Postei há umas duas semanas sobre o retentor do pinhão do diferencial traseiro para a L200, peça que estava um tanto difícil de encontrar aqui em São Luis. Cheguei a comprar com o Pacheco, em São Paulo (Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron, recomendadíssimo!) uma, que servia para as L200 em geral. Vi em outros sites na internet tbém, não faltava opção de lugar pra comprar o tal retentor...
Só que na hora de colocar a pecinha no lugar, surpresa... não servia na minha viatura (uma L200 Savana ano 2009). Era menor que a original. Aí começou minha peregrinação... Aparentemente a peça tem a referência mb160949, depois substituída pela mr580530. Meu sogro, que mora em São Paulo, ainda saiu pra procurar em outros locais e só encontrava o modelo igual ao que eu já havia comprado. Liguei para o Pacheco e expliquei o caso, disse que infelizmente a peça não servia. Ele chegou a contactar outros fornecedores, mas todos disseram o mesmo... que o retentor pra L200 que tem é esse aí.
Resolvi então fazer o que eu deveria ter feito desde o começo (e não o fiz pela aparente facilidade em encontrar a peça na internet): Ligar pra Mitsubishi e solicitar o código de referencia da peça. Outra surpresa... o retentor da Savana é diferente da L200 Outdoor e só pode ser encontrado na própria Mit. O código inclusive é outro: CDPA0005. Procurei por esse código na internet e não apareceu absolutamente nenhum resultado. Realmente a peça não existe em lugar nenhum, nem em São Luis, nem no Rio e nem mesmo em São Paulo.
No fim das contas (e depois de vários interurbanos e o sogrão gastando gasolina atrás da peça) me rendi... tive mesmo que comprar na concessionária. Aqui em São Luis demora uns 15 dias pra chegar (creio que com boa vontade...), então comprei em SP mesmo (2 a 3 dias pra chegar, e aproveito a vinda da minha noiva no outro final de semana pra trazer. Chega mais rápido.). 120 reais em uma peça que supostamente custava uns 30, mas que com a quantidade de dor de cabeça que tive pra achar a maldita saiu ainda mais caro... e o carro parado até agora. O pior é pensar que por causa de uma pecinha aparentemente boba e barata, o carro fica imóvel.
Pra terminar, entre contatos e contatos, ainda tive esse pérola: um dos vendedores do setor de peças de uma concessionária da Mit me pedindo via e-mail "pra perguntar pro meu mecânico qual é a marca e o modelo do diferencial da minha savana, para poder encomendar o retentor". Não sou expert em mecânica, mas me pareceu algo muito estranho de se perguntar, já que até onde sei a construção dos carros é padrão... seria um tanto louco cada Savana sair com um diferencial de marcas e modelos diferentes.
Enfim, fica o post. Quem tiver procurando retentores do pinhão do diferencial traseiro da Savana acima de 2007, a peça é essa aí... CDPA0005.

Abraços a todos!