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Amantes da L200 (savana,triton,gls,gl,hpe e outdoor)

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  • 28/09/2012, 14:39
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Eu só encontrei o aditivo na CCS Mit, e é uma facada, mais de 30 reais o litro e precisa de uns cinco litros.

    E o pior é que eles já vendem o produto diluído com água...
    Vai cerca de 8 litros na troca total do sistema...logo R$30,00 x 8 = R$240,00
  • 28/09/2012, 15:52
    Junior-L200Power
    "Sassinhora" viu...já vi que vo gastar uma boa graninha com a L200 nessas próximas semanas!! Rsrs
    Já eram os pneus novos que ia comprar....:cry:
    Mas vale a pena pra ver a bixinha com saúde!! Hehe

    Obrigado aí Léo e Thiago (óh pareceu dupla sertaneja..rsrs)

    Grande abraço!! E agora deixa eu ir pegar a estrada!!
    Vejo vcs por aqui amanhã e eu posto as fotos do escape da minha L200!!
    Uma ótima sexta feira a todos!!
  • 28/09/2012, 17:01
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    O que estou usando é este: MWM 9.0193.05.6.0011 e pode ser diluído em até 30 litros (3%).

    Anticorrosivo (Protege os componentes do motor contra corrosão)
    Reduz erosão por cavitação
    Evita incrustações.

    Composição: anticorrosivo a base de sais de metais alcalinos, polimeros, dispersantes,corante e água.

    O que o Silicato ou estes sais de metais alcalinos, podem prejudicar no radiador do sistema da L200?

    []s

    No longo prazo, o que vc está usando ataca inclusive a liga de alumínio do cabeçote, tanto que a própria MWM não recomenda este para o NGD e sim o 9.0193.05.6.0012.
    O 9.0193.05.6.0012 não ataca o alumínio, mas ataca o cobre e radiador da L200 quadrada que é de latão, que é composto por cobre e zinco.

    Exatamente o que acontece eu não sei, precisaríamos de um químico para explicar.
    Eu aprendi lendo um artigo da ASE em uma revista quando estava morando no Canadá, era bem detalhada, infelizmente nunca encontrei esse artigo online.

    Criei esse topico a um tempo, com algumas das informações que tinha no artigo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...qual-usar.html

    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    E o pior é que eles já vendem o produto diluído com água...
    Vai cerca de 8 litros na troca total do sistema...logo R$30,00 x 8 = R$240,00

    O que comprava na Mit era concentrado, 40% de aditivo e 60% de água.
    O manual da L200 GLS 2002 dizia que tinha 12 litros no sistema de arrefecimento.
  • 29/09/2012, 00:23
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    No longo prazo, o que vc está usando ataca inclusive a liga de alumínio do cabeçote, tanto que a própria MWM não recomenda este para o NGD e sim o 9.0193.05.6.0012.
    O 9.0193.05.6.0012 não ataca o alumínio, mas ataca o cobre e radiador da L200 quadrada que é de latão, que é composto por cobre e zinco.

    Acredito que a recomendação da MWM para o NGD seja o 9.0193.05.6.0012 devido as caracteristicas de anti-congelante e anti-fervura que é justamente por conter etileno-glicol, note que no restante a composição é igual:

    MWM 9.0193.05.6.0012: Anticorrosivos, Etilenoglicol, Boratos,Silicatos e Corante;

    MWM 9.0193.05.6.0011: Anticorrosivos, Silicatos, Boratos, Água e Corante;

    Inclusive o que estou usando o MWM 9.0193.05.6.0011, é recomendado para o motor MWM sprint 4.10 (2,8L) e para o sprint 6.10 (4,2L) e ambos possuem radiadores e cabeçotes em alumínio (ou em ligas de alumínio), seria um tanto estranho o fabricante do motor recomendar um aditivo anti-corossivo para seus motores (que possume bloco em ferro fundido e cabeçote e radiador em aluminio) que causa-se corosão no sistema de arrefecimento.

    Agora se reage com o latão ou cobre, não sei e não estou achando material referente a isso...embora tenha ouvido muita recomendação sobre estes aditivos inclusive de quem utilizava em caminhões antigos que os radiadores eram de cobre e latão também.
    E outra coisa esse aditivo é recomendado para o MWM 229, que eu me lembre os radiadores eram de latão ou cobre que saiam nas F-1000 com MWM 229.


    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    O manual da L200 GLS 2002 dizia que tinha 12 litros no sistema de arrefecimento.

    No manual da minha L200 1995 consta 8 litros para versão turbo e 7 litros para versão aspirada.

    []s
  • 29/09/2012, 08:31
    Junior-L200Power
    Depois eu vou olhar aqui mo manual da minha que não sei onde está...mas 12L eu tenho certeza que não é hein Thiago!!
    Hora que eu achar eu posto aqui...
    E amigo Léo...meu pai emprestoua L200 prum cara aqui na cidade, mas na hora que ela chegar aqui eu posto as fotos do escape pra vc ver!!

    Abraço...
  • 29/09/2012, 18:25
    PauloLimited
    A Sport são 7 litros. Sempre troquei de 20 em 20 mil km, independente do tempo.
    Hj a L está com minha mãe, a única coisa que eu falei pra ela foi, "olha aquele ponteiro ali oooo".
    A minha esquento uma única ,vez quando uma mangueira do radiador furo.
  • 29/09/2012, 19:18
    Gustavo Ambrosio
    pajero 2008 sport automatica diesel
    Duvidas, minha pajero esquenta ate chegar em 3/4 em subidas fortes longas e acelerando bem, se tirar o pe volta ao meio, nao seixo subir mais pois vaida merda, e normal? Ql a pressao da tampa do radiador? A ventoinha liga logo qd da partida no motor mesmo com motor frio?
  • 29/09/2012, 20:09
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Gustavo Ambrosio Ver Post
    Duvidas, minha pajero esquenta ate chegar em 3/4 em subidas fortes longas e acelerando bem, se tirar o pe volta ao meio, nao seixo subir mais pois vaida merda, e normal? Ql a pressao da tampa do radiador? A ventoinha liga logo qd da partida no motor mesmo com motor frio?

    Acho que sua Pajero está aquecendo mais que o normal...
    A pressão da tampa é de 0,9 bar.
    A ventuinha por ser de sistema de acoplamento viscoso, no momento em que o motor entra em rotação a hélice também gira, porém no momento de partida é até possivel segurar a hélice pois o sistema apenas rotaciona sem estar travado. Ela só trava (ou seja atingi a mesma rotação do motor) quando a temperatura sobe e efetua o travamento do sistema de acoplamento.

    []s
  • 29/09/2012, 20:20
    Gustavo Ambrosio
    tampa
    Ela esta com 1.1 me falaram que o idel e 1.2 mais foi um mechanico, isso e sintoma de valvula travada? Sera a tampa?
  • 29/09/2012, 20:24
    leobnaval
    Na própria tampa não tem a pressão dela marcada?
  • 29/09/2012, 20:30
    Gustavo Ambrosio
    Ttem mais comprei usada nao sei se e a tampa correta
  • 29/09/2012, 20:33
    Gustavo Ambrosio
    Ela nao baixa oleo, tem bem forte, nao acredito em junta etc. acho que esta ali no radiador mais pode nao ser ne
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