Tenho uma pajero sport hpe 07/08 diesel com 77 mil km. Comprei com 55 mil km e desde então a mit não conseguiu resolver o problema que ela possui ao passar de frente em valas, depressões, rampas, lombadas ou algo parecido. Interessante que se passar usando o 4x4 não faz o barulho que é parecido com um rangido grande onde é sentido no assoalho do veículo e a sensação é que vem debaixo do piso do motorista e carona e se estende enquanto apertar o pé no acelerador e sai após tirar e apertar novamente. Foram trocados os dois armotecedores dianteiros, as borrachas da suspensão da barra dianteira, as bases da caixa de marcha e plastificadas as molas dianteiras. Alguém já viu isso?
Esse rangindo parece uma vibração? Tipo passa em quebra molas...acelera ainda quase em cima da lombada e a dita aparece...algo que parece que vem do túnel entre a caixa e assoalho?
Pelo que pude intender pode ser que seja o calço de motor ou da caixa de transferencia.
Mas dá uma olhada em algo mais fácil, dá uma olhada nos parafusos da travessa que segura o diferencial dianteiro, pode ser que eles que estejam frouxos.
Na minha L200 eles estavam frouxos e fazia um barulho da peste.
De uma olhada também se não tem folga no cubo da roda, acho que tem um rangido infernal quando está frouxo, inclusive existiu um recall sobre isto para sport e l200 se não me engano
Prezados colegas, agradeço pela atenção em fornecer informações nesse sentido. MUITO OBRIGADO MESMO. Esqueci de dizer que a pajero é AUTOMÁTICA e o rangido só ocorre quando passo com ela DE FRENTE NAS LOMBADAS, VALAS OU DEPRESSÕES, se eu passar DE LADO NÃO FAZ BARULHO NENHUM. O mesmo ocorre se passar com o carro tracionado.
Quanto às respostas, posso dizer o seguinte:
1 - "folga no cubo da roda": mandei verificar e disseram que não há folga. Obrigado!
2 - "calço de motor ou da caixa de transferencia e parafusos frouxos da travessa que segura o diferencial dianteiro" - BOA IDÉIA! VOU NA MIT E EM OUTRA OFICINA VERIFICAR
3 - "cruzetas do diferencial dianteiro e as barras de torção" - BOA IDÉIA! VOU NA MIT E EM OUTRA OFICINA VERIFICAR
4 - "Esse rangindo parece uma vibração?"
SIM!
"Tipo passa em quebra molas...acelera ainda quase em cima da lombada e a dita aparece...algo que parece que vem do túnel entre a caixa e assoalho?"
ISSO MESMO!
Agradeço a ajuda de vocês. os mecânicos da MIT passaram seis meses em cima da pajero e até hoje não descobriram isso! Vou cumprir a recomendação de vocês.
Aproveito também para informar as características da PAJERO SPORT HPE AT 2007/08, talvez tenha alguma utilidade para qualquer MIT:
Um veículo muito bom. Consome 6,5 km/l de diesel andando normal dentro da cidade sempre com o A/C ligado ou 7,5 km/l com A/C mas usando até 2000 rpm nas acelerações. Na estrada não passa de 9 km/l andando com média de 140 km/h. Velocidade máxima colocada: 180 km/h. Dava para ir mais, mas fiquei com medo da instabilidade. O carro é muito alto.
Outra coisa, não recomendo alinhar e balancear um MIT na MIT, pois eles não tem experiência nisso e apanham muito.
Durante um ano fiz alinhamento e balanceamento lá e a pajero saía balançando e vibrando demais e a desculpa da MIT era que isso era característica do carro, mas quando fiz o serviço há uma semana em uma loja de serviços da bandeira da goodyear o carro virou outro! sem puxar nem ficar mole demais.
A pajero é um jipão, o som cheio do motor impressiona. Acho bonito. Pare que existem dois motores debaixo do capô e com o chiado do turbo fica melhor ainda. Enfrenta qualquer obstáculo e situações, já passei por situações que fizeram passar por meios fios, calçadas sem dificuldade. Chuvas, lama, areia etc ela aguenta. Presenciei isso e não me deixou na mão, pois passei por uma chuva que tive que passar em uma rua onde a água chegou a alcançar a dobradiça da porta, quase no vidro do motorista e nem incomodou a pajero. Passou numa boa! Fora o consumo exagerado, é confortável, espaçosa e durável.
Problemas enfrentados e resolvidos na pajero sport:
TAMPA DO PORTA MALA tinha que bater com força para fechar: simples, a MIT colocou um calço e ficou novo em folha. Nem precisa bater a porta, só soltar.
FOLGA DA DIREÇÃO, simples também, a MIT colocou um material a base de silicone nos terminais de direção e ficou ótimo;
BATIDA SOLTA NA FRENTE: a MIT apanhou para descobrir, só descobrir em uma oficina alternativa, era só as borrachas da barra do estabilizador (a mit chegou até a tirar o capô e ainda não descobriu);
4X4 QUERENDO ENTRAR ALÉM DAS LUZES INDICATIVAS: MIT trocou os sensores e tudo resolvido (cabos que ficam perto da caixa de marcha);
BARULHO NOS BANCOS: normalmente é só envolver com fita isolante os garfos do apoio de cabeça que entram no banco;
CORREIA DO AR COND: ressecava e piava. Cheguei a trocar, mas voltou. Foi regulada, mas continuava. Resolvido usando spray com silicone próprio para correias;
PARAFUSO DA RODA QUEBRADO: aconteceu quando a MIT foi fazer alinhamento e o mecânico quebrou o parafuso. Foi luta! o carro passo o dia todo pra consertar e quando saiu ainda passou uma semana com uma piadeira até a MIT resolver de vez após várias entradas e saídas na concessionária;
FRENTE DA PAJERO MAIS ALTA QUE A TRASEIRA: isso ocorreu também nos alinhamentos frustrados da MIT. Eles deixavam o carro mais alto na frente que atrás. Resolvido através da regulagem da barra de torção;
ALAVANCA DO CÂMBIO DA CAIXA 4X4 (A PEQUENA QUE FICA AO LADO DA MAIOR) TREMIA MUITO: resolvido parcialmente após a troca da base pequena esquerda da caixa de marcha;
FARÓIS E LANTERNAS (TODOS COM EXCEÇÃO DO FAROL DE MILHA) ESTAVAM FOSCOS: Solução - levei em uma funilaria e fizeram um polimento com cera 2. Ficou igual a um novo! Transparente!
Prezados colegas, agradeço pela atenção em fornecer informações nesse sentido. MUITO OBRIGADO MESMO. Esqueci de dizer que a pajero é AUTOMÁTICA e o rangido só ocorre quando passo com ela DE FRENTE NAS LOMBADAS, VALAS OU DEPRESSÕES, se eu passar DE LADO NÃO FAZ BARULHO NENHUM. O mesmo ocorre se passar com o carro tracionado.
Quanto às respostas, posso dizer o seguinte:
1 - "folga no cubo da roda": mandei verificar e disseram que não há folga. Obrigado!
2 - "calço de motor ou da caixa de transferencia e parafusos frouxos da travessa que segura o diferencial dianteiro" - BOA IDÉIA! VOU NA MIT E EM OUTRA OFICINA VERIFICAR
3 - "cruzetas do diferencial dianteiro e as barras de torção" - BOA IDÉIA! VOU NA MIT E EM OUTRA OFICINA VERIFICAR
4 - "Esse rangindo parece uma vibração?"
SIM!
"Tipo passa em quebra molas...acelera ainda quase em cima da lombada e a dita aparece...algo que parece que vem do túnel entre a caixa e assoalho?"
ISSO MESMO!
Agradeço a ajuda de vocês. os mecânicos da MIT passaram seis meses em cima da pajero e até hoje não descobriram isso! Vou cumprir a recomendação de vocês.
Aproveito também para informar as características da PAJERO SPORT HPE AT 2007/08, talvez tenha alguma utilidade para qualquer MIT:
Um veículo muito bom. Consome 6,5 km/l de diesel andando normal dentro da cidade sempre com o A/C ligado ou 7,5 km/l com A/C mas usando até 2000 rpm nas acelerações. Na estrada não passa de 9 km/l andando com média de 140 km/h. Velocidade máxima colocada: 180 km/h. Dava para ir mais, mas fiquei com medo da instabilidade. O carro é muito alto.
Outra coisa, não recomendo alinhar e balancear um MIT na MIT, pois eles não tem experiência nisso e apanham muito.
Durante um ano fiz alinhamento e balanceamento lá e a pajero saía balançando e vibrando demais e a desculpa da MIT era que isso era característica do carro, mas quando fiz o serviço há uma semana em uma loja de serviços da bandeira da goodyear o carro virou outro! sem puxar nem ficar mole demais.
A pajero é um jipão, o som cheio do motor impressiona. Acho bonito. Pare que existem dois motores debaixo do capô e com o chiado do turbo fica melhor ainda. Enfrenta qualquer obstáculo e situações, já passei por situações que fizeram passar por meios fios, calçadas sem dificuldade. Chuvas, lama, areia etc ela aguenta. Presenciei isso e não me deixou na mão, pois passei por uma chuva que tive que passar em uma rua onde a água chegou a alcançar a dobradiça da porta, quase no vidro do motorista e nem incomodou a pajero. Passou numa boa! Fora o consumo exagerado, é confortável, espaçosa e durável.
Problemas enfrentados e resolvidos na pajero sport:
TAMPA DO PORTA MALA tinha que bater com força para fechar: simples, a MIT colocou um calço e ficou novo em folha. Nem precisa bater a porta, só soltar.
FOLGA DA DIREÇÃO, simples também, a MIT colocou um material a base de silicone nos terminais de direção e ficou ótimo;
BATIDA SOLTA NA FRENTE: a MIT apanhou para descobrir, só descobrir em uma oficina alternativa, era só as borrachas da barra do estabilizador (a mit chegou até a tirar o capô e ainda não descobriu);
4X4 QUERENDO ENTRAR ALÉM DAS LUZES INDICATIVAS: MIT trocou os sensores e tudo resolvido (cabos que ficam perto da caixa de marcha);
BARULHO NOS BANCOS: normalmente é só envolver com fita isolante os garfos do apoio de cabeça que entram no banco;
CORREIA DO AR COND: ressecava e piava. Cheguei a trocar, mas voltou. Foi regulada, mas continuava. Resolvido usando spray com silicone próprio para correias;
PARAFUSO DA RODA QUEBRADO: aconteceu quando a MIT foi fazer alinhamento e o mecânico quebrou o parafuso. Foi luta! o carro passo o dia todo pra consertar e quando saiu ainda passou uma semana com uma piadeira até a MIT resolver de vez após várias entradas e saídas na concessionária;
FRENTE DA PAJERO MAIS ALTA QUE A TRASEIRA: isso ocorreu também nos alinhamentos frustrados da MIT. Eles deixavam o carro mais alto na frente que atrás. Resolvido através da regulagem da barra de torção;
ALAVANCA DO CÂMBIO DA CAIXA 4X4 (A PEQUENA QUE FICA AO LADO DA MAIOR) TREMIA MUITO: resolvido parcialmente após a troca da base pequena esquerda da caixa de marcha;
FARÓIS E LANTERNAS (TODOS COM EXCEÇÃO DO FAROL DE MILHA) ESTAVAM FOSCOS: Solução - levei em uma funilaria e fizeram um polimento com cera 2. Ficou igual a um novo! Transparente!
perguntei sobre a vibração pq qd fui trocar o retentor traseiro do virabrequim de minha Galloper, 2.5 TDI Automatica, ou seja, muito parecida com a sua, mandei tirar o motor em vez da caixa auto. Depois ela ficou com esta vibração...só pós lombadas...mas depois de um tempo...desapareceu...é como se algo tivesse ficado muito próximo do túnel..sei lá...algum tubo da refrigeração da CA...ou mesmo o escapamento....mas tvz fosse só a acomodação do sistema depois de remontado....tb procurei muito barulho e não achei...ai ele sumiu!
Prezados, fiz tudo que vocês orientaram. De início posso dizer que houve um avanço. Após verificar todos os itens mencionados acima um mecânico constatou que havia um pouco de folga nos parafusos da travessa que fica embaixo do motor. Ele folgou mais os parafusos e apertou novamente. Resultado: acabou o barulho (rangido) quando subia na rampa da garagem do condomínio!!! Inclusive a sensação é que a pajero ficou mais macia. Contudo, ainda persiste o mesmo barulho quando passo de frente nas valas dos asfaltos e também nas lombadas. Acredito que é algo sobre algum item da suspensão ou que sustente o motor que deva ser folgado novamente e apertado. Detalhe, tudo foi feito com a pajero no chão, pois quando é colocada no elevador pode ficar diferente. Alguém ainda tem alguma dica sobre isso?