
Postado originalmente por
fpandur
Bem, eu mesmo fiz a flange para tampar a EGR. Para um teste inicial fiz com um pedaço de ferro comum mesmo. Rodei uns 250 Km (somente cidade) e retirei a peça para ver, vejam o estado que ficou ....
Toda essa fuligem/crosta ia ser enviada para o motor, junto com o ar da admissão. Fiz uma peça mais definitiva em alumínio e é a que está agora no momento. O que pude notar:
- diminuiu muito a fumaça preta, principalmente quando apertando o acelerador mais forte
- a viatura ficou mais esperta na faixa entre 1000 a 2000 RPM. Antes era um "marasmo" até a turbina entrar
- ligeira melhora do consumo
Eu tampei do lado mais fácil, ou seja, no lado onde entra a EGR. Basta tirar a capa plástica do motor e com uma chave 12mm tirar os 2 parafusos do tubo que entra na EGR, colocando ali a flange cega. Pesquisei bastante em foruns no exterior e grande parte do pessoal tem colocado a flange nesse local. Também há diversos relatos de bloquear a EGR em viaturas com a geração mais nova do motor, que usa DPF (o catalisador).