Eidinho parabéns pela solução e por dividí-la conosco! Vou procurar um GPS com essa medida de referencia do Smartphone e tentarei fazer o mesmo!
Gostei da soluçao de nao ter furado nada, ficou bem original!
abs
Versão Imprimível
Eidinho parabéns pela solução e por dividí-la conosco! Vou procurar um GPS com essa medida de referencia do Smartphone e tentarei fazer o mesmo!
Gostei da soluçao de nao ter furado nada, ficou bem original!
abs
Para quem quer algo diferente, sem perder a originalidade:
MITSUBISHI SHOGUN PININ LCD TEMP AND CLOCK DISPLAY | eBay
Shogun / Pajero é a mesma coisa;
TR4 / Pinin também.
Galera. Só tenha a agradecer a todos pelos post's.
Já tinha desistido, mas agora vou fazer a adaptação.
Meu medo era quebra a peça, mas vi que é fácil tira-lá.
Ia comprar um Garmin Nuvi 2350, mas decidi comprar um 2415LT.
Valeu.
Prezados, depois de ler bastante, principalmente neste tópico, e refletir muito a respeito das possíveis soluções, vi que o melhor local é mesmo onde fica o relógio, que no meu ponto de vista é descartável. Mas como esteticamente ele compõe bem o conjunto, pensei na melhor forma de instalar o GPS (Garmin nuvi 2415LT) sem mexer nele.
Tenho o privilégio aqui de contar com uma loja de acessórios automotivos de "primeira linha" - a Karvolks - e um profissional de lá (e competente Gerente), que considero um bom amigo, com muito talento e criatividade, o estimado Janquiel, popularmente conhecido como "Janjão". Aqui antecipo meus agradecimentos!
Bem, num primeiro momento imaginamos colocar o bracket do Garmin colado na parte frontal do relógio com fita dupla face. Fiz a tentativa em casa, mas como o cabo de força desce por trás do aparelho, na hora de apoiar sobre o painel, a dobra dele fazia uma alavanca, forçando a parte de cima do bracket se soltar ou seja, não funcionou. Deixei o TR4 na loja pela manhã e à tarde, o resultado é o que segue mais abaixo. Ele bolou um pequeno suporte que elevou o bracket e o aparelho, de forma que agora, a dobra do cabo não afeta em nada a fixação do GPS. No meu ponto de vista, não poderia ter ficado melhor, sem furações e sem afetar o painel! Apenas tive o cuidado de encomendar um bracket de reserva, por que assim eu poderei usar o GPS em outros veículos. Esta também era uma preocupação, por que instalando o GPS no local do relógio, não poderia retira-lo quando precisasse usar em outro veículo.
Anexo 419025 Anexo 419026 Anexo 419028 Anexo 419029 Anexo 419030
Abraços,
Boa noite a todos!
Abri este tópico a vários anos atrás e depois de muitos contratempos acabei abandonando o projeto e não entrei mais no fórum desde então.
Resolvi retornar agora e fiquei muito satisfeito em ver que pegando um gancho neste tópico muita gente fez excelentes trabalhos e obteve resultados bem legais.
Cheguei muito próximo de adaptar meu GPS no lugar do relógio, mandei fazer uma peça nova de acabamento em fibra de vidro com as medidas para que a tela do GPS encaixe certinha por trás. Isso foi numa sexta-feira.
Quando foi na segunda, a loja que fazia a peça tinha falido e estava fechada. Sorte que não paguei nada adiantado.
Depois disso não achei mais nenhum lugar que faça este tipo de trabalho em fibra de vidro e o projeto acabou sendo abandonado novamente.
Agora estou aqui com um "computador de bordo" das TR4 nova. Longe de ser um GPS, mas pelo menos tem um visual mais moderno, marca data, hora e temperatura externa. Vou ver se coloco ele no lugar do relógio, pelo menos não é preciso adaptar peças de acabamento e já melhora bem o visual.
Continuem mandando fotos das "melhorias"! É legal compartilhar estas idéias.
Aliás, aquela adaptação de um smartphone que um colega aqui do fórum fez (eidinho), e aproveitando para já fazer a leitura dos dados da central da injeção eletronica via bluetooth ficou muito legal. Pra mim foi a melhor até agora! Parabéns!
Hey,
Acho que esse tópico não morre tão cedo, heim... rssss
Já o li e re-li umas 10x...
Estou comprando um Nuvi 255w e vou procurar alguém para refazer a peça em acrílico, conforme informado por diversas pessoas aqui no tópico... achei a melhor opção... por enquanto, vai ficar cortando um pouco da tela...
Assim que estiver tudo ok e no lugar, eu posto fotos...
Uma dica: existe um GPS da Garmin que possui 4.4cm de altura e como temos 4.5cm na peça original, ele se torna praticamente perfeito... é o Garmin NUVI 295w...
O problema que encontrei foi o preço e a dificuldade de achá-lo no Brasil... e quem tem lá fora vendendo usado não quer mandar pra cá... uma pena...
Somente por isso acabei desistindo dele... mas parece ser muito bom...
Segue:
https://buy.garmin.com/en-US/US/on-t...prod73079.html
Att.
Alexandre Carreira.
Vamos lá, cambada!!!
Trabalho feito e gostaria de confessar que estou muito satisfeito... Quando comecei a cortar a peça, já tava pensando no trabalho que teria pra comprar uma peça dessa nova caso tivesse que dar um rollback... Mas graças a Deus, acho que não vai precisar... tão cedo não tiro o GPS dalí pra colocar aquele relógio horrorosooooo!!! kkkkk
O que foi feito...
Removi a moldura do relógio junto com a tampa, que é encaixada, como já sabemos... basta ir com uma chave de fenda e empurrar pra cima, com cuidado pra não marcar o painel, é claro... remover os 4 parafusos que encontram-se na parte debaixo do relógio, no fundo do espaço, e retirar o chicote para remove-lo por completo.
O GPS que usei foi o GARMIN 255W, sua tela possui 9,7cm x 5,7cm... peguei um pedaço de papelão e cortei exatamente nesse tamanho e ameacei dentro da peça pra saber até onde eu precisaria cortar... encostei a parte de cima do papelão na moldura e marquei até onde chegava na parte debaixo... comecei a cortar com uma serrinha, daquelas de madeira/ferro mesmo e ficou assim:
Anexo 446002Anexo 446003
O plástico é bem macio e acredito que até uma faca de serra resolva esse problema... o acabamento eu fiz com uma lixa fina e estilete para acertar...
O próximo passo foi colocar o GPS no local e prender... como cortei exatamente do tamanho do GPS, contando com as bordas, ele entrou bastante justo... Aproveitei os parafusos que existem prendendo as duas peças e coloquei uma borracha de pneu para dar firmeza... após isso, coloquei um pouco de cola quente na parte de cima e de baixo... ficou feio pois não tenho paciência nem muita intimidade com cola quente... kkkkk mas como vai ficar por dentro, a gente releva, certo? Ficou assim...
Anexo 446006Anexo 446007Anexo 446008Anexo 446009
A pior parte vem agora... na hora de instalar no local, o painel na parte frontal impede que a peça encaixe com o GPS junto... a peça original possui o formato mais ou menos como a linha preta abaixo... o corte necessário (do tamanho da largura do GPS) está exemplificado em vermelho... mais ou menos assim...
Anexo 446010
A parte elétrica eu pensei em ligar no próprio chicote do relógio, mas identifiquei com um multímetro que ele não fica zerado... acredito que seja pra manter o relógio com a hora certa, mesmo com o carro desligado... este nem bateria deve ter... rs... como ele não zera a voltagem, eu prendi o chicote para não ficar fazendo barulho e passei o cabo do próprio GPS para dentro do porta luvas, para inicialmente ligar no isqueiro... no próximo final de semana irei embutir e ligar diretamente na caixa de fusível... aí o projeto estará completo... :)
No momento está assim...
Anexo 446011Anexo 446012
Na parte que sobra nas laterais do GPS, cerca de 0,5cm de cada lado, coloquei uma espuma cinza pois era a única que eu tinha, porém pretendo colocar uma borracha preta para dar um acabamento melhor...
O 255W não possui a função de sintonizar uma estação FM... mas nem precisou... pensei que o som fosse ficar abafado e percebi que se colocar no 100% de volume, o som fica nítido...
Espero que tenham gostado... Como falei anteriormente, estou bastante satisfeito em ter tirado aquele relógio muquirana...
Me coloco à disposição para ajudar a quem deseja fazer o mesmo dando dicas e explicando melhor como eu fiz, ok?
Abraços,
Alexandre Carreira.
Alexandre,
Parabéns pela coragem e pela disposição. Tentarei fazer o mesmo na minha, ainda mais pq o meu relógio tá queimado...
E quanto a alimentacao que tem ali pro relogio, vc pode usar sim. Sao 3 fios: o B+, o ACC+ e o negativo, se nao me engano. O que ocorre eh que o relogio eh alimentado pelo B+, fica sempre ligado. A iluminacao do relogio ligava sempre que vc poe a chave no ACC, logo, se vc fizer a ligacao pro GPS utilizando a alimentacao ACC+/-, o GPS vai ser alimentado sempre que vc ligar o carro. =)
Sds,
aeh parabéns! andei fazendo umas adaptações nessa parte também, depois posto!
O post morreu? Coloquem mais opções pessoal. Achei um computador de bordo da China (Scangauge IV) que tem o mesmo tamanho da abertura para o relógio. Ele é ligado via cabo OBDII que vem com ele. Acho que vou tentar.
Para quem não sabe a abertura exata é de 5"x 1 3/4" (127mm x 44,45mm)