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  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Post Aditivo para radiador. Qual usar!!!




    Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

    A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

    Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

    Óleo solúvel
    Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
    Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
    Durabilidade: N/A;
    Custo: Baixíssimo;
    Cor: Branco (leitoso);
    Proporção: 10%.

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
    Custo: Baixo;
    Cor: Verde;
    Proporção: 10% até 20%.

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Observações importantes:
    Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
    Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
    Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
    Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
    Jamais mistures aditivos com composição diferente.
    Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
    Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
    De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
    Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

    Quem tiver mais informações, fique a vontade.
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #2
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    THIAGO PEREIRA

    MUITO OBRIGADO PELA BELA NOTA DE ESCLARECIMENTO .

    Já estava fazendo falta uma NOTA tão importante qto esta , VALEU A INICIATIVA , PARABENS .

    ABRAÇO

  • #3
    Muito bom o post !

    Pra quem usa motor MWM, a MWM tem um anticorrosivo próprio (1L para 20L) recomendado para seus motores. è barato (cerca de R$ 10,00) e vale cada centavo.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Muito bom o post !

    Pra quem usa motor MWM, a MWM tem um anticorrosivo próprio (1L para 20L) recomendado para seus motores. è barato (cerca de R$ 10,00) e vale cada centavo.

    []s
    TIO EDDIE

    Tenho o MWM no meu NEGESA e comprei o ADITIVO da MWM como vc falou , comprei o que não tem o ANTICONGELANTE pois aqui é muito calor e a diluição deste que comprei é 1 litro em 30 litros de água , valeu a observação .

    MAS QUE O POST É IMPORTANTE É !!!!!!!!!!!

  • #5
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    Dr Guilherme Abreu
    Nas Hilux 2.8 3L, só comportam 9 litros deágua no sistema de arrefecimento, levando em consideração o aditivo MWM, é aconselhávelusar todo litro no sistema?
    Hoje dei uma de gastador inexperiente,comprei 3 litros do aditivo MWM INTERNACIONAL (R$ 8,00/litro) por telefone numaloja daqui, pensando ser para todos os aditivos a mesma proporção de 40% (aditivo)e 60%( água). Quebrei a cara! Após receber o produto verifiquei que 1 litro do aditivodeve ser utilizado para cada 30 litros de água do sistema de arrefecimento.

    Estou pensando utilizar uma parte doaditivo no sistema de arrefecimento do Gol Mil da Patroa. É aconselhável?
    Vou usar nos sistemas água destilada(comprada a R$ 1,50/litro)
    O aditivo MWM não indica período de validadesomente data de fabricação.

    Dados do produto: Anticorrosivo, para sistema dearrefecimento. Protege os componentes do motor contra corrosão. Reduz a Erosãopor cavitação. Evita incrustações.
    Composição: Contém anticorrosivo à base desais de metais alcalinos, dispersantes, corante e água.

    Obs: Produto concentrado

    Um abç
    4X4 Brasil

  • #6
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    Citação Postado originalmente por André Cajarana Ver Post
    Dr Guilherme Abreu
    Nas Hilux 2.8 3L, só comportam 9 litros deágua no sistema de arrefecimento, levando em consideração o aditivo MWM, é aconselhávelusar todo litro no sistema?
    Hoje dei uma de gastador inexperiente,comprei 3 litros do aditivo MWM INTERNACIONAL (R$ 8,00/litro) por telefone numaloja daqui, pensando ser para todos os aditivos a mesma proporção de 40% (aditivo)e 60%( água). Quebrei a cara! Após receber o produto verifiquei que 1 litro do aditivodeve ser utilizado para cada 30 litros de água do sistema de arrefecimento.

    Estou pensando utilizar uma parte doaditivo no sistema de arrefecimento do Gol Mil da Patroa. É aconselhável?
    Vou usar nos sistemas água destilada(comprada a R$ 1,50/litro)
    O aditivo MWM não indica período de validadesomente data de fabricação.

    Dados do produto: Anticorrosivo, para sistema dearrefecimento. Protege os componentes do motor contra corrosão. Reduz a Erosãopor cavitação. Evita incrustações.
    Composição: Contém anticorrosivo à base desais de metais alcalinos, dispersantes, corante e água.

    Obs: Produto concentrado

    Um abç
    CARO AMIGO ANDRÉ CAJARANA

    Caro amigo , vc comprou um dos melhores aditivo para radiador , eui tb comprei do mesmo e após ler o rótulo ví que era 1litro para 30 litros de água , este produto não tem anticongelante que é o melhor pois em nosso país não precisa de anticongelante , logo : a eficacia dele é maior daqueles que tem anticongelante .

    Na HILUX vc deveria usar apensa 300ml no radiador , mas se ficar com um pouco a mais não tem problema tb não , mas vc deve retirar pelo menos uns 3 litros da água do radiador e completar com água destilada para diliur a solução que vc fez , se é que vc usou 1 litro no radiador .

    Qto ao tempo de validade , normalmente deve ser trocado toda água do radiador a cada ano , mas ninguem faz ísto , mas é o recomendado . Ainda mais que na sua BELA CIDADE FAZ UM CALOR INFERNAL , como já falei estive aí e ADOREI A CIDADE , fui aí com minha esposa com minha BONEQUINHA ( SW4 93 ) .

    Mas se vc colocou 1 litro no radiador da HILUX , não tem problema , faz o que vc falou , retire um pouco da água do radiador e acrescenta mais água e esta que vc tirou PODE E DEVE SIM USAR NO GOL DA PATROA , sendo que tem que diliur mais um pouco .

    Vc usar água destilada é bom , é melhor do que a água da casa , pois não tem contaminação com metais , fica um pouco mais car , mas pe melhor sim a água destilada .

    ABRAÇÃO , qualquer dúvida é só falar .

  • #7
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    Caro amigo Guilherme
    Ainda não substitui a água do sistema,vou fazê-la amanhã bem cedinho com o motor frio, vou esvaziar toda água antigatorneral com aditivo (rodados mais de 30 mil Km), encher e esvaziar umas duasvezes, para retirada de algumas sujeiras por ventura existir, e antes deesvaziar, por o motor em funcionamento por um período curto, só assim, devereiencher o sistema de arrefecimento com 8 litros de água destilada, mais 300ml doaditivo MWM e completar com a mesma água o que faltar.
    Falo da validade do aditivo lacrado.
    Bem! Ë só caro amigo, e quando virnovamente à terrinha dá um alô, ok? “nós é pobi mai nós gooooosta”

    Um abração
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Dr Guilherme Abreu
    Nas Hilux 2.8 3L, só comportam 9 litros deágua no sistema de arrefecimento, levando em consideração o aditivo MWM, é aconselhávelusar todo litro no sistema?
    Hoje dei uma de gastador inexperiente,comprei 3 litros do aditivo MWM INTERNACIONAL (R$ 8,00/litro) por telefone numaloja daqui, pensando ser para todos os aditivos a mesma proporção de 40% (aditivo)e 60%( água). Quebrei a cara! Após receber o produto verifiquei que 1 litro do aditivodeve ser utilizado para cada 30 litros de água do sistema de arrefecimento.

    Estou pensando utilizar uma parte doaditivo no sistema de arrefecimento do Gol Mil da Patroa. É aconselhável?
    Vou usar nos sistemas água destilada(comprada a R$ 1,50/litro)

    O aditivo MWM não indica período de validadesomente data de fabricação.
    Dados do produto: Anticorrosivo, para sistema dearrefecimento. Protege os componentes do motor contra corrosão. Reduz a Erosãopor cavitação. Evita incrustações.

    Composição: Contém anticorrosivo à base desais de metais alcalinos, dispersantes, corante e água.
    Obs: Produto concentrado

    Um abç
    O cabeçote de sua Hilux é de alumínio, correto? Neste caso acredito que o aditivo da MWM não atende as especificações necessárias.
    Tanto que a própria MWM não lista seu próprio aditivo para os motores NGD que tem cabeçote de alumínio.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #9
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    Caro Tiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
    Abraços
    André

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Caro Thiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
    Abraços
    André
    Acredito que sim, mas não tenho como afirmar 100%, melhor pesquisar.

    A Mitsubishi por exemplo usa cabeçote de alumínio desde 1980 no 4D56, motor que equipa dentre outros modelos as L200 anteriores a Triton.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #11
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    Caro Tiago, minha Hilux é do ano 98, montada na Argentina com o motor 2.8D 3L, será que o cabeçote é de alumínio? Desconheço!!!
    Abraços
    André
    Todo motor 2.8 3L tem cabeçote de ferro .

  • #12
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    Caro amigo Guilherme
    Ainda não substitui a água do sistema,vou fazê-la amanhã bem cedinho com o motor frio, vou esvaziar toda água antigatorneral com aditivo (rodados mais de 30 mil Km), encher e esvaziar umas duasvezes, para retirada de algumas sujeiras por ventura existir, e antes deesvaziar, por o motor em funcionamento por um período curto, só assim, devereiencher o sistema de arrefecimento com 8 litros de água destilada, mais 300ml doaditivo MWM e completar com a mesma água o que faltar.
    Falo da validade do aditivo lacrado.
    Bem! Ë só caro amigo, e quando virnovamente à terrinha dá um alô, ok? “nós é pobi mai nós gooooosta”

    Um abração
    Com certeza ANDRE , qdo eu puder ír aí de novo ligarei pra vc .

    ABRAÇÃO

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