai adeus qualquer problemas com a turbina(talvez).
Pessoal, sobre isolar o tubo da EGR, o procedimento é extremamente simples. Não acarreta absolutamente nenhum risco para o motor ou o funcionamento, como já disse várias vezes aqui, traz só benefícios, como redução de até 10% no consumo de combustível, sensível melhora em retomadas, diminuição da fuligem no escapamento e da carbonização no coletor de admissão, além de evitar riscos como a quebra da válvula da EGR ou o rompimento do trocador de calor, fazendo com que o motor percá fluido de arrefecimento pelo escape, levando ao superaquecimento do motor. Esse procedimento pode ser feito em qualquer Frontier D40, incluindo aí as 2013 em diante. Resumindo: Retire o trocador de calor da EGR (o famoso tubo da EGR dos modelos até 2012, ou o próprio trocador de calor das 2013 em diante) e bloqueie suas duas extremidades por onde passa o escape com tampões do exato formato das juntas metálicas que há nessas extremidades. A ideia é não permitir que o escape volte para a admissão, apenas isso.
Enasor, bloquear a EGR não leva a nenhuma consequência que você citou. O próprio sistema se bloqueia, por isso há a válvula. A válvula abre até 20 graus apenas quando o motor está aquecido e sem carga considerável. A partir do momento que você pisa fundo no acelerador, ou quando o motor esta frio, a válvula fica 100% fechada, impedindo a recirculação dos gases. Então é uma situação normal para o motor. Além disso, o bloqueio da EGR, se bem feito, não acarreta no acendimento da luz de injeção do painel, como já havia dito anteriormente.
Sergio, não precisa fazer o que você disse, quando se isola a EGR logo após o coletor de escape, toda a pressão do escape vai diretamente pro turbocompressor.
Marollafit, desligar a luz da injeção no painel não resolve o seu problema de injeção. Aliás, seu sintoma se parece com o de válvula da EGR emperrada, já quem nessa velocidade, mantendo ela, a válvula começa a abrir aos poucos. Se ela emperra no meio do caminho, vai acender a luz e ficar fraca. Quando você pisa fundo ela fecha e aí o problema "some" e a potência retorna. Veja qual os códigos presentes e me diga aqui que posso te ajudar.
Olá pessoal,
acabei de me registrar no Fórum pois adquiri uma Attack 4x4 AT zera. E andei lendo bastante sobre os problemas e possíveis soluções do veículo. Sobre a EGR, seria seguro (ou até recomendado) fazer esse procedimento no motor ainda zerado, ou é melhor esperar para ver se haverá algum problema?