Postado originalmente por
Alexandre Carreira
Vamos lá, cambada!!!
Trabalho feito e gostaria de confessar que estou muito satisfeito... Quando comecei a cortar a peça, já tava pensando no trabalho que teria pra comprar uma peça dessa nova caso tivesse que dar um rollback... Mas graças a Deus, acho que não vai precisar... tão cedo não tiro o GPS dalí pra colocar aquele relógio horrorosooooo!!! kkkkk
O que foi feito...
Removi a moldura do relógio junto com a tampa, que é encaixada, como já sabemos... basta ir com uma chave de fenda e empurrar pra cima, com cuidado pra não marcar o painel, é claro... remover os 4 parafusos que encontram-se na parte debaixo do relógio, no fundo do espaço, e retirar o chicote para remove-lo por completo.
O GPS que usei foi o GARMIN 255W, sua tela possui 9,7cm x 5,7cm... peguei um pedaço de papelão e cortei exatamente nesse tamanho e ameacei dentro da peça pra saber até onde eu precisaria cortar... encostei a parte de cima do papelão na moldura e marquei até onde chegava na parte debaixo... comecei a cortar com uma serrinha, daquelas de madeira/ferro mesmo e ficou assim:
Anexo 446002Anexo 446003
O plástico é bem macio e acredito que até uma faca de serra resolva esse problema... o acabamento eu fiz com uma lixa fina e estilete para acertar...
O próximo passo foi colocar o GPS no local e prender... como cortei exatamente do tamanho do GPS, contando com as bordas, ele entrou bastante justo... Aproveitei os parafusos que existem prendendo as duas peças e coloquei uma borracha de pneu para dar firmeza... após isso, coloquei um pouco de cola quente na parte de cima e de baixo... ficou feio pois não tenho paciência nem muita intimidade com cola quente... kkkkk mas como vai ficar por dentro, a gente releva, certo? Ficou assim...
Anexo 446006Anexo 446007Anexo 446008Anexo 446009
A pior parte vem agora... na hora de instalar no local, o painel na parte frontal impede que a peça encaixe com o GPS junto... a peça original possui o formato mais ou menos como a linha preta abaixo... o corte necessário (do tamanho da largura do GPS) está exemplificado em vermelho... mais ou menos assim...
Anexo 446010
A parte elétrica eu pensei em ligar no próprio chicote do relógio, mas identifiquei com um multímetro que ele não fica zerado... acredito que seja pra manter o relógio com a hora certa, mesmo com o carro desligado... este nem bateria deve ter... rs... como ele não zera a voltagem, eu prendi o chicote para não ficar fazendo barulho e passei o cabo do próprio GPS para dentro do porta luvas, para inicialmente ligar no isqueiro... no próximo final de semana irei embutir e ligar diretamente na caixa de fusível... aí o projeto estará completo...
No momento está assim...
Anexo 446011Anexo 446012
Na parte que sobra nas laterais do GPS, cerca de 0,5cm de cada lado, coloquei uma espuma cinza pois era a única que eu tinha, porém pretendo colocar uma borracha preta para dar um acabamento melhor...
O 255W não possui a função de sintonizar uma estação FM... mas nem precisou... pensei que o som fosse ficar abafado e percebi que se colocar no 100% de volume, o som fica nítido...
Espero que tenham gostado... Como falei anteriormente, estou bastante satisfeito em ter tirado aquele relógio muquirana...
Me coloco à disposição para ajudar a quem deseja fazer o mesmo dando dicas e explicando melhor como eu fiz, ok?
Abraços,
Alexandre Carreira.