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Pajero TR4 / GPS no lugar do relógio

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  • 19/02/2014, 12:46
    simonfsferreira
    Alguém ai já tentou olhar esse enclinometro da Fiat 2013/2014 se parece bastante com o painel do relógio.

    Visor Enclinometro Bussola Fiat Strada Adventure 2013 2014 - R$ 220,00 no MercadoLivre

    Abraços
  • 22/02/2014, 21:38
    AirtonLieuthier
    4 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Alexandre Carreira Ver Post
    Vamos lá, cambada!!!

    Trabalho feito e gostaria de confessar que estou muito satisfeito... Quando comecei a cortar a peça, já tava pensando no trabalho que teria pra comprar uma peça dessa nova caso tivesse que dar um rollback... Mas graças a Deus, acho que não vai precisar... tão cedo não tiro o GPS dalí pra colocar aquele relógio horrorosooooo!!! kkkkk

    O que foi feito...

    Removi a moldura do relógio junto com a tampa, que é encaixada, como já sabemos... basta ir com uma chave de fenda e empurrar pra cima, com cuidado pra não marcar o painel, é claro... remover os 4 parafusos que encontram-se na parte debaixo do relógio, no fundo do espaço, e retirar o chicote para remove-lo por completo.

    O GPS que usei foi o GARMIN 255W, sua tela possui 9,7cm x 5,7cm... peguei um pedaço de papelão e cortei exatamente nesse tamanho e ameacei dentro da peça pra saber até onde eu precisaria cortar... encostei a parte de cima do papelão na moldura e marquei até onde chegava na parte debaixo... comecei a cortar com uma serrinha, daquelas de madeira/ferro mesmo e ficou assim:

    Anexo 446002Anexo 446003

    O plástico é bem macio e acredito que até uma faca de serra resolva esse problema... o acabamento eu fiz com uma lixa fina e estilete para acertar...

    O próximo passo foi colocar o GPS no local e prender... como cortei exatamente do tamanho do GPS, contando com as bordas, ele entrou bastante justo... Aproveitei os parafusos que existem prendendo as duas peças e coloquei uma borracha de pneu para dar firmeza... após isso, coloquei um pouco de cola quente na parte de cima e de baixo... ficou feio pois não tenho paciência nem muita intimidade com cola quente... kkkkk mas como vai ficar por dentro, a gente releva, certo? Ficou assim...

    Anexo 446006Anexo 446007Anexo 446008Anexo 446009

    A pior parte vem agora... na hora de instalar no local, o painel na parte frontal impede que a peça encaixe com o GPS junto... a peça original possui o formato mais ou menos como a linha preta abaixo... o corte necessário (do tamanho da largura do GPS) está exemplificado em vermelho... mais ou menos assim...

    Anexo 446010

    A parte elétrica eu pensei em ligar no próprio chicote do relógio, mas identifiquei com um multímetro que ele não fica zerado... acredito que seja pra manter o relógio com a hora certa, mesmo com o carro desligado... este nem bateria deve ter... rs... como ele não zera a voltagem, eu prendi o chicote para não ficar fazendo barulho e passei o cabo do próprio GPS para dentro do porta luvas, para inicialmente ligar no isqueiro... no próximo final de semana irei embutir e ligar diretamente na caixa de fusível... aí o projeto estará completo... :)

    No momento está assim...

    Anexo 446011Anexo 446012

    Na parte que sobra nas laterais do GPS, cerca de 0,5cm de cada lado, coloquei uma espuma cinza pois era a única que eu tinha, porém pretendo colocar uma borracha preta para dar um acabamento melhor...

    O 255W não possui a função de sintonizar uma estação FM... mas nem precisou... pensei que o som fosse ficar abafado e percebi que se colocar no 100% de volume, o som fica nítido...

    Espero que tenham gostado... Como falei anteriormente, estou bastante satisfeito em ter tirado aquele relógio muquirana...

    Me coloco à disposição para ajudar a quem deseja fazer o mesmo dando dicas e explicando melhor como eu fiz, ok?

    Abraços,
    Alexandre Carreira.

    Ficou muito interessante e legal seu esquema...
    Vi, nas outras mensagens, que alguém falou sobre o GPS da Foston de 4,3"...alguém chegou a ver se ele cabe?
    Acho que vou tentar implementar esse na minha...
    Por enquanto, a única coisa que fiz foi a troca da iluminação do painel...e já confesso que ficou muito legal...
    A iluminação original é feita por lâmpadas tipo T5 (pinguinho ou esmagadinha) branca com uma cobertura de borracha azul.
    Substitui por led's azul da Autopoli...
    Anexo 452382
    O resultado ficou assim:
    Anexo 452383O relógio...
    Anexo 452384 Os comandos do AC (já devidamente reposicionados pro lugar do porta trecos)
    Anexo 452385O painel (apenas com led T5 no marcador de combustível e temperatura).
    O resto utiliza T10.
    O gps da Foston tem aquele botão de ligar e desligar...ele não desliga qdo a fonte de alimentação é desligada. Existe algum esquema para se ligar uma chave direto nele ou fazer ele acionar apenas qdo alimentado de energia?
    Abraços
  • 24/02/2014, 10:38
    fernold2k
    Citação:

    Postado originalmente por AirtonLieuthier Ver Post
    Ficou muito interessante e legal seu esquema...
    Vi, nas outras mensagens, que alguém falou sobre o GPS da Foston de 4,3"...alguém chegou a ver se ele cabe?
    Acho que vou tentar implementar esse na minha...
    Por enquanto, a única coisa que fiz foi a troca da iluminação do painel...e já confesso que ficou muito legal...
    A iluminação original é feita por lâmpadas tipo T5 (pinguinho ou esmagadinha) branca com uma cobertura de borracha azul.
    Substitui por led's azul da Autopoli...
    Anexo 452382
    O resultado ficou assim:
    Anexo 452383O relógio...
    Anexo 452384 Os comandos do AC (já devidamente reposicionados pro lugar do porta trecos)
    Anexo 452385O painel (apenas com led T5 no marcador de combustível e temperatura).
    O resto utiliza T10.
    O gps da Foston tem aquele botão de ligar e desligar...ele não desliga qdo a fonte de alimentação é desligada. Existe algum esquema para se ligar uma chave direto nele ou fazer ele acionar apenas qdo alimentado de energia?
    Abraços

    Bem amigo,
    Estou trabalhando na colocação do GPS Foston FS-470DC. Ele tem câmera de ré, Bluetooth e tela 4.3. É exatamente do mesmo tamanho do FS-460DT.
    Encontrei os seguinte problemas:
    - O carregador é conectado na lateral do aparelho. Desta maneira, o corte na parte inferior da moldura tem que ser maior.
    - O segundo e maior problema ficou por conta da inclinação do GPS. Como o corte na moldura é feito apenas na parte inferior, o GPS fica inclinado dificultando a visualização principalmente no modo noturno.
    Comprei mais duas molduras de proteção do relógio para fazer mais testes. Depois posto algumas fotos.
    Com relação ao desligamento, o navegador do GPS pode ser programado para hibernar assim que desligar a chave do carro.

    Um abraço!

    Fernando
  • 25/02/2014, 12:16
    AirtonLieuthier
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por fernold2k Ver Post
    Bem amigo,
    Estou trabalhando na colocação do GPS Foston FS-470DC. Ele tem câmera de ré, Bluetooth e tela 4.3. É exatamente do mesmo tamanho do FS-460DT.
    Encontrei os seguinte problemas:
    - O carregador é conectado na lateral do aparelho. Desta maneira, o corte na parte inferior da moldura tem que ser maior.
    - O segundo e maior problema ficou por conta da inclinação do GPS. Como o corte na moldura é feito apenas na parte inferior, o GPS fica inclinado dificultando a visualização principalmente no modo noturno.
    Comprei mais duas molduras de proteção do relógio para fazer mais testes. Depois posto algumas fotos.
    Com relação ao desligamento, o navegador do GPS pode ser programado para hibernar assim que desligar a chave do carro.

    Um abraço!

    Fernando

    Poxa, Valeu Fernando...me ajudou bastante.
    Meu GPS é exatamente o mesmo que o seu.
    Hj cedo, desmontei a moldura do relógio e encaixei o GPS, percebendo que o mesmo não encaixava.
    Retirei a parte frontal da moldura e deu uma melhorada...
    Veja como ficou:
    Anexo 452729Anexo 452730
    Percebi que uma pequena adaptação no moldura frontal resolveria...
    Onde vc arrumou essa moldura?
    Estou com um pouco de dificuldade pra achar a mesma...sou do litoral de SP.
    Se não conseguir, tentarei fazer de fibra de vidro...
    Abração e obrigado por enquanto.
  • 25/02/2014, 12:50
    fernold2k
    Aqui em Belo Horizonte achei na Korea Auto Peças. Eles desmontaram 3 TR4 batidas. Fiquei sabendo e comprei duas proteções. Paguei R$ 50,00 em cada. Estão meio avariadas porque parece que jogaram o painel de qualquer jeito, mas como me interessa somente a parte frontal tá de boa.
    Da forma como colocou o GPS acho que a melhor opção seria colocar apenas um tipo de tampa de fibra ou ABS. Acho que ficaria legal.
  • 25/02/2014, 13:16
    AirtonLieuthier
    Citação:

    Postado originalmente por fernold2k Ver Post
    Aqui em Belo Horizonte achei na Korea Auto Peças. Eles desmontaram 3 TR4 batidas. Fiquei sabendo e comprei duas proteções. Paguei R$ 50,00 em cada. Estão meio avariadas porque parece que jogaram o painel de qualquer jeito, mas como me interessa somente a parte frontal tá de boa.
    Da forma como colocou o GPS acho que a melhor opção seria colocar apenas um tipo de tampa de fibra ou ABS. Acho que ficaria legal.

    Boa idéia...retirei o frontal e vou tirar medidas e fazer algo...
    A idéia do ABS também é interessante, posso fazer apenas uma tampa...mas tentarei manter o mesmo padrão da moldura original.
    Abração e novamente, obrigado.
  • 25/02/2014, 21:56
    AirtonLieuthier
    Citação:

    Postado originalmente por fernold2k Ver Post
    Bem amigo,
    Estou trabalhando na colocação do GPS Foston FS-470DC. Ele tem câmera de ré, Bluetooth e tela 4.3. É exatamente do mesmo tamanho do FS-460DT.
    Encontrei os seguinte problemas:
    - O carregador é conectado na lateral do aparelho. Desta maneira, o corte na parte inferior da moldura tem que ser maior.
    - O segundo e maior problema ficou por conta da inclinação do GPS. Como o corte na moldura é feito apenas na parte inferior, o GPS fica inclinado dificultando a visualização principalmente no modo noturno.
    Comprei mais duas molduras de proteção do relógio para fazer mais testes. Depois posto algumas fotos.
    Com relação ao desligamento, o navegador do GPS pode ser programado para hibernar assim que desligar a chave do carro.

    Um abraço!

    Fernando

    Fernando, boa noite. Percebi que o meu GPS é o modelo FS - 460 DT.
    Não consegui achar, em suas configurações, a opção para que o mesmo hiberne após o desligamento da energia. Saberia me informar se existe no meu modelo tal função?
    Senão, serei obrigado a tentar colocar um botão para desligar o mesmo logo acima da moldura.
    Abraços
  • 27/02/2014, 22:14
    AirtonLieuthier
    1 Anexo(s)
    Eu acho que agora sai...comprei a resina...e vou fazer uns moldes de alumínio pra fazer as peças de fibra de vidro..
    Vamos ver que bicho que vai dar...
    Anexo 453082
  • 28/02/2014, 21:02
    fernold2k
    Citação:

    Postado originalmente por AirtonLieuthier Ver Post
    Eu acho que agora sai...comprei a resina...e vou fazer uns moldes de alumínio pra fazer as peças de fibra de vidro..
    Vamos ver que bicho que vai dar...
    Anexo 453082

    Para o GPS desligar quando desliga a alimentação basta adicionar o seguinte comando no arquivo sys.ini na raiz da pasta do GPS:

    [interface]
    shutdown_time=10

    Onde 10 representa o tempo em segundos para hibernação. Provavelmente a linha interface já deve estar lá no começo do arquivo.
  • 28/02/2014, 22:18
    fernold2k
    14 Anexo(s)
    Seguindo o guia do nosso amigo Alexandre Carreira fiz algumas adaptações para colocar um GPS Foston FS-460DC de 4.3" no lugar do relógio.

    Primeiro retirei o relógio completo, inclusive os suportes (mandei fabricar um suporte novo de metal para fixar o GPS nele e não na proteção).

    Tipo assim o suporte:
    Anexo 453187

    Mas isso fica pra depois.

    Cortei os cabos que alimentam o relógio, apenas o preto (-Terra) e o azul (+ACC). Os outros mantive intactos.
    Peguei um adaptador de acendedor-USB, desmontei e soldei o +ACC na parte inferior do acendedor, e o -Terra na parte superior. Não pode inverter. A alimentação tem que ser negativo nas laterais e positivo no fundo do contrário você pode queimar seu GPS.

    Anexo 453188Anexo 453189

    Depois de feita a ligação isole MUITO BEM. Você não vai querer um curto-circuito. Quando chegar meu conversor adequado vou trocar.
    Car Charger DC Converter Module 12V To 5V 3A 15W with USB Mounting Hole NI5L-in Car Charger from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com

    Em seguida, cortei a proteção da mesma forma que o Alexandre explicou (comprei mais duas para garantir). Acontece que o GPS dele tinha a alimentação em outro ponto e o meu tem alimentação lateral. Sendo assim tive que aumentar o corte, e vou ter que aumentar mais ainda quando chegar o meu GPS FS-470DT que tem entrada para câmera de ré, pois os dois saem na lateral.
    Foi tipo isso:

    Anexo 453190Anexo 453191

    Depois do corte fui na internet e achei um cabo que pode ser melhor e diminuir o corte:
    Anexo 453192
    Wholesale Product Snapshot Product name is Left Angled 90 Degree Mini USB B Type 5pin Male to USB 2.0 Male Data Cable 0.5M U2-057-0.5M

    Aqui custa 50 Dilmas no Aliexpress 4 Obamas. Claro que comprei na China.

    Passei fita pra todo lado. Ficou firme. Depois de tudo montado achei que só GPS seria pouco. Procurei por um scanner automotivo tipo o Torque, só que para Windows CE (a maioria dos GPS usam este sistema). Achei o hobdrive hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive. Muito top. Mas tem que ter um leitor de OBDII via Bluetooth. O meu comprei na China também.
    Anexo 453193
    Latest Version V2.1 Super Mini ELM327 Bluetooth OBD2 Scanner ELM 327 Bluetooth For Multi brands CAN BUS Supports All OBD2 Model-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com

    Só que para instalar o Hobdrive eu teria que acessar o Windows do meu GPS, aí um amigo meu me passou um programa que colocado no cartão de memória do GPS e mudando o caminho para acessar o Igo, permite que você acesse o Windows do aparelho. Tem uns links legais para aprender mais:
    https://www.youtube.com/watch?v=TceTGSFF81E
    Como Fazer um Menu Personalizado Para o Seu GPS Sem Colocar o Aparelho em Risco - GPS.Pezquiza.com GPS.Pezquiza.com

    Deem uma olhada.
    Bem, depois disso coloquei o Hobdrive nele, descobri que minha TR4 poderia fazer o controle do gasto pelo sensor MAP. O resultado foi na minha opinião muito bom.

    Anexo 453194Anexo 453195Anexo 453196Anexo 453197Anexo 453198

    O Hobdrive marca consumo, temperatura, rotação e mais um monte de coisas, ainda faz diagnóstico.

    Anexo 453199

    Depois de tudo feito, agora achei a proteção maior no Japão e comprei. Vamos ver se chega e se cabe.

    Anexo 453200

    Abraços.

    Fernando
  • 01/03/2014, 13:04
    AirtonLieuthier
    Simplesmente perfeito, Fernando...
    Comecei a fazer o molde pra fazer a moldura em fibra de vidro...como vou trabalhar o carnaval inteiro, vai ser meio difícil concluir a mesma no feriado.
    Vou fazer essa dica de comando pro GPS desligar com 10 segundos, obrigado novamente.
    Abração e parabéns
  • 01/03/2014, 13:09
    AirtonLieuthier
    Anexo 453188Anexo 453189
    Fernando, esse conector que está aparecendo nas fotos...
    Onde vc arrumou ele?
    Abraços
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