x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por cristian-sp Ver Post
    se vc procurar a MIT Racing faz as RS com cv próximo ao que vc está buscando, mas acredito que vale uma boa pesquisa sobre o que mais deve ser alterado nas peças do motor ou se é apenas "chipar".
    Tem L200 RS com cerca de 230 cv, porém altera muita coisa. Além de ser um veículo voltado apenas para competições, é revisado a cada prova.

E mesmo assim os imprevistos acontecem. Afinal desempenho é inversamente proporcional a durabilidade e consumo.

Nas RS originais elas saiam com 183 cv, a turbina é Borg & Warner, ela usa uma chapa de aço na parte inferior do bloco do motor para aumentar a resistência, o intercooler é gigante e na frente do radiador, o sistema do radiador é selado, o escapamento é direto e tem a saída próximo a porta do passageiro, etc, etc.
    Fora isso muda o câmbio Eaton FSO 2305, embreagem, diferencial tras. Dana 4x4, etc...

Não é apenas 183 cv no motor...

[]s
    4X4 Brasil
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de Cunha03
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cuiabá/MT
    Agradecimentos: 0
    Faz isso não vc tem o melhor motor das outdoor, que é o 121 cv. Se mexer vai ganhar um pouco te cv, mais com certeza da dor de cabeça vai ser bem maior.
    Quando comprei a minha primeira outdoor o vendedor me disse, é carro pra terra se for pra andar no asfalto vai noutra.
    Em quanto fiquei na região do nortão fiquei com ela e depois troquei por outra gls, ai foi só alegria. Quando mudei para a civilização passei ela para o meu irmão e pequei uma que da pra andar bem no asfalto.
    Abraço
    Troller 3.0 240cv Triton HPE Trailblazer GS 800 PU9 OSC - Yaesu 857D

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por Cunha03 Ver Post
    Faz isso não vc tem o melhor motor das outdoor, que é o 121 cv. Se mexer vai ganhar um pouco te cv, mais com certeza da dor de cabeça vai ser bem maior.
    Exatamente...

Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Eu sei que este motor tem a BI eletrônica, mais não lembrava se dava para aumentar o debito por parafuso...

O escape menos restritivo pode em certos casos nem gerar aumento de potência e torque e pode até prejudicar em certas rotações (pois depende das dimensões dos tubos e das curvas). Isso já foi provado até em dinamômetro. No geral um escape menos restritivo vai gerar maior potência em alta rotação no caso das L200.

Agora sobre retirar o respiro de óleo que vai para admissão, em geral não ganhasse potência, nem torque (o ganho pode ser considerado desprezível). Pois a quantidade de vapor que sai ali é bem pequena em comparação com o volume de ar admitido. O inconveniente é a sujeira que o vapor de óleo faz ao condensar na admissão. Além do que o vapor que chega a ser admitido é queimado junto com o diesel.

Eu concordo que o respiro nos motores 4D56 por ser normal eles soprarem vapor de óleo pelo respiro em quantidade acima do que seria considerado normal em outros motores, e o ideal seria utilizar um reservatório entre a tampa de válvula e a admissão, para funcionar como um condensador e reservatório do óleo que passar pela mangueira, podendo ainda ser reutilizado no abastecimento do motor. Dessa forma estaria fazendo bem para o motor e para o meio-ambiente.

Agora somente tirar a mangueira e colocar ela pra baixo. Eu não concordo, pois enquanto anda vai pingando óleo e contaminando, além de fazer poçinhas quando parar a camionete, além de sujar toda parte de baixo da camionete.

[]s
    Amigo Léo, qnto ao escape eu já discordo...pois na minha fez uma boa diferença...!!
    Pra vc andar na manha a L200 fica mais solta sim...ela fica mais livre pra girar pouca rotação,pra sair da inércia...é bem notável logo de cara o resultado...!!
    Não to questionando o que foi medido no Dyno, só acho que na prática no uso do dia a dia é meio diferente isso...dependendo do uso que o cidadão faz, fica mais solto sim o carro...a minha por Ex tá subindo o giro mais rápido...!!!
    Em relação ao suspiro, foi oq eu falei, pra não deixar o cano solto e ficar jorrando óleo pra todo lado é que eu citei o reservatório..pois eu tbm não concordo em deixar lá somente solto virado pro chão!!
    O vapor que sai do suspiro é pouco mas é muito quente Léo, por isso que percebe-se uma melhora no rendimento...não ganha-se potência,mas já diminui a temperatura na admissão o que ajuda o intercooler a mandar ar mais frio pra dentro do coletor de admissão e para dentro do motor!!
    São coisa insignificantes, mas tenho certeza que o amigo já sente a melhora da qual ele está sentindo falta agora!! Rsrs

Abraços...!!

Usuário Avatar de cristian-sp
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Tem L200 RS com cerca de 230 cv, porém altera muita coisa. Além de ser um veículo voltado apenas para competições, é revisado a cada prova.

E mesmo assim os imprevistos acontecem. Afinal desempenho é inversamente proporcional a durabilidade e consumo.

Nas RS originais elas saiam com 183 cv, a turbina é Borg & Warner, ela usa uma chapa de aço na parte inferior do bloco do motor para aumentar a resistência, o intercooler é gigante e na frente do radiador, o sistema do radiador é selado, o escapamento é direto e tem a saída próximo a porta do passageiro, etc, etc.
    Fora isso muda o câmbio Eaton FSO 2305, embreagem, diferencial tras. Dana 4x4, etc...

Não é apenas 183 cv no motor...

[]s
    Imaginava algo assim....mas não custa dar a idéia né....rs...vai saber qual o pontecial dele em $$ para investir no brinquedinho...rs...agora uma coisa que não me parece justa é falarem tanto sobre problemas ou dela não ser para asfalto, pois meu uso é muito mais urbano e estradas do que trilhas e talvez por muita "sorte" nunca tive nada nas duas, aquecimento, etc etc...

Ruim que ficar lendo isso tudo, dá uma certa brochada sobre a viatura....é igual ver jornal só com matéria de violência e depois ter medo de andar na rua....meio estranho...enfim...
    L200 Outdoor HPE M/T 2010 Neguinha

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Amigo Léo, qnto ao escape eu já discordo...pois na minha fez uma boa diferença...!!
    Pra vc andar na manha a L200 fica mais solta sim...ela fica mais livre pra girar pouca rotação,pra sair da inércia...é bem notável logo de cara o resultado...!!
    O escape depende muito pois tem gente que faz com tubo de 2" outros de 2,5", 3", até 4" eu já vi.
    Aí se tiver curvas e/ou abafadores ou não também influencia...
    Outros simplesmente tiram o catalisador e/ou o silencioso...

Ou seja existem inúmeros tipos de escapamentos "diretos" dependende e muito da configuração para afirmar que se terá um ganho.
    E com certeza o fator psicológico do barulho mais alto influência e muito.

Eu concordo que anda mais, porque na minha apenas de retirar o escape do silencioso pra trás, melhorou o desempenho em média e alta rotação.
    Porém como ela estava com a BI aberta fazia uma sujeira em toda parte inf. da camionete.
    Assim que voltamos o escape original senti uma melhora no torque nas saídas, o que faz sentido pois o escape mais restritivo melhora a contrapressão dos gases na fase de admissão do motor, fazendo com que o ar admitido não passe diretamente pela câmara de combustão (entre pela válvula de admissão e saia pela de escape, no momento de cruzamento das válvulas).

De nada adianta eu colocar um escape de 4" se eu não tenho fluxo de gases de escape suficiente para preencher estes dutos. A perda de carga que o sistema de escape causa nos gases é muito importante para o rendimento do motor, consumo, etc.

Teve um conhecido aqui do forum que já foi banido daqui, que colocou um escape de 3" na Triton e fez o comparativo de antes(original) e depois com o de 3", ele não teve ganho de potência e torque e ainda piorou.
    Assim como o filtro K&N que ele colocou que ganhou 2cv apenas.
    Isso porque a Triton dele já tava bem "mexida", segue relato dele.

Citação Postado originalmente por Bruno Sander Ver Post
    Sem mais suspenses então:
    o melhor resultado foi com o escape original (com catalizador).
    Portanto, para Carro Diesel Turbinado, esta história de que o escape maior melhora Torque e potencia e pura "balela".
    Tirei a prova disto no Dinamometro.

Sem mais delongas...
    A Capitu agora (com escape original) esta desta forma:
    Potência NO PNEU: 203cv (+/- 268cv no Motor)
    Torque NO PNEU: 45,5kgf (+/- 60,06kgf no Motor)
    Velocidade Final: 207km/h (Aferido no Dinamometro, em 5 marcha - no plano)

Nao esta "fumacando" mais que o habitual e o consumo, ate agora, esta cerca de 5% (Apenas) mais alto! Só isto...
    []s

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por cristian-sp Ver Post
    agora uma coisa que não me parece justa é falarem tanto sobre problemas ou dela não ser para asfalto, pois meu uso é muito mais urbano e estradas do que trilhas e talvez por muita "sorte" nunca tive nada nas duas, aquecimento, etc etc...

Ruim que ficar lendo isso tudo, dá uma certa brochada sobre a viatura....é igual ver jornal só com matéria de violência e depois ter medo de andar na rua....meio estranho...enfim...
    Amigos os problemas ocorriam, mais eram apenas em algumas, além de ter maior incidência nas 2004, 2006, por aí... além das AT sofrerem mais devido ao radiador do câmbio atrapalhar um pouco a refrigeração também, a sua como é MT e 2010, possivelmente já esta com as correções dos defeitos. Enfim acabou levando a fama...

[]s

Usuário Avatar de euclidesneto
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Aracaju/SE
    Só pro meio ambiente..Rsrs
    Isolando esse suspiro, o motor para de injetar ar quente na admissão, melhorando assim suavemente o desempenho do motor!!
    Todos que o fizeram sentiram o carro mais solto e um pouco mais disposto!!
    É só tirar a mangueira da admissão e colocá-la pra baixo alongando ela um pouco com outra extensão para que não fique jorrando óleo no motor...
    Na minha ainda não fiz isso, porém oq eu pretendo fazer é colocar este reservatório de óleo para o suspiro jorrar nele, assim o suspiro capta o óleo e sempre que enxer é só esvaziá-lo e pronto ...!!

Reservatorio Da Sujeira Do Oleo Do Respiro Da Tampa De Valvu - R$ 80,00 no MercadoLivre

Além de não ficar soltando o gás com óleo na atmosfera, vc ainda evita que a turbina e intercooler fiquem cheios de óleo devido a esse suspiro na admissão, melhorando a vida útil de ambos, e produzindo essa leve melhora no desempenho, mas que já vale a pena!!

Abraço amigo!!
    É facil, instalar esse reservatório?

Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Agradecimentos: 9
    O escape depende muito pois tem gente que faz com tubo de 2" outros de 2,5", 3", até 4" eu já vi.

Ou seja existem inúmeros tipos de escapamentos "diretos" dependende e muito da configuração para afirmar que se terá um ganho.

Eu concordo que anda mais, porque na minha apenas de retirar o escape do silencioso pra trás, melhorou o desempenho em média e alta rotação.
    Porém como ela estava com a BI aberta fazia uma sujeira em toda parte inf. da camionete.
    Assim que voltamos o escape original senti uma melhora no torque nas saídas, o que faz sentido pois o escape mais restritivo melhora a contrapressão dos gases na fase de admissão do motor, fazendo com que o ar admitido não passe diretamente pela câmara de combustão (entre pela válvula de admissão e saia pela de escape, no momento de cruzamento das válvulas).

De nada adianta eu colocar um escape de 4" se eu não tenho fluxo de gases de escape suficiente para preencher estes dutos. A perda de carga que o sistema de escape causa nos gases é muito importante para o rendimento do motor, consumo, etc.

Teve um conhecido aqui do forum que já foi banido daqui, que colocou um escape de 3" na Triton e fez o comparativo de antes(original) e depois com o de 3", ele não teve ganho de potência e torque e ainda piorou.

[]s
    x2, concordo, pra querer ter um ganho com o escapamento, tem que deixar na medida original, só retirar os abafadores.
    Com polegada maior com certeza vai perder um pouco de desempenho que é compensado pelo som pra quem gosta.
    A L200 RS quando tinha ela no site da Mit, mostrava que ela vinha com um cano direto(reto) sei como eles colocavam de 3", só que a bixa tem 183cv, muito mais forte.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    É facil, instalar esse reservatório?
    É só fixar ele no cofre...Qlquer mecanico faz isso..não tem segredo, usando um suporte feito ou uma abraçadeira grossa de ferro em forma de U já com os furos pra parafusá-la na parede do cofre!!
    Daí vc tira mangueira do suspiro da admissão e conecta nesse reservatório....e claro, tem que tampar o buraco na mangueira da admissão onde antes ficava conectado o suspiro, não pode deixar em hipóstese alguma ele destampado!!

Abraço amigo...!!

Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local

[]s
    O meu é de 3"...
    O cano que sai da turbina original da L200 até 2003 é muito fino..não sei se tiveram oportunidade de comparar com uma 2004 em diante que já tem um calibre mais grosso(mesmo calibre da L200 HPE quadrada)...
    Aliás, as L200 GL,GLS e SAVANA quadradas, todas usam o escapamento da L200 Hpe quadrada...não sei se sabem...!!
    Nas L200 de 2003 abaixo, o escape possui 2 abafadores...nas L200 de 2004 acima possui apenas 1 abafador, ou seja, o escape é menos restritivo e com uma polegada maior...o que deu maior torque e potencia pra elas...!!
    Nesse caso foi deixado 1 abafador por causa da contra pressão como vc falou Léo, porém o restante é como eu disse...aumentou o diamentro e diminuiu 1 abafador...!!
    Pra quem não sabe o escape das L200 até 2003 é muito estrangulado, fino demais, parece de carro 1.6...e isso foi corrigido de 2003 em diante nas Sport e tbm nas próprias quadradas...
    Por isso acho que vcs não estão entendendo o que eu to falando sobre o carro rodar "mais livre"...
    Um exemplo, pode testar na prática que verás...(não tem nada a ver com barulho..ok?..Rsrs)
    Se vc esta andando a 40km/h em 4a marcha e pisa de leve no acelerador pra andar na manha....qual pick up esta rodando mais livre e solta...a L200 com 2 abafadores e escape fino, ou a L200 com escape mais livre e diametro maior??
    Isso que estou querendo dizer, pro amigo que quer o carro mais potente, essa pode ser uma solução barata, pois no dia a dia o carro vai ficar mais solto pra andar e não vai sentir essa sensação de caminhonete tão presa!!
    É claro que ao contrário de andar com ela mansa, se vc pisar mais fundo, alias bem fundo no acelerador o desempenho não é o mesmo dela com escape menor e mais restritivo, vai sentir um pouco de perda em baixa que ao subir rotação a potência vem resurgindo e chega a um ponto que supera a potência com escape original!!

Já com filtro esportivo na BR tenho uma experiencia bem desagradável...não recomendo a ninguém!!
    Na cidade acho uma maravilha, pois o carro ganha um bom folego em baixa e média rotação...ao passo que na BR o carro fixa totalmente Xoxo em altas rotações e fraco pra ultrapassar...!!
    Pra chegar na velocidade máxima então só em uma ladeira...e olha lá...!!
    Testado em meu Ex Celta e no Polo 1.6 do meu pai...resultado foi a mesma coisa!!
    Com o Celta na reta não passava de 150Km/h de painel...antes original ia até 175km/h..no Polo 1.6 do meu pai na reta original ia a 180,185km/h..com filtro esportivo não passava de 165,168km/H...então o filtro só recomendo na cidade...já na BR pode tirar pq vai passar aperto em ultrapassagens viu!!

Abraço..!!

Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Agradecimentos: 9
    O meu é de 3"...
    O cano que sai da turbina original da L200 até 2003 é muito fino..não sei se tiveram oportunidade de comparar com uma 2004 em diante que já tem um calibre mais grosso(mesmo calibre da L200 HPE quadrada)...
    Aliás, as L200 GL,GLS e SAVANA quadradas, todas usam o escapamento da L200 Hpe quadrada...não sei se sabem...!!
    Nas L200 de 2003 abaixo, o escape possui 2 abafadores...nas L200 de 2004 acima possui apenas 1 abafador, ou seja, o escape é menos restritivo e com uma polegada maior...o que deu maior torque e potencia pra elas...!!
    Nesse caso foi deixado 1 abafador por causa da contra pressão como vc falou Léo, porém o restante é como eu disse...aumentou o diamentro e diminuiu 1 abafador...!!
    Pra quem não sabe o escape das L200 até 2003 é muito estrangulado, fino demais, parece de carro 1.6...e isso foi corrigido de 2003 em diante nas Sport e tbm nas próprias quadradas...
    Por isso acho que vcs não estão entendendo o que eu to falando sobre o carro rodar "mais livre"...
    Um exemplo, pode testar na prática que verás...(não tem nada a ver com barulho..ok?..Rsrs)
    Se vc esta andando a 40km/h em 4a marcha e pisa de leve no acelerador pra andar na manha....qual pick up esta rodando mais livre e solta...a L200 com 2 abafadores e escape fino, ou a L200 com escape mais livre e diametro maior??
    Isso que estou querendo dizer, pro amigo que quer o carro mais potente, essa pode ser uma solução barata, pois no dia a dia o carro vai ficar mais solto pra andar e não vai sentir essa sensação de caminhonete tão presa!!
    É claro que ao contrário de andar com ela mansa, se vc pisar mais fundo, alias bem fundo no acelerador o desempenho não é o mesmo dela com escape menor e mais restritivo, vai sentir um pouco de perda em baixa que ao subir rotação a potência vem resurgindo e chega a um ponto que supera a potência com escape original!!

Já com filtro esportivo na BR tenho uma experiencia bem desagradável...não recomendo a ninguém!!
    Na cidade acho uma maravilha, pois o carro ganha um bom folego em baixa e média rotação...ao passo que na BR o carro fixa totalmente Xoxo em altas rotações e fraco pra ultrapassar...!!
    Pra chegar na velocidade máxima então só em uma ladeira...e olha lá...!!
    Testado em meu Ex Celta e no Polo 1.6 do meu pai...resultado foi a mesma coisa!!
    Com o Celta na reta não passava de 150Km/h de painel...antes original ia até 175km/h..no Polo 1.6 do meu pai na reta original ia a 180,185km/h..com filtro esportivo não passava de 165,168km/H...então o filtro só recomendo na cidade...já na BR pode tirar pq vai passar aperto em ultrapassagens viu!!

Abraço..!!
    Os abafadores tem que ter, por causa do nível de ruido e poluição. As L200 que saem com o escapamento de 2" tem somente 87cv, então a Mit deve entender que assim é o melhor, tanto pra força em baixa rotação, como pra subir giro.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem