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  • #1
    Usuário Avatar de fpandur
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    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Negativo. O que acontece é que o P0380 é negligenciado por 99% das pessoas que se deparam com ele. Ele só vai aparecer no momento da partida, quando o motor estiver frio o suficiente para acender a luz indicadora das velas no painel. Aí nessa hora o que costuma acontecer é que apagam o código, rodam com ela, o código não volta, dão partida com o motor quente, sem código, e acham que está tudo certo. Se o P0380 aparece, ele não vai sumir enquanto você não apagar o código ou regularizar as velas. Em casos raríssimos da problema no relé de aquecimento também, que também da o código P0380
    Enrico, na primeira vez que ocorreu não foi apagado o código, ficou rodando assim uns 2 dias e do nada apagou sozinho, sem intervenção. Na 2ª vez sim, apaguei o código. Percebi que nas 2 vezes que ocorreu, estava passando por um trecho irregular, com a viatura chacoalhando um pouco rs, rs, rs, Vou dar uma olhada no rele também, e claro, medir as velas.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #2
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    Pessoal bom dia, tenho uma Frontier LE 2.5 2011, comprei a mais de um ano, até agora só alegria, porém fiz uma viagem ao litoral, andando de 140 a maior parte do tempo, porém um certo dia antes de sair pela manha com o carro frio ao conferir óleo e água percebi que a água do reservatório estava baixa, completei (coube uns 300ml), desde dia em diante passei a conferir todos os dias de manha o nível da água, e noto que a água esta baixa, daí quando abro a tampa selada do radiador a água retorna para o reservatório até chegar quase no nível. Voltei do litoral andando no mesmo jeito, ela não subiu a temperatura hora nenhuma, esta tudo normal, mas como ja conheço o carro e essa água nunca sumia estou preocupado, alguém pode me aconselhar em algo?

  • #3
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    Opa. Peguei juntas originais e cortei na hora duas chapas de zinco com tesoura cortar lata. Muito simples. Fiz conforme Eurico recomendou. Já estou cerca 2000 km rodado. Cidade fazia 5,35. Agora 7,5. Na estrada fazia 8,5 agora 10,9. Resto tudo normal.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por AriAmaral Ver Post
    Opa. Peguei juntas originais e cortei na hora duas chapas de zinco com tesoura cortar lata. Muito simples. Fiz conforme Eurico recomendou. Já estou cerca 2000 km rodado. Cidade fazia 5,35. Agora 7,5. Na estrada fazia 8,5 agora 10,9. Resto tudo normal.
    Ari, boa tarde! Qual o ano da tua picape? Fizeste fotos do procedimento? Caso positivo, se puder compartilher, agradecemos!
    Gustavo Avellar
    Ex-Freelander 2 - Incrível Hulk
    Frontier XE 4x4 2013 - Craúna

  • #5
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    Pessoal boa tarde, estou com um enigma na minha frontier, (2.5 2011/2011 16v), ela esta sumindo água, não esta misturando água no óleo, fiz o teste de estanqueidade colocando até 1.5 bar, não houve vazamento. Percebi que a mangueira de baixo do radiador não fica tão quente como a de cima, tem a possibilidade da válvula termostática estiver travada semi aberta? Se isso acontecer pode ocorrer dela jogar a água fora pelo suspiro do reservatório quando a pressão aumentar? Me ajudem por favor..rsrs

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Carlos Vasconcelos Ver Post
    Pessoal boa tarde, estou com um enigma na minha frontier, (2.5 2011/2011 16v), ela esta sumindo água, não esta misturando água no óleo, fiz o teste de estanqueidade colocando até 1.5 bar, não houve vazamento. Percebi que a mangueira de baixo do radiador não fica tão quente como a de cima, tem a possibilidade da válvula termostática estiver travada semi aberta? Se isso acontecer pode ocorrer dela jogar a água fora pelo suspiro do reservatório quando a pressão aumentar? Me ajudem por favor..rsrs
    Verificou se não está perdendo a água pelo trocador de calor da EGR para o escapamento, ou pela junta do cabeçote para os cilindros?

    Refaça o teste de pressão com 1,5 bar, retire as velas aquecedoras, desligue os bicos e retire o trocador de calor da EGR mantendo as mangueiras d'água na peça. Deixe mais ou menos uma hora com pressão. Depois disso acione a chave para girar o motor como se fosse para ligar (não vai ligar pois está sem as velas e com os bicos desligados). Se sair água pelos furos das velas, mesmo que seja apenas o vapor, é problema de junta. Se não sair, mas estiver com interior do trocador de calor da EGR molhado, está perdendo água pelo trocador de calor.

  • #7
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    Com esses detalhes assim ainda não fiz Enricof18, amanha cedo com ela fria vou encher o reservatório até a boca e liga pra ver se vai jogar água fora. Se não achar nada de mais seguirei sua indicação. Muito obrigado pela dica.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Verificou se não está perdendo a água pelo trocador de calor da EGR para o escapamento, ou pela junta do cabeçote para os cilindros?

    Refaça o teste de pressão com 1,5 bar, retire as velas aquecedoras, desligue os bicos e retire o trocador de calor da EGR mantendo as mangueiras d'água na peça. Deixe mais ou menos uma hora com pressão. Depois disso acione a chave para girar o motor como se fosse para ligar (não vai ligar pois está sem as velas e com os bicos desligados). Se sair água pelos furos das velas, mesmo que seja apenas o vapor, é problema de junta. Se não sair, mas estiver com interior do trocador de calor da EGR molhado, está perdendo água pelo trocador de calor.

    Bom dia Enricof18, fiz o teste das velas, jogou muita água pelo segundo furo, muito obrigado pela dica, agora preparar o bolso, aqui em Posse-GO cobram 900,00 por esse serviço. Valeu...muito obrigado.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Carlos Vasconcelos Ver Post
    Bom dia Enricof18, fiz o teste das velas, jogou muita água pelo segundo furo, muito obrigado pela dica, agora preparar o bolso, aqui em Posse-GO cobram 900,00 por esse serviço. Valeu...muito obrigado.
    Tá certo amigo, um abraço!

  • #10
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    Boa Tarde Prezados;

    Gostaria de saber se alguém que já desativou (somente tapando) a válvula EGR e andou bastante tempo teve algum problema ou não.

    Pergunto isso pois quero "desligar" a válvula EGR da minha frontier 2010 2.5 16V e vejo que muita gente faz isso (do modo simples, somente tapando) e não tem nenhum problema, mas alguns mecânicos "assustam" dizendo que é necessário reprogramar.

    Obrigado.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por xpflavio Ver Post
    Boa Tarde Prezados;

    Gostaria de saber se alguém que já desativou (somente tapando) a válvula EGR e andou bastante tempo teve algum problema ou não.

    Pergunto isso pois quero "desligar" a válvula EGR da minha frontier 2010 2.5 16V e vejo que muita gente faz isso (do modo simples, somente tapando) e não tem nenhum problema, mas alguns mecânicos "assustam" dizendo que é necessário reprogramar.

    Obrigado.
    Se tampar só do lado da válvula vai concentrar calor no trocador de calor da EGR, e isso vai te dar problemas no futuro, até mesmo superaquecimento.

    O método correto é você isolar a entrada e a saída de escape do trocador de calor, com isso não passa os gases de escape no trocador de calor, não vai concentrar calor na peça e em caso de ruptura interna no trocador de calor, não vai perder fluido de arrefecimento pro escapamento.

    Fazer reprogramação pra isolar a EGR é absolutamente desnecessário, fazer o bloqueio conforme eu disse acima é muito mais seguro e barato.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Se tampar só do lado da válvula vai concentrar calor no trocador de calor da EGR, e isso vai te dar problemas no futuro, até mesmo superaquecimento.

    O método correto é você isolar a entrada e a saída de escape do trocador de calor, com isso não passa os gases de escape no trocador de calor, não vai concentrar calor na peça e em caso de ruptura interna no trocador de calor, não vai perder fluido de arrefecimento pro escapamento.

    Fazer reprogramação pra isolar a EGR é absolutamente desnecessário, fazer o bloqueio conforme eu disse acima é muito mais seguro e barato.
    Obrigado pela informação, mas tenho mais uma dúvida.
    Um dos vários mecânicos que consultei disse que se eu só tapar a válvula EGR a luz do motor ficará acessa constantemente, procede?

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