x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Ninguém ainda me respondeu. A retirada dessa mangueira faz tanta diferença assim no rendimento e durabilidade do motor?
    No rendimento nada.
    Mas você evita a carbonização da turbina e também evita que fique acumulado óleo na admissão.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Usuário Avatar de antoniosmg
    Entrada
    29/08/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Fala pessoal! Venho aqui com mais dúvidas hehehe... Mas aos poucos eu vou aprendendo.

Hoje, aqui em Curitiba fez sol de manhã cedo já (milagre!), e eu liguei a L pra dar uma esquentada no motor. Quando estava voltando pro carro, percebi que ela estava fumaceando (uma fumaça meio azulada) e dava pra ver que era meio azulada porque o raio de sol batia e dai dava pra ver a cor....aí dei umas aceleradas de leve e vi que ela aumentou a quantidade de fumaça.

Sempre que dou a partida nela, espero apagar a luz de injeção e dar um estalinho. Mas ultimamente quando eu dou a partida, geralmente o motor frio, a luz de injeção volta a acender e se apagar segundos depois de ela funcionar. Também já percebi que ela está fumaceando um pouco mais do que antes na tocada normal de cidade (não passando de 2500rpm). Das últimas vezes que eu peguei estrada, eu sempre vou mantendo 110 - 120 km/h, ela fica fumaceando nos primeiros km e depois ela pára de fumacear (isso é bem perceptível porque viajo a noite e com o farol dos carros dá pra ver bem).

Eu não quero trocar ela ainda, por isso estou perguntando muito. Mas se eu ver que ela vai começar a dar muita despesa aí terei que trocar.

Essa fumaça meio azulada significa que ela está queimando óleo?
    O óleo dela sempre verifico e sempre está levemente acima da marca do máx., o que não é o ideal já que deveria ficar entre o mín e o máx, mas os caras da MIT sempre deixam assim e como ela baixa muito pouco, acaba ficando um pouquinho acima do máx

Bom, espero que vocês possam me ajudar de novo ! Obrigado amigos!
    L200 Triton GLS 3.2 13/13 MT
    EX-L200 GLS OUTDOOR 07/08 MT

Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por antoniosmg Ver Post
    Fala pessoal! Venho aqui com mais dúvidas hehehe... Mas aos poucos eu vou aprendendo.

Hoje, aqui em Curitiba fez sol de manhã cedo já (milagre!), e eu liguei a L pra dar uma esquentada no motor. Quando estava voltando pro carro, percebi que ela estava fumaceando (uma fumaça meio azulada) e dava pra ver que era meio azulada porque o raio de sol batia e dai dava pra ver a cor....aí dei umas aceleradas de leve e vi que ela aumentou a quantidade de fumaça.

Sempre que dou a partida nela, espero apagar a luz de injeção e dar um estalinho. Mas ultimamente quando eu dou a partida, geralmente o motor frio, a luz de injeção volta a acender e se apagar segundos depois de ela funcionar. Também já percebi que ela está fumaceando um pouco mais do que antes na tocada normal de cidade (não passando de 2500rpm). Das últimas vezes que eu peguei estrada, eu sempre vou mantendo 110 - 120 km/h, ela fica fumaceando nos primeiros km e depois ela pára de fumacear (isso é bem perceptível porque viajo a noite e com o farol dos carros dá pra ver bem).

Eu não quero trocar ela ainda, por isso estou perguntando muito. Mas se eu ver que ela vai começar a dar muita despesa aí terei que trocar.

O óleo dela sempre verifico e sempre está levemente acima da marca do máx., o que não é o ideal já que deveria ficar entre o mín e o máx, mas os caras da MIT sempre deixam assim e como ela baixa muito pouco, acaba ficando um pouquinho acima do máx

Não que ela esteja baixando óleo exatamente, você deve verificar alguns itens, Filtro de AR, Filtro de Diesel, verifica se você mudou o óleo que tem costume de Usar, deve ser verificado se a turbina esta carbonizada, aeroquip da turbina, retorno de óleo da turbina, deve-se fazer uma limpeza do intercooler, verificar também as velas aquecedoras e um item muito importante o sensor de temperatura do motor, ele é responsável pela harmonia do bom funcionamento do motor.

Resumindo uma revisão básica para verificar como esta seu carro.

Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    No rendimento nada.
    Mas você evita a carbonização da turbina e também evita que fique acumulado óleo na admissão.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Quando eu peguei a minha, e não estava com a turbina original, eu rodei uns 8 ou 9 meses com o suspiro voltado pra baixo do motor,nao tive problema com isso, mas além daquela fumacinha, ela merejava um respingo de óleo pelo suspiro, mas creio no caso voce que esta com tudo ok, deve-se manter original, pois a linha de trabalho do veiculo deve necessitar desse suspiro para poder ter uma lubrificação na caixa fria da turbina, pois não é somente para reaproveitar os gases, conversando com alguns mecânicos e discutindo esse assunto, a maioria falou que poucos carros trabalham de bico SECO, o projeto do nosso carro acho que acharam melhor fazer dessa maneira, agora fica uma duvida, as l200 quadradas tipo 95 por exemplo tanto a turbo quanto a massarico, como funciona esse suspiro, seria interessante ver para chegarmos a uma conclusão.

Entrada
    10/05/2011
    Local

Olha só, o seu nível de óleo está muito acima mesmo com o carro já quente?

Pergunto isso porque como a L200 tem uma taxa de compressão muito grande esse excesso de óleo pode estar indo para a admissão, ele passa pelo suspiro e cai na turbina que por sua vez manda para a admissão.

Na Triton de um primo meu com 13.000KM ela estava fazendo isso, e era excesso de óleo, se na Triton que a pressão é menor, imagina na L200.
    Na Mit eles falam que é 9 litros para o 3.2, mas eu sempre coloco 8,7 litros, e fica excelente, com o carro quente o nível fica no meio.
    Dá uma olhada nisso, se eles estão colocando 7,5 Litros, passe a colocar 7,1 Litros pra ver.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Usuário Avatar de euclidesneto
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Aracaju/SE
    O negócio é que todo mundo fala que o tal respiro meleca a turbina. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Entrada
    29/08/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Obrigado Anderson! Vou verificar estes itens. Os filtros sempre troco junto com a troca de óleo (a cada 5000km) e as velas os mecânicos da MIT falaram que estavam boas. Vamos ver agora na próxima vez.

André, o nível fica um pouquinho acima do máx com o motor frio. Imagina quente...

Esse óleo indo para a admissão pode formar a borra no motor?

Obrigado!

Entrada
    29/08/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Quanto à limpeza da turbina, eu acredito que nunca tenha sido feita. A minha ta com 82000km, já é bom fazer?!

Entrada
    10/05/2011
    Local
    Obrigado Anderson! Vou verificar estes itens. Os filtros sempre troco junto com a troca de óleo (a cada 5000km) e as velas os mecânicos da MIT falaram que estavam boas. Vamos ver agora na próxima vez.

André, o nível fica um pouquinho acima do máx com o motor frio. Imagina quente...

Esse óleo indo para a admissão pode formar a borra no motor?

Obrigado!
    Antonio, quando quente o nivel abaixa.
    O óleo não cresce, é porque quando o motor está frio todo aquele óleo que estava na parte alta do motor e nos periféricos descem para o cárter.
    Sai no carro, ande uns 15km pra ele lubrificar completamente e chegar na temperatura correta, e faça a medição.

Esse óleo na admissão faz é sujar ela toda, podendo dar borra sim.
    É sempre bom de 40.000km em 40.000km fazer uma limpeza na admissão e na turbina juntamente com o intercooler.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Banido
    Entrada
    02/07/2012
    Local
    Gaspar/SC
    Alguem pode me ajudar?O que posso fazer para diminuir a entrada de poeira na caçamba?É uma triton hpe 2012/2013,tem capota maritima.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3

Antonio,
    Quanto a partida pode dar assim que apagar a luz (não espere o estalo, do desligamento do relé) assim as velas mantem aquecendo durante os primeiros segundo de funcionamento do motor, o que vai diminuir levemente a quantidade de fumaça preta (diesel não queimado).

Sobre essa fumaça azul é estranho, pois geralmente sai fumaça branca que é da queima de óleo ou fumaça preta que é de excesso de diesel.

Quanto ao nível de óleo, nunca deixe ele acima ou abaixo do nível sempre entre as marcas.
    Se ficar abaixo pode prejudicar a lubrificação. Se ficar acima pode gerar um excesso de pressão no sistema de lubrificação que vai tender a queimar este óleo pelos anéis ou enviar pelo respiro de óleo maior quantidade de vapor de óleo.

Como os amigos disseram seria bom dar uma revisada nela (se já não fez) trocar filtro de ar, verificar velas aquecedoras.

Tenta abastecer com diesel S50 e depois relata o que aconteceu, se parou ou diminuiu a fumaça.

Se não melhorar volta aqui, que daí pode ser algumas coisas mais séria como bomba e bicos. Como não está abaixando óleo não deve ser desgaste de motor.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por bhallacktracionado Ver Post
    Alguem pode me ajudar?O que posso fazer para diminuir a entrada de poeira na caçamba?É uma triton hpe 2012/2013,tem capota maritima.
    Tem que verificar se a capota e o protetor de caçamba foram bem instalados e receberam alguma vedação. Ou até mesmo desistalar e colocar espumas e/ou silicone e remontar eles.
    Mais saiba que é normal entrar um pouco de poeira e água, principalmente pela fresta da tampa da caçamba.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem